RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Morre Enrico Fermi, o físico italiano Prêmio Nobel de 1938

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de novembro de 1954.

Morre Enrico Fermi, o físico italiano Prêmio Nobel de 1938


Enrico Fermi (Roma, 29 de setembro de 1901 - Chicago, 28 de novembro de 1954) foi um físico italiano. Doutorou-se na Universidade de Pisa e recebeu o prêmio Nobel em 1938.

Foi um dos poucos físicos da era moderna a combinar a teoria com a experiência. Após alguns anos na Alemanha, regressou à Universidade de Roma, onde, em 1926, dedicou-se à mecânica estatística de partículas que obedecem ao princípio de exclusão de Pauli, como os elétrons. O resultado é a chamada estatística de Fermi-Dirac, uma vez que Dirac chegou independentemente às mesmas conclusões.

Juntamente com um grupo de colaboradores, Fermi começou uma série de experiências em que foram produzidos artificialmente núcleos radioativos, pelo bombardeio com nêutrons de vários elementos. Alguns dos seus resultados sugeriram a formação de elementos transuranianos. De fato, o que eles observaram, e que mais tarde foi comprovado por Hahn, foi a cisão nuclear.

Em 1938 Fermi recebeu o Prêmio Nobel da Física por este trabalho. Foi então para os Estados Unidos da América, onde viria a participar no projeto Manhattan. Dirigiu o projeto de construção do primeiro reator nuclear na Universidade de Chicago. Depois da Segunda Guerra Mundial, Fermi dedicou-se à Física das partículas, a que deu contribuições importantes. O elemento de número atômico 100, descoberto um ano após a sua morte, recebeu o nome de Férmio em sua honra.

Tags: Físico, física






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.10

  • Dia de São João Leonardo
  • Dia de São Dionísio
  • Dia do Açougueiro e Profissionais do Setor
  • Dia do Analista de Suporte
  • Dia do Anjo Ieialel
  • Dia do Atletismo
  • Dia do Profissional de Consórcio
  • Dia Mundial dos Correios