Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de dezembro de 1945.

Morre George S. Patton, general dos EUA


George Smith Patton, Jr. (11 de novembro de 1885, San Gabriel, Califórnia, EUA - 21 de dezembro de 1945, Heidelberg, Alemanha) foi o general do 3º exército dos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial.

Conhecido como Old Blood and Guts, era amado e odiado pelos seus soldados. Amado por tratar-se de um guerreiro nato e odiado pelo fato de ser rígido ao ponto de não admitir que seus soldados sofressem fadiga de batalha, este é um santuário para guerreiros, tirem estes covardes daqui, eles fedem declarou certa vez sobre internos por fadiga de batalha na tomada de Palermo ao visitar um dos hospitais montados para receber feridos. Foi cotado para ser o líder da “Operação Overlord” mas perdeu o cargo para o seu então vice-comandante Omar Bradley.

Patton comandou o avanço do 3º Exército dos EUA Operação Cobra durante os anos de 1944 e 1945, quando seus homens cruzaram a Europa numa velocidade espantosa, libertando cerca de 12 mil cidades e povoados.

Num curto espaço de tempo percorreram 2 mil quilômetros e reconquistaram 200 mil quilômetros quadrados de território. Patton e sua tropa fizeram 1,2 milhão de prisioneiros, deixaram 386 mil feridos e mais de 144 mil soldados mortos. Em resumo, retiraram em combate mais de 1,8 milhão de prisioneiros. Estes números tão impressionantes só foram obtidos com dois de seus principais traços de personalidade: a capacidade de liderança e a extrema ousadia para ignorar ordens superiores.

Tags: Segunda Guerra Mundial, general






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia