Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de outubro de 1942.

Segunda Guerra Mundial: Termina a Batalha das Ilhas Santa Cruz durante a Campanha de Guadalcanal. Ambos os lados reivindicam a vitória.

O Chikuma sob ataque em 26 de outubro. A fumaça emerge do centro do navio, onde uma bomba de 450 kg atingiu diretamente a ponte

A Batalha das Ilhas Santa Cruz, também conhecida como Terceira Batalha do Mar de Salomão, foi uma batalha aeronaval da Guerra do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, que se realizou entre 25 e 27 de outubro de 1942 entre Guadalcanal e as Ilhas Santa Cruz, um grupo de ilhas pertencentes ao arquipélago das ilhas Salomão, que se encontra a 400 quilômetros a sudeste do arquipélago principal.

Nesta batalha defrontaram-se a Marinha Imperial Japonesa e a Marinha dos Estados Unidos, e inscreve-se no conjunto de combates entre o Império do Japão e os Aliados pelo controle da zona marítima de Guadalcanal, o que envolvia o desembarque de unidades terrestres na ilha e permitia a vitória da batalha terrestre de Guadalcanal, desenvolvida em simultâneo.

À pressão estadunidense, acrescentava-se a pressão japonesa pela posse da ilha, território estrategicamente localizado no Pacífico. Quando tudo levava a crer aos Aliados que a situação se acalmava no local, a descoberta de porta-aviões japoneses ao largo de uma ilha próxima, desencadeou a batalha.

O porta-aviões USS Hornet (CV-8), foi afundado em 26 de outubro de 1942 na Batalha das Ilhas Santa Cruz.

Ambos os lados reivindicaram a vitória nessa batalha. Os americanos afirmaram que dois porta-aviões da classe Shōkaku foram atingidos por bombas e eliminados. Os danos aos navios japoneses incluiu ataques a um navio de guerra, três cruzadores pesados, um cruzador leve e possíveis ataques a outro cruzador pesado. Na realidade, Shōkaku, Zuihō e Chikuma foram os únicos navios atingidos durante a batalha, nenhum dos quais afundou.

Por sua vez, os japoneses afirmaram que afundaram três porta-aviões americanos, um encouraçado, um cruzador, um contratorpedeiro e um "grande navio de guerra não identificado". As perdas americanas reais incluíram o porta-aviões USS Hornet e o contratorpedeiro Porter, e danos à Enterprise, ao cruzador leve San Juan, ao contratorpedeiro Smith e ao encouraçado South Dakota.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Guadalcanal, Guerra do Pacífico






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.10

  • Dia da Micro e Pequena Empresa
  • Dia das Aves
  • Dia de São Benedito
  • Dia do Anjo Nithael
  • Dia do Boia-fria
  • Dia do Empreendedor
  • Dia do Morador de Cortiço
  • Dia Mundial do Professor