Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de janeiro de 1983.

A ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP, surge a internet que conhecemos hoje


A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinônimo de World Wide Web.

Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).

O que hoje forma a Internet começou, simbolicamente, em 7 de maio de 1969, quando é publicada a RFC 1 o primeiro protocolo de comunicação.

A ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede promissora, os dados valiosos do governo daquele país estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor.

Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus. Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantes poderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas.

Em 1º de janeiro de 1983, a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP. Em 1985 surge o FTP.

Tags: Internet, protocolo, comunicação, www






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.06

  • Dia de São Bessário
  • Dia do Anjo Lauviah
  • Dia do Funcionário Público Aposentado
  • Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (ONU)