Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de novembro de 1979.

Extinção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), surge o PMDB


O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), inicialmente descrito como MODEBRA, foi fundado em 24 de março de 1966, sendo um dos dois partidos políticos brasileiros durante o período do Regime Militar quando estava em vigor o bipartidarismo. Opunha-se ao partido governista, a Aliança Renovadora Nacional - ARENA.

A extinção do MDB deu-se em 27 de novembro de 1979, juntamente com o fim do sistema bipartidário.

Nesta ocasião, surgiram novas legendas: nomes expressivos do MDB como o ex-petebista Pedro Simon e o ex-libertador (numa referência ao Partido Libertador, uma das agremiações políticas extintas em 1965) Paulo Brossard foram para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), cujo nome sugeria uma continuação programática sob a liderança de Ulysses Guimarães.

A maior parte da ARENA se agregou sob a legenda do Partido Democrático Social (PDS) com os dissidentes das antigas legendas bipartidárias reunidas sob a liderança de Tancredo Neves no Partido Popular.

A disputa pelo comando do restaurado Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) opôs duas correntes programáticas, mas por fim o mesmo foi entregue estrategicamente pelo General Golbery do Couto e Silva a deputada federal Ivete Vargas, sobrinha de Getúlio.

Descontente com este fato, Leonel Brizola, chegado do exílio, fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), mais próximo do trabalhismo do antigo PTB e em São Paulo lideranças sindicais e intelectuais criaram o Partido dos Trabalhadores (PT) onde pontificava a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva.

Tags: Partidos, abertura, redemocratização






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.09

  • Dia de São Vicente de Paulo
  • Dia do Ancião
  • Dia do Anjo Ariel
  • Dia do Cantor
  • Dia do Encanador e Instalador Hidráulico
  • Dia do Ibeji (Erê)
  • Dia Mundial de Turismo