Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de outubro de 2019.

Morre Jorge Fernando, ator e diretor brasileiro

O ator e diretor, Jorge Fernando

Jorge Fernando Rebello de Medeiros (Rio de Janeiro, 29 de março de 1955 — Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2019) foi um ator e diretor de televisão brasileiro. Era filho da também atriz Hilda Rebello.

Biografia

Quando jovem, iniciou suas aulas de teatro no Colégio Estadual Visconde de Cairu, no Méier, Zona Norte (Rio de Janeiro), onde teve seus primeiros contatos com a arte.

Iniciou sua carreira profissional na TV como ator na série de televisão Ciranda, Cirandinha, de 1978, no papel de Reinaldo e no teatro com o espetáculo Zoológico, dirigido e atuado por ele mesmo e produzido por sua mãe.

Foi diretor de núcleo da Rede Globo, destacando-se com telenovelas das sete dos anos 1980 escritas por Sílvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes. Em 1983 recebeu o prêmio de melhor direção da Associação Paulista de Críticos de Arte, por seu trabalho em Guerra dos Sexos, novela marcada pela cena do café da manhã entre Fernanda Montenegro e Paulo Autran.

Vida pessoal

Na adolescência, Jorge Fernando vendia livros para se manter, e já frequentava os teatros no subúrbio do Rio de Janeiro. Casou-se na Igreja aos dezenove anos, com Lúcia, uma amiga da turma com que ele frequentava o Píer de Ipanema. A união durou um ano e os dois continuaram amigos. Depois da separação, passou a acompanhar o grupo teatral Dzi Croquettes, viajando para Paris em turnê, o que, segundo ele, foi o começo de tudo. Assumiu enfim para a família que era homossexual, revelação aceita com naturalidade pela mãe. Espantado com a reação da mãe, Jorginho perguntou a ela: "Mas a senhora não vai falar nada?". "Não", respondeu ela. "Ah, então tá bom, vamos tomar sorvete", disse ele.[ Era despojado, não gostava de formalidades, tendo sido o primeiro artista a entrar nos estúdios da Globo de shorts. Gostava de viajar e fazer extravagâncias, mas também ajudava financeiramente outras pessoas. Afirmava não ter dinheiro guardado, mas possuía três imóveis, um apartamento na Barra da Tijuca, outro no Leme e uma casa em Paquetá. Aos 56 anos, afirmou ainda estar "malhando e transando muito", e que havia mudado seus hábitos alimentares, levando uma vida mais saudável.

Doença e morte

Em outubro de 2016, o ator passou dezoito dias internado em um hospital, devido a uma pancreatite. Poucas semanas depois, sofreu um AVC e foi submetido a uma cirurgia no Hospital Samaritano, em Botafogo. A partir daí, passou a ter acompanhamento médico constante, devido às sequelas do AVC.

Jorge Fernando passou mal na tarde de 27 de outubro de 2019 e deu entrada no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde morreu aos 64 anos, vítima de uma parada cardíaca, em decorrência de uma dissecção de aorta completa.

Fonte: Wikipédia

 


Tags: Rede Globo, ator, novela, diretor de televisão, Guerra dos Sexos, Fernanda Montenegro, Paulo Autran






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 03.12

  • Dia de São Francisco Xavier
  • Dia Internacional do Portador de Deficiência Física