Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de janeiro de 1912.

Nasce Evandro Lins e Silva, jurista, jornalista, escritor e político brasileiro


Evandro Cavalcanti Lins e Silva (Parnaíba, 18 de janeiro de 1912 - Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2002) foi um jurista, jornalista, escritor e político brasileiro.

Graduou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1932. Ainda quando estudante já trabalhava no ofício de jornalista, que manteve após formado advogado. Em sua carreira jurídica, ocupou o cargo de procurador-geral da República, de setembro de 1961 a janeiro de 1963, e ministro do Supremo Tribunal Federal, de setembro de 1963 a janeiro de 1969, quando foi aposentado por força do AI-5.

No campo político, Lins e Silva foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro, em 1947, juntamente com Rubem Braga, Joel Silveira, entre outros. Foi também ministro das Relações Exteriores em 1963.

Como escrito publicou diversas obras, como A Defesa tem a Palavra, Arca de Guardados e O Salão dos Passos Perdidos.

Evandro, apesar da avançada idade, gozava de ótima saúde. Faleceu num acidente, ao tropeçar e bater com a cabeça numa calçada.

Tags: jurista, jornalista, escritor, político






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.01

  • Criação do Ministério da Aeronáutica do Brasil (1941)
  • Dia de São Fabião
  • Dia de São Henrique de Upsália
  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia de Santa Inês
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia Nacional da Parteira Tradicional
  • Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
  • Dia Nacional do Fusca