Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de outubro de 2017.

A Catalunha declara independência da Espanha.

Carles Puigdemont fala ao Parlamento Catalão em 10 de outubro

Catalunha (em catalão: Catalunya, em occitano: Catalonha, em castelhano: Cataluña) é uma comunidade autônoma da Espanha localizada na extremidade leste da Península Ibérica. É designada como uma nacionalidade pelo seu Estatuto de Autonomia. A Catalunha é composta por quatro províncias: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona. A capital e a maior cidade é Barcelona, o segundo município mais povoado de Espanha e a quinta área urbana mais populosa da União Europeia. A Catalunha compreende a maior parte do território do antigo Principado da Catalunha (com exceção de Rossilhão, agora parte dos Pirenéus Orientais da França). Tem fronteiras com a França e Andorra ao norte, o Mar Mediterrâneo a leste e as comunidades autônomas espanholas de Aragão a oeste e Valência ao sul. As línguas oficiais são o catalão, o espanhol e o occitano aranês.

Declaração de independência em 2017

Em 1º de outubro de 2017 foi realizado um referendo a respeito da independência da Catalunha. Com 90,09% (2.020.144 votos) o "Sim" venceu o referendo, já o “Não” obteve 7,87% (176.565 votos); os votos em branco somaram 2,03% (45.586) e nulos 0,89% (20.129). No total foram registrados 2.262.424 votos. O ex-presidente Catalão declarou que "o resultado decretou o direito da região ser um Estado", já o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy "não reconheceu o referendo como legal e diz que não ocorreu". Em 10 de outubro de 2017 o Presidente da Generalidade da Catalunha Carles Puigdemont declarou independência sem efeito imediato para promover negociações com a Espanha.

Em 27 de outubro de 2017, o parlamento catalão votou e aprovou uma resolução de independência e declara independência de Espanha. No mesmo dia, no entanto, o Senado da Espanha votou e aprovou a instituição do artigo 155 da Constituição Espanhola retirando a autonomia à Catalunha. Mariano Rajoy destituiu o Governo da Generalidade da Catalunha e convocou eleições na Catalunha para o dia 21 de dezembro de 2017.

Fonte: Wikipédia


Tags: Espanha, Catalunha, Barcelona, independência






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 04.10

  • Dia da Natureza
  • Dia de São Petrônio de Bolonha
  • Dia de São Francisco de Assis
  • Dia Do Anjo Nanael
  • Dia do Barman
  • Dia do Cão
  • Dia do Poeta
  • Dia Mundial dos Animais
  • Dia Nacional de Adotar um Animal