Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de novembro de 1922.

Aberto o túmulo do faraó egípcio Tutankhamon. Howard Carter torna-se a primeira pessoa a entrar na tumba do faraó em 3000 anos


Tutankhamon foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. Era provavelmente filho e genro de Akhenaton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Nefertiti. Casou-se aos 10 anos com Ankhsenpaaton que, mais tarde, trocaria o seu nome para Ankhsenamon.

Assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero (principalmente o do deus Amon de Tebas) e morreu, aos dezenove anos, sem herdeiros.

Devido ao fato de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto ao de outros faraós, mas mesmo assim é a que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta. Ao ser aberta, em 26 de novembro de 1922, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egito de 3400 anos atrás.

Tags: Túmulo, faraó, Egito, múmia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.03

  • Dia de São Ruperto
  • Dia do Circo e Dia do Artista Circense
  • Dia do Serviço de Saúde
  • Dia do Teatro