Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de dezembro de 1964.

Primeiro voo da aeronave SR-71 Blackbird

Um SR-71B de treino sobre Serra Nevada em 1994.

Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido por Blackbird, é um avião projetado secretamente na Área 51. É uma aeronave de reconhecimento (daí o "SR": Strategic Reconnaissance) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projetos YF-12 e A-12.

O famoso engenheiro aeroespacial Clarence "Kelly" Johnson é o nome por detrás de muitos dos conceitos avançados da aerodinâmica deste avião. A sua fuselagem foi feita com ligas de titânio para suportar as altas temperaturas em torno de 200 a 300 graus celsius, causadas pelo atrito com o ar em virtude da alta velocidade alcançada.

À altitude operacional, o SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma superfície de 12.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnã do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem entrar no espaço aéreo respectivo. Nenhum dos 33 SR-71 fabricados foi abatido até à atualidade, tendo no entanto 12 unidades sido perdidas em acidentes.

Primeiro voo

O primeiro voo de um SR-71 ocorreu ao 22 de dezembro de 1964, na planta da força aérea 42 em Palmdale, Califórnia.

O SR-71 atingiu uma velocidade máxima de Mach 3.4 durante o teste de voo, com o piloto Maj. Brian Shul relatando uma velocidade de Mach 3.5 em uma saída operacional ao evadir um míssil sobre a Líbia.

O primeiro SR-71 a entrar no serviço foi entregue à 4200ª (mais tarde, 9ª) Ala de Reconhecimento Estratégico na Base Aérea de Beale, Califórnia, em janeiro de 1966.

Fonte: Wikipédia


Tags: Aviação, avião espião, Blackbird, U-2, Lockheed






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.09

  • Dia de Santo Almírio
  • Dia do Anjo Omael
  • Dia do Árbitro Esportivo