Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de dezembro de 1989.

Na Romênia, uma revolta popular derruba o governo do ditador comunista Nicolae Ceausescu, líder do país durante 24 anos


Nicolae Ceausescu (Scornicesti, 26 de Janeiro de 1918 - Târgoviste, 25 de Dezembro de 1989) foi um revolucionário comunista, líder da Romênia comunista de 1965 até sua execução em 1989.

O regime de Ceausescu veio por terra após ele ordenar a forças militares normais e à Securitate que disparassem contra manifestantes anticomunistas na cidade de Timisoara no dia 17 de Dezembro de 1989. A rebelião alastrou-se pelo país inteiro, chegando a Bucareste, e a 22 de Dezembro de 1989 as forças armadas fraternizaram com os manifestantes.

Nesse mesmo dia, Ceausescu foge da capital de helicóptero com sua mulher, enquanto um ajudante apontava uma pistola à cabeça do piloto. O piloto aterra ao simular uma falha mecânica e Ceauşescu é capturado pelas forças armadas num bloqueio de estrada.

Em 25 de Dezembro, Ceausescu e sua mulher são condenados à morte por vários crimes, incluindo genocídio, e executados em Târgoviste com mais de cem tiros. A Romênia foi o único país do Bloco do Leste europeu com um fim violento do regime comunista.

Tags: Comunismo, Romênia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro