Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de junho de 1462.

Nasce o Rei Luís XII, da França

Luís XII, Rei da França

Luís XII (Loir-et-Cher, 27 de junho de 1462 – Paris, 1 de janeiro de 1515), também chamado de Luís, o Pai do Povo, foi o Rei da França de 1498 até sua morte. Era filho de Carlos, Duque d'Orleans, e Maria de Cleves, sucedendo seu primo Carlos VIII que havia morrido sem deixar herdeiros.

Era casado com a irmã de Carlos, Joana de Valois, Duquesa de Berry, mas divorciou-se (anulação conseguida do Papa Alexandre VI, em troca da ajuda francesa na conquista da Romagna pelo papa). Casou-se então com a viúva de Carlos VII, Ana, Duquesa da Bretanha.

Luís era neto de Valentina Visconti, a qual era meia-irmã de Filipe Maria, um antigo duque de Milão que morreu sem filhos, sendo sucedido por um membro da família Sforza; por isso ele decidiu invadir a Itália e conquistar Milão, que julgava ser seu. Milão foi conquistado pelos franceses.

Luís perdeu para Henrique VIII da Inglaterra a Batalha das Esporas, em 1513. Para refazer a paz com os ingleses, Luís se casou com a princesa Maria da Inglaterra, irmã do rei inglês.

Fonte: Wikipédia


Tags: Rei






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.06

  • Dia de São Adalberto
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Revendedor
  • Dia Mundial do Refugiado