Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de janeiro de 1958.

1958 - A Comunidade Econômica Européia é estabelecida


A Comunidade Econômica Européia (CEE) foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu. Os Estados signatários foram França, Itália, Alemanha (na época apenas a República Federal Alemã, e não a República Democrática Alemã) e os três países do Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

O tratado estabelecia um mercado e impostos alfandegários externos comuns, uma política conjunta para a agricultura, políticas comuns para o movimento de mão de obra e para os transportes, e fundava instituições comuns para o desenvolvimento econômico. Estas instituições fundiram-se em 1965 com as da CECA e as da EURATOM, graças ao Tratado de Fusão (ou Tratado de Bruxelas).

À CEE aderiram posteriormente o Reino Unido, Irlanda e Dinamarca (1973), Grécia (1981), e, em 1986, Portugal e Espanha.

A CEE foi a mais famosa das três Comunidades Européias, e depois do Tratado de Maastricht (1992) mudou o nome para Comunidade Européia (CE). Também no Tratado de Maastricht se criou oficialmente a União Européia. Após a criação da União Européia, a CE (antiga CEE) passou a formar parte do primeiro dos Três Pilares da União Européia.

Os Tratados de Roma foram assinados em 25 de março de 1957 em Roma pela Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

O acordo entrou em vigor em 1º de Janeiro de 1958.

Tags: Comunidade Econômica Européia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão