Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de novembro de 0511.

Clóvis, rei dos Francos, morre aos 45 anos de idade e seu reino é dividido entre seus 4 filhos


Clóvis I, (ou Clodoveu I, também Chlodowech ou Chlodwig, em francês moderno Louis, em neerlandês moderno Lodewijk, em alemão Ludwig) (466 - 27 de novembro de 511) foi o primeiro rei dos francos a unir totalmente a nação bárbara.

Sucedeu seu pai Childerico I em 481 como rei dos francos salianos, uma das várias tribos francas que ocupava a região a oeste do baixo Reno, com centro em torno de Tournai e Cambrai, ao longo da moderna fronteira entre a França e a Bélgica, numa área conhecida como Toxandria. Ele conquistou as outras tribos francas vizinhas e se estabeleceu como único rei antes de sua morte.

Clóvis I morreu em 27 de novembro de 511 e está sepultado na Basílica de Saint Denis, em Paris, enquanto seu pai foi sepultado com os antigos reis merovíngios em Tournai. Com sua morte, seu reino foi dividido entre seus quatro filhos Teodorico, Clodomiro, Childeberto e Clotário. Isso criou novas unidades políticas dos reinos de Reims, Orleans, Paris e Soissons e inaugurou um período de desunião que durou, com breves interrupções, até o final da dinastia merovíngia em 751.

Tags: Rei, francos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.06

  • Dia de São Adalberto
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Revendedor
  • Dia Mundial do Refugiado