Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de novembro de 1966.

Lacerda e Juscelino emitem a “Declaração de Lisboa”, onde afirmam a intenção de trabalhar juntos numa frente ampla de oposição


No dia 19 de novembro de 1966, Carlos Lacerda e Juscelino Kubitschek emitiram a “Declaração de Lisboa”, onde afirmavam a intenção de trabalhar juntos numa frente ampla de oposição. Comprometeram-se com a orientação política do manifesto de 28 de outubro e conclamaram o povo a participar da formação de um grande partido popular. Lacerda passou então a buscar entendimentos com João Goulart, com os setores mais à esquerda do MDB, chamados corrente ideológica e com o PCB ilegal. O PCB se dividiu em grupo favorável ao acordo, e outro grupo que acreditava que Lacerda seria o único beneficiado, já que Juscelino e Goulart estavam exilados.

Já em 1967, através dos ministros Magalhães Pinto e Hélio Beltrão, passaram a tentar convencer Lacerda a abandonar suas posições e colaborar com o governo. Com a recusa de Lacerda e suas críticas públicas ao governo, em agosto o ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva proibiu a presença dele na televisão.

Em 1º de setembro, se decidiu que a Frente Ampla seria dirigida somente por parlamentares e elementos ligados à Igreja e que seriam enviados emissários para mobilizar a opinião pública em torno dos ideais da frente ampla. No dia 2, porém, dos 133 parlamentares oposicionistas, 120 se recusaram a participar, por desconfiarem que a intenção de Lacerda era usar o movimento como base para sua candidatura à presidência.

Tags: Golpe de 64, ditadura, frente ampla, Lacerda, Juscelino






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.01

  • Dia de Santo Antão
  • Dia dos Tribunais de Contas do Brasil