Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de janeiro de 1921.

É Fundado o “Cruzeiro Esporte Clube” com o nome de “Sociedade Esportiva Palestra Itália”


Sociedade Esportiva Palestra Itália (em italiano Società Sportiva Palestra Italia) era a antiga denominação de dois clubes de futebol brasileiros: O Cruzeiro Esporte Clube (Belo Horizonte) e o Sociedade Esportiva Palmeiras (São Paulo).

Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo (na Segunda Guerra Mundial), foram proibidos nomes que fizessem menção direta e indireta da Itália, Alemanha e Japão. Por este motivo, o governo de Getúlio Vargas determinou a mudança de nome.

O Palmeiras escolheu esse nome para aproveitar o P no uniforme e lembrar a extinta Associação Atlética das Palmeiras, na qual alguns jogadores do Palestra haviam jogado. O Cruzeiro escolheu o nome inspirando-se na constelação do Cruzeiro do Sul.

O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação esportiva brasileira, com sede na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 2 de janeiro de 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Ali surgia o Cruzeiro Esporte Clube, com o nome de um dos principais símbolos nacionais.

Tags: Futebol, clube






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.05

  • Dia da Constituição
  • Dia de São Pascoal Bailão
  • Dia Internacional da Hipertensão
  • Dia Mundial da Internet
  • Dia Mundial da Sociedade da Informação
  • Dia Mundial de Combate a Homofobia