Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de novembro de 1915.

Theodore W. Richards da Universidade de Harvard é o primeiro norte-americano a receber o Prêmio Nobel de Química


Theodore William Richards (Germantown, Pensilvânia, 31 de janeiro de 1868 - Cambridge, Massachusetts, 2 de abril de 1928). Ele foi um químico norte-americano e primeiro norte-americano a receber o Prêmio Nobel de Química.

Seus pais foram William T. Richards, pintor, e Anna Matlack, poeta. Primeiramente foi educado por sua mãe e, posteriormente, viajou para a Inglaterra e França.Em 1883 entrou no Colégio Haverford, na Pensilvânia, graduando-se em ciências em 1885, posteriormente ingressando na Universidade de Harvard. Após obter o doutorado em 1888 passou um ano na Alemanha, onde estudou com Victor Meyer, ensinando nas Universidades de Leipzig e Gotinga, e na Escola Técnica de Dresde.

De volta a Harvard em 1891 foi nomeado professor assistente de química, instrutor e, finalmente, professor em 1901. Em 1912 assumiu a cátedra Erving de química e a direção do Laboratorio Wolcott Gibbs.

Em 1914 recebeu o Prêmio Nobel de Química pelos seus trabalhos para a determinação dos pesos atômicos de mais de vinte e cinco elementos, com quatro cifras decimais. Em 1914 descobriu um isótopo do chumbo, acreditando-se que seja um dos pioneiros da isotopia.

Participou da Comissão Internacional de Pesos Atômicos. Também realizou trabalhos notáveis no campo da termoquímica, eletroquímica e calorimetria. Assim como sobre a dilatação e compressão dos gases. O professor Richards recebeu diversas honrarias e graus de doutor honoris causa em todas as partes do mundo.

Muitos dos seus trabalhos foram publicados nos Proceedings da Academia Americana de Artes e Ciências, que presidiu entre 1919 e 1921.

Tags: Química, Nobel






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia