Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de dezembro de 1065.

A Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro

Fachada ocidental da Abadia de Westminster.

A Igreja do Colegiado de São Pedro em Westminster mais conhecida como Abadia de Westminster (em inglês:Westminster Abbey) é uma grande igreja em estilo gótico na Cidade de Westminster, sendo considerada a igreja mais importante de Londres e, algumas vezes, de toda a Inglaterra. É famosa mundialmente por ser o local de coroação do Monarca do Reino Unido. Foi construída no século XI e reformada e concluída entre os séculos XIII e XIV, sendo desde sua fundação até o século XVI uma igreja católica quando foi convertida em igreja anglicana. Entre 1546 e 1556 obteve estatuto de Catedral e atualmente é uma Royal Peculiar.

História

O primeiro lugar de culto no local onde hoje se encontra a Abadia de Westminster foi fundado no ano 616 após um pescador do Rio Tâmisa ter tido uma visão de São Pedro. Na década de 970, São Dunstan da Cantuária fundou no local uma comunidade de Monges Beneditinos, mas só entre os anos de 1045 e 1050 é que foi construída a abadia em pedra pelo rei Eduardo, o Confessor, que aqui foi enterrado após a sua morte. A abadia foi consagrada em 28 de dezembro de 1065.

O rei Henrique III modificou a Abadia, adotando um estilo gótico anglo-francês, mas as obras só terminaram no reinado de Ricardo II. Em 1503, Henrique VII adicionou uma capela dedicada à Abençoada Virgem Maria.

Em 1534, Henrique VIII aprova o Ato de Supremacia pelo qual separa a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica e entre 1538 e 1541, levou a cabo a Dissolução dos Mosteiros em Inglaterra, País de Gales e Irlanda, confiscando as suas propriedades. A essa altura, a Abadia de Westminster era a segunda mais próspera de Inglaterra, a seguir à Abadia de Glastonbury, com um rendimento anual entre as £2400,00 e £2800. Em 1540 deu à Abadia o estatuto de catedral, estabelecendo a diocese de Westminster.

Durante o reinado da católica Maria I, a Abadia foi devolvida aos Beneditinos que voltaram a ser expulsos durante o reinado de Elizabeth I. Esta transformou-a na Colegiada de São Pedro, diretamente dependente da Coroa e não do Bispado, sendo assim uma Royal Peculiar.

As duas torres da abadia foram erguidas entre 1722 e 1745 e projetadas por Nicholas Hawksmoor. Até ao século XIX, a Abadia era o terceiro estabelecimento de ensino superior na Inglaterra, após Oxford e Cambridge. Nesta Abadia foi concretizada a tradução de parte da Bíblia do Rei James.

Ao longo dos séculos tem tido um papel relevante na história da Inglaterra e do Reino Unido, como palco de inúmeras coroações e casamentos reais. Muitos monarcas britânicos e membros da família real estão sepultados na Abadia.

Lá estão sepultados os corpos do famoso físico inglês Sir Isaac Newton e do escritor e naturalista britânico, autor da Teoria de Seleção Natural, Charles Darwin.

Em 29 de abril de 2011 casou-se na Abadia de Westminster o príncipe William de Gales com Catherine Middleton.

Fonte: Wikipédia


Tags: Consagração, Igreja, Abadia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.09

  • Dia de São Nicolau de Tolentino
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • Dia Municipal de Prevenção e Combate à Depressão