Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de janeiro de 2017.

Acidente aéreo em Paraty, Brasil, mata o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas.

Teori Zavascki, em 2012.

Teori Albino Zavascki GOMM (Faxinal dos Guedes, 15 de agosto de 1948Paraty, 19 de janeiro de 2017) foi um jurista, professor e magistrado brasileiro. Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ganhou expressiva notoriedade após tornar-se o ministro relator da Operação Lava Jato no STF, analisando os casos de pessoas com foro privilegiado, homologando delações premiadas e acordos de leniência.

Morte

Em 19 de janeiro de 2017, Teori morreu em um acidente de avião na região do litoral de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, a causa da morte foi politraumatismo craniano devido ao impacto da queda. O voo saiu do aeroporto Campo de Marte, na cidade de São Paulo, às 13h (horário de Brasília), com destino à cidade de Paraty. Porém, a aeronave caiu no mar próximo à Ilha Rasa Paraty, cerca de meia hora depois de decolar. Chovia muito na região da queda. O avião prefixo PR-SOM era um bimotor turboélice, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, com capacidade para sete passageiros mais o piloto. O acidente vitimou outras quatro pessoas.

O presidente Michel Temer manifestou pesar pela morte do ministro e decretou luto oficial de três dias. Além do presidente, políticos e juristas lamentaram a morte de Teori, dentre eles os ex-presidentes Dilma Rousseff, Lula, José Sarney; a ministra Cármen Lúcia, ex-presidente do STF, e os ministros e ex-ministros da Corte; associações de magistrados, procuradores e delegados da Polícia Federal; Ordem dos Advogados do Brasil; e muitos líderes e partidos políticos. A morte do ministro também teve repercussão nos principais veículos da imprensa internacional.

O corpo foi liberado pelo IML um dia após do acidente e transportado para o Rio de Janeiro para embalsamamento. O velório aconteceu no plenário do Tribunal Regional Federal da Região (TRF4), em Porto Alegre, e sepultamento ocorreu às 18h45 no cemitério Jardim da Paz, na zona leste da capital gaúcha.

Fonte: Wikipédia


Tags: STF, Lava Jato, delações premiadas, corrupção, acidente aéreo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 01.12

  • Dia da Filatelia
  • Dia da Tecnologia da Informação da Aeronáutica
  • Dia de São Edmundo Campion
  • Dia de São Nahum
  • Dia de Santo Elói ou Elígio de Noyon
  • Dia do Beato Charles de Foucauld
  • Dia do Casal
  • Dia do Numismata
  • Dia Internacional da Luta contra a AIDS