Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de janeiro de 1979.

O Mato Grosso do Sul passou a ser reconhecido oficialmente como um Estado


Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste e sua capital é a cidade de Campo Grande. Tem como bebida típica o tereré (semelhante ao chimarrão, porém frio), tomado nos encontros entre amigos e familiares.

O estado constituía a parte meridional do estado do Mato Grosso, do qual foi desmembrado por lei complementar de 1977. Uma parte do antigo estado estava localizado dentro da Amazônia legal, cuja área, que antes ia até o paralelo 16, se estendeu mais para o sul, a fim de beneficiar com seus incentivos fiscais a nova unidade da federação.

A 1º de janeiro de 1979 foi instalado oficialmente o governo de Mato Grosso do Sul, com a posse do governador Harry Amorim Costa, em sessão solene no Teatro Glauce Rocha e a presença do Presidente Ernesto Geisel e seus Ministros. Duas razões essenciais foram invocadas pelo governo federal para justificar o desmembramento:

O fato de ter o Estado do Mato Grosso uma área demasiado grande para comportar uma administração eficaz e a diferenciação ecológica entre as duas áreas, sendo Mato Grosso do Sul uma região de campos, particularmente indicada para a agricultura e a pecuária, e Mato Grosso, na entrada da Amazônia, uma região bastante menos habitada e explorada, e em grande parte coberta de florestas.

A lei constitutiva de Mato Grosso do Sul afirmava que, nos seus quatro primeiros anos de existência, a partir de 1º de janeiro de 1979, o novo Estado seria governado por um interventor nomeado pelo presidente da república. Na ocasião, o presidente Ernesto Geisel acentuou que a criação do Mato Grosso do Sul significava o reconhecimento de uma realidade econômica e social e destacou no novo Estado, a 22ª unidade da federação brasileira, a extraordinária vocação para o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial, em função sobretudo da fertilidade dos solos da região de Dourados e do grande potencial agrícola do cerrado.

Tags: Estado, Mato Grosso






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.05

  • Dia da Constituição
  • Dia de São Pascoal Bailão
  • Dia Internacional da Hipertensão
  • Dia Mundial da Internet
  • Dia Mundial da Sociedade da Informação
  • Dia Mundial de Combate a Homofobia