Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de novembro de 1895.

Por ser feriado no Brasil, este dia foi escolhido para que seja comemorada a Fundação do Clube de Regatas do Flamengo


O Clube de Regatas do Flamengo é um clube poli-esportivo brasileiro com sede na cidade do Rio de Janeiro fundado para disputas de remo em 1895. Criado no bairro de mesmo nome, o clube mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.

Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são o Campeonato Mundial de Clubes e a Copa Libertadores de 1981. Além disso, o Flamengo é o recordista de títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol, com cinco conquistas, ao lado do São Paulo, e detêm, ao lado do Botafogo, a maior seqüência invicta do futebol brasileiro, 52 jogos sem derrotas em 1979.

O Flamengo é o clube com o maior números de torcedores do Brasil de acordo com pesquisas do IBOPE e Datafolha. Estima-se ter uma torcida entre 30 a 35 milhões de torcedores só no Brasil.

Numa pesquisa feita pela FIFA, o Flamengo foi eleito o 10° maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto das Américas.

O clube foi fundado aa noite do dia 17 de novembro de 1895. Muita gente estava num dos corredores da casa número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros morava num dos quartos. A reunião começou e o Grupo de Regatas Flamengo nasceu e com ele a sua primeira diretoria:

Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colas, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário e Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.

Além dos eleitos, foram destacados como sócios fundadores José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chairéo, sendo que os três últimos faltaram à reunião, mas foram considerados sócios fundadores. Na oportunidade, ficou resolvido que a data oficial da fundação do clube seria “15 de novembro”, feriado nacional.

Tags: Futebol, clube






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.05

  • Dia da Constituição
  • Dia de São Pascoal Bailão
  • Dia Internacional da Hipertensão
  • Dia Mundial da Internet
  • Dia Mundial da Sociedade da Informação
  • Dia Mundial de Combate a Homofobia