Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de novembro de 0684.

Na Espanha começa o XIV Concílio de Toledo

Mapa da Diocese da Hispânia (ca. 400) mostrando o território da Cartaginense.

Os Concílios de Toledo eram concílios regionais e reuniões magnas do antigo estado visigótico na Península Ibérica; neles tomavam parte não apenas os prelados, como também a nobreza visigoda, e longe de se reportarem apenas a discutir problemas religiosos, eram sobretudo assembleias políticas. A sua convocação, à maneira do Primeiro Concílio de Niceia (convocado por Constantino I), era feita pelo rei visigodo.

O Décimo quarto Concílio de Toledo foi um concílio regional que se reuniu em Toledo de 14 a 20 de novembro de 684.

Os trabalhos do Décimo terceiro Concílio de Toledo encerram em 13 de novembro de 683, e pouco depois chegou à cidade um enviado do Papa Leão II com diversas cartas para o rei Ervígio, para o conde Simplício, para todos os bispos e para o Metropolita de Toledo, pelas quais os convidava a todas a aceitar as resoluções do III Concílio de Constantinopla (VI Concílio Ecumênico), que condenara o monotelismo. Dever-se-ia ter celebrado um novo concílio, mas por se ter recentemente terminado um convocou-se apenas um sínodo dos bispos da Província da Hispânia Cartaginense.

O sínodo ficou conhecido como XIV Concílio de Toledo e teve lugar entre 14 de novembro e 20 de novembro de 684. Assistiram todos os bispos da Cartaginense e os metropolitas das outras províncias, além de um bispo da Tarraconense, outro da Narbonense e outro ainda da Galécia. Os respectivos sínodos provinciais tinham aprovado as resoluções do VI Concílio Ecumênico, o que foi reiterado por este XIV Concílio.

Fonte: Wikipédia


Tags: Concílio, igreja, sínodo, Toledo, Vaticano






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.09

  • Dia de São Nicolau de Tolentino
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • Dia Municipal de Prevenção e Combate à Depressão