Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de dezembro de 2016.

A presidente Park Geun-hye, da Coreia do Sul, é destituída do seu cargo pela Assembleia Nacional do país em resposta a um grande escândalo político. O primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se torna presidente interino.

Park Geun-hye

O processo de impeachment de Park Geun-hye consistiu em uma questão processual aberta com vistas ao impedimento da continuidade do mandato de Park Geun-hye como a Presidente da República da Coreia. Park foi acusada de cumplicidade em um caso de tráfico de influência e fraude protagonizado por uma amiga íntima, Choi Soon-sil, que, por sua vez, é suspeita de ter interferido em assuntos de Estado sem possuir cargo público. Esta foi a primeira vez que um chefe de Estado da República da Coreia foi destituído de seu cargo. Em 2004, o processo de impeachment contra o então presidente Roh Moo-hyun foi rejeitado pelo Tribunal Constitucional.

Em 9 de dezembro de 2016 a Assembleia Nacional aceitou o processo de impeachment e Park foi suspensa do cargo por 180 dias. Como resultado, o Primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn se tornou no presidente interino durante o período em que a Corte Constitucional analisava o pedido. O impeachment foi aprovado em 10 de março de 2017 por decisão unânime, encerrando a presidência de Park.

Fonte: Wikipédia


Tags: Coreia, Coreia do Sul, impeachment, corrupção, impedimento






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 30.06

  • Dia de São Teobaldo
  • Dia do Anjo Omael
  • Dia do Caminhoneiro
  • Dia do Economiário
  • Protomártires Católicos