Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de novembro de 1941.

Segunda Guerra Mundial: Frota da Marinha Imperial Japonesa, incluindo seis porta-aviões comandados pelo Vice Almirante Chuichi Nagumo, deixa a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kurilas e seguem para Pearl Harbor para o ataque a sua base naval


O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941.

O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, teria sido executado sem prévio aviso contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército norte-americano, e a força aérea da Marinha.

O ataque danificou ou destruiu 11 navios, 188 aviões, e matou 2403 militares norte-americano e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.

O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico.

A 26 de Novembro de 1941 uma frota incluindo seis porta-aviões, comandados pelo Vice Almirante Chuichi Nagumo, deixaram a baía de Hitokappu, nas Ilhas Kurilas e seguiram para Pearl Harbor sobre um silêncio restrito, no qual todas comunicações via rádio entre as embarcações da própria frota, e o Japão, estavam proibidas.

Os porta-aviões japoneses utilizados no ataque eram: Akagi, Hiryu, Kaga, Shokaku, Soryu, Zuikaku. Juntos, perfaziam um total de 441 aviões, incluindo, caças Zero, bombardeiros-torpedo Nakajima Tipo 97 Kate e bombardeiros de mergulho Aichi Tipo 99 Val.

A frota japonesa e o seu grupo aéreo eram maior que qualquer outra força de porta-aviões anterior. Acompanhavam também a frota oito reabastecedores de esquadra. Somando-se a Força Avançada Expedicionária incluíam-se 20 submarinos e cinco mini-submarinos; esta força tinha como objetivo recolher informação e afundar quaisquer navios norte-americanos que tentassem fugir de Pearl Harbor durante o ataque aéreo.

Tags: Ataque, Pearl Harbor






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 12.04

  • Dia da Intendência do Exército Brasileiro
  • Dia de São Vítor de Braga
  • Dia do Cosmo
  • Dia do Médico Obstetra