Últimas notícias
Hoje na história
RSSElizabeth II é coroada
Elizabeth II (ou Isabel II) (nascida Elizabeth Alexandra Mary, Londres, 21 de abril de 1926) é a Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. É também a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé.
Ao ascender ao trono em 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth se tornou a Chefe da Comunidade Britânica e rainha de sete países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão. Entre 1956 e 1992 o número de reinos variou já que certos territórios ganharam sua independência e outros tornaram-se repúblicas. Atualmente, além dos quatro primeiros estados mencionados, Elizabeth é rainha da Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.
Elizabeth nasceu em Londres e foi educada particularmente em casa. Seu pai ascendeu ao trono em 1936 como Jorge VI depois da abdicação do irmão Eduardo VIII, e ela passou a ser a herdeira presuntiva da coroa. Elizabeth passou a assumir deveres públicos durante a Segunda Guerra Mundial, em que ela serviu no Serviço Territorial Auxiliar. Ela se casou com o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca em 1947, com quem teve quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Seu pai morreu em 6 de fevereiro de 1952 e Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos. Sua coroação ocorreu no ano seguinte a 2 de junho de 1953 e foi a primeira a ser televisionada.
As muitas visitas e encontros históricos de Elizabeth incluem uma visita oficial a República da Irlanda, a primeira visita de um presidente irlandês ao Reino Unido e visitas recíprocas com vários papas. Ela viu também grandes mudanças constitucionais, como a devolução dos poderes aos estados constituintes do Reino Unido, a soberania do Canadá (Canada Act) e a descolonização da África. Elizabeth também reinou durante várias guerras e conflitos envolvendo muitos de seus reinos.
Tempos de significância pessoal incluem os nascimentos e casamentos de seus filhos e netos, a investidura do Príncipe de Gales e a celebração de marcos como seus jubileus de Prata em 1977, Ouro em 2002 e Diamante em 2012. Momentos de dificuldade incluem a morte de seu pai aos 56 anos, o assassinato de Louis Mountbatten, tio do príncipe Philip, o fim dos casamentos de seus filhos em 1992 (um ano que ela mesma chamou de annus horribilis), a morte em 1997 de Diana, Princesa de Gales, ex-esposa de Charles, e as mortes de sua irmã Margareth Rose e sua mãe Elizabeth Bowes-Lyon em 2002.
Elizabeth ocasionalmente enfrentou movimentos republicanos e pesadas críticas a família real, porém o apoio a monarquia e sua popularidade pessoal permanecem altos.
Elizabeth II - Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth.
Casamento
Elizabeth conheceu seu futuro marido, o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, em 1934 e depois em 1937. Eles são primos de segundo grau através do rei Cristiano IX da Dinamarca e de terceiro grau através da rainha Vitória. Depois de mais um encontro em julho de 1939 no Real Colégio Naval de Dartmouth, Elizabeth – então com apenas treze anos de idade – afirmou que havia se apaixonado por Philip e eles começaram a trocar cartas. Seu noivado foi anunciado oficialmente em 9 de julho de 1947.
O casamento não ocorreu sem controvérsias: Philip não tinha nenhuma situação financeira, era estrangeiro (apesar de cidadão britânico que havia servido na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial) e tinha irmãs casadas com nobres alemães com ligações nazistas. Crawford escreveu que "Alguns dos conselheiros do rei não o achavam bom o bastante para ela. Ele era um príncipe sem casa ou reino. Alguns dos jornais tocaram músicas longas e altas sobre as origens estrangeiras de Philip". Algumas biografias posteriores da mãe de Elizabeth relatam que ela inicialmente era contra a união, até chamando Philip de "O Huno". Entretanto, ela mais tarde contou ao biógrafo Tim Heald que o príncipe era "um cavalheiro inglês".
Antes do casamento, Philip renunciou seus títulos gregos e dinamarqueses, converteu-se da ortodoxia grega para o anglicanismo e adotou o estilo de "Tenente Philip Mountbatten", tomando o sobrenome da família britânica de sua mãe. Pouco antes do casamento, ele foi feito Duque de Edimburgo e recebeu o título de "Sua Alteza Real".
Philip e Elizabeth em 1950.
Elizabeth e Philip se casaram na Abadia de Westminster em 20 de novembro de 1947. Eles receberam 2500 presentes vindos de todo mundo. Já que o Reino Unido ainda não havia se recuperado totalmente das devastações da guerra, Elizabeth pediu que cupons de racionamento comprassem o material para seu vestido de noiva, que foi desenhado por Norman Hartnell. No pós-guerra, não era aceitável que os parentes alemães do duque, incluindo suas três irmãs ainda vivas, fossem convidados para o casamento. O Duque de Windsor, o antigo rei Eduardo VIII, também não foi convidado.
Elizabeth deu à luz seu primeiro filho, príncipe Charles, em 14 de novembro de 1948. Um mês depois, o rei emitiu cartas-patente permitindo que os filhos deles usassem o título de um príncipe ou princesa real, que do contrário eles não teriam direito já que seu pai não era mais um príncipe. A segunda criança, princesa Anne, nasceu em 1950.
Depois do casamento o casal alugou Windlesham Moor, perto do Castelo de Windsor, até 4 de julho de 1949, quando passaram a residir na Casa Clarence em Londres. Em vários momentos entre 1949 e 1951, Philip foi colocado em serviço na colônia da coroa de Malta como oficial da marinha britânica. Ele e Elizabeth viveram intermitentemente por meses no lugarejo de Gwardamanġa, na Villa Guardamangia, a casa alugada do tio do duque Louis Mountbatten. As crianças permaneceram na Inglaterra.
Ascensão e coroação
A saúde de Jorge VI foi piorando ao longo de 1951 e Isabel o representou em vários eventos públicos. Seu secretário particular, Martin Charteris, carregou um rascunho de uma declaração de ascensão na visita dela pelo Canadá e o encontro com o presidente Harry S. Truman em Washington, D.C. caso o rei morresse durante a viagem. No início de 1952, Elizabeth e Philip partiram em uma viagem pela Austrália e Nova Zelândia, no caminho parando no Quênia. Em 6 de fevereiro, quando o casal voltou para sua casa queniana depois de passarem a noite no Treetops Hotel, chegou a notícia da morte do rei. Philip contou as notícias à nova rainha. Charteris perguntou qual nome régio ela gostaria de usar, com a nova monarca respondendo: "Meu próprio, é claro – qual outro?". Ela foi proclamada rainha por seus reinos e o séquito real voltou para o Reino Unido. Ela e o Duque de Edimburgo mudaram-se para o Palácio de Buckingham.
A coroação de Elizabeth II.
Com a ascensão de Elizabeth, parecia provável que a casa real passaria a ter o nome de seu marido, transformando-se na "Casa de Mountbatten", seguindo a tradição da esposa assumindo o sobrenome do marido após o casamento. O primeiro-ministro Winston Churchill e a rainha Mary de Teck eram a favor de manter a Casa de Windsor, assim em 9 de abril de 1952 Elizabeth publicou uma declaração dizendo que "Windsor" continuaria a ser o nome da casa. Philip reclamou, "Sou o único homem no país que não pode dar seu nome aos próprios filhos". Em 1960, depois da morte de Mary em 1953 e a renúncia de Churchill em 1955, o sobrenome "Mountbatten-Windsor" foi adotado para os descendentes de linhagem masculina de Philip e Elizabeth que não possuem títulos reais.
Durante as preparações para a coroação, a princesa Margareth contou a irmã que desejava se casar com Peter Townsend, um divorciado, dezesseis anos mais velho e com dois filhos do casamento anterior. Elizabeth pediu para que eles esperassem por um ano; nas palavras de Charteris: "a rainha era naturalmente simpática com a princesa, mas acho que ela pensou – ela esperava – que com tempo o caso iria esgotar-se". Os principais políticos eram contra a união e a Igreja Anglicana não permitia novos casamentos depois de um divórcio. Se Margareth casasse no civil, ela renunciaria seus direitos na sucessão. Eventualmente ela decidiu abandonar os planos com Townsend. A princesa se casou com Antony Armstrong-Jones em 1960, criado Conde de Snowdon no ano seguinte. Eles divorciaram-se em 1978 e Margareth não se casou mais.
A coroação ocorreu normalmente como planejado no dia 2 de junho de 1953 apesar da morte de Mary de Teck em 24 de março, como ela havia pedido antes de morrer. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster e foi televisionada pela primeira vez, com exceção da parte da unção e da comunhão. Seu vestido de coroação foi desenhado por Norman Hartnell e, seguindo suas instruções, bordado com os emblemas florais dos países da Commonwealth: a Rosa de Tudor inglesa, o cardo escocês, o alho-porro galês, o trevo irlandês, a acácia australiana, a folha de bordo canadense, a samambaia prateada neozelandesa, a protea sul-africana, a flor-de-lótus pela Índia e Ceilão e o trigo, algodão e juta paquistaneses.
Visita ao Brasil
Elizabeth II e seu marido o príncipe Philip visitaram o Brasil entre 1º e 10 de novembro de 1968 como parte um programa de integração econômica com a América Latina, tendo sido recebida pelo presidente Artur da Costa e Silva e discursado no Congresso Nacional.
A Rainha Elizabeth II e o presidente Artur da Costa e Silva em foto de novembro de 1968.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
31/01/2020 - Brexit: Reino Unido sai formalmente da União Europeia, dando início a um período de transição de onze meses. -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
08/04/2013 - Morre Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', ex primeira-ministra britânica. -
29/09/2012 - Morre Hebe Camargo, a rainha da televisão brasileira -
17/05/2012 - Morre Donna Summer, a rainha das discotecas -
01/05/2009 - Casamento do mesmo sexo é legalizado na Suécia -
18/11/2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes também sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano na Itália -
10/02/2005 - Anunciado que Charles, Príncipe de Gales e Camilla Parker Bowles iriam casar-se em 8 de abril daquele ano numa cerimônia civil -
09/04/2002 - Cerca de 1 milhão de pessoas acompanham o funeral da rainha-mãe da Inglaterra, Elizabeth, morta aos 101 anos -
30/03/2002 - Morre Elizabeth, rainha-mãe da Inglaterra -
04/08/2000 - A rainha Elisabeth celebra seus cem anos de vida diante de 30 mil pessoas reunidas em frente ao palácio de Buckingham de Londres -
01/07/1997 - A soberania sobre Hong Kong é entregue pelo Reino Unido à República Popular da China -
11/06/1997 - José Rainha, um dos líderes do MST, é condenado a 26 anos e seis meses de prisão por assassinato -
02/05/1997 - Tony Blair se torna primeiro ministro britânico -
06/05/1994 - Inaugurado o Eurotúnel -
26/04/1989 - Morre Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana, protagonista das séries “I love Lucy” e “The Lucy show” -
07/03/1989 - O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso “Salman Rushdie” e seu controverso livro “Versos Satânicos” -
14/02/1984 - O roqueiro britânico Elton John casa-se com Renata Blauel na Austrália -
29/12/1983 - Caroline de Mônaco se casa com o empresário italiano Stefano Casiraghi -
09/06/1983 - Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, é reeleita nas eleições que confirmam a grande popularidade dos conservadores na Grã Bretanha -
14/06/1982 - Argentina se rende incondicionalmente à Grã-Bretanha na Guerra das Malvinas -
25/04/1982 - Tropas britânicas retomam parte das Ilhas Malvinas das tropas argentinas -
17/04/1982 - A Rainha Elizabeth II promulga a 'Constituição Canadense de 1982' (Canada Act) no Parliament Hill, em Ottawa. -
29/03/1982 - O 'Canada Act' é assinado pela Rainha Elizabeth II que terminou virtualmente com todos os laços constitucionais e legislativos que existiam entre o Reino Unido e o Canadá -
29/07/1981 - O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, se casa com Lady Diana Spencer, uma professora inglesa -
05/06/1975 - Ingleses aprovam ingresso na União Europeia -
11/02/1975 - Margaret Thatcher torna-se a primeira mulher a liderar um partido político britânico ao ser eleita representante do Partido Conservador -
30/08/1972 - Morre Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras do Brasil -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
20/10/1968 - Jacqueline Kennedy, viúva do presidente norte-americano John F. Kennedy, se casa com Aristóteles Onassis, um bilionário grego -
21/01/1966 - Na Inglaterra, o “Beatle” George Harrison se casa com Patrícia (Patty) Anne Boyd -
08/11/1965 - Estabelecimento do Território Britânico do Oceano Índico. -
11/02/1965 - Ringo Starr casa-se com sua namorada de Liverpool. Entre os presentes no casamento estavam John Lennon, George Harrison e o dirigente dos Beatles, Brian Epstein -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
10/04/1959 - O príncipe japonês Akihito se casa com Michiko Shoda, uma mulher que não fazia parte da nobreza do país -
31/12/1948 - Nasce LaDonna Adrian Gaines, a Rainha das Discotecas 'Donna Summer' -
20/11/1947 - A princesa Elizabeth II se casa com Philip Mountbatten, um príncipe da família real grega -
09/07/1947 - A princesa Elizabeth Alexandra Mary, futura Rainha Elizabeth II, fica noiva de Philip Mountbatten -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
31/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: a Batalha da Grã-Bretanha termina: o Reino Unido impede uma possível invasão alemã. -
07/09/1940 - Segunda Guerra Mundial: A Luftwaffe alemã começa a Blitz, bombardeando Londres e outras cidades britânicas por mais de 50 noites consecutivas. -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Começa a "Batalha da Inglaterra" -
10/05/1940 - Winston Churchill se torna primeiro-ministro da Grã-Bretanha -
08/03/1929 - Nasce Hebe Camargo, apresentadora de televisão e cantora, a "Estrela número 1 do Brasil" -
04/05/1926 - Tem início a primeira greve geral na história da Grã-Bretanha -
21/04/1926 - Nasce Elizabeth Alexandra Mary, a futura Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth -
13/10/1925 - Nasce Margaret Thatcher, política britânica, primeiro-ministro de 1979 a 1990 -
05/04/1917 - Nasce Vicentina de Paula Oliveira, mais conhecida como Dalva de Oliveira -
16/05/1916 - Assinado o Acordo Sykes-Picot, um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio, considerando-se a hipótese de derrota do Império Otomano na Primeira Guerra -
04/08/1914 - A Grã-Bretanha entra na Primeira Guerra Mundial declarando guerra contra a Alemanha, após a Alemanha ter se recusado a honrar a neutralidade da Bélgica. A Alemanha invade a Bélgica, a Grã-Bretanha da um prazo para sua retirada e quando term -
06/08/1911 - Nasce Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana -
22/01/1901 - Morre a rainha Vitória da Inglaterra, falecendo após 63 anos de reinado -
04/08/1900 - Nasce Elizabeth, rainha-mãe da Inglaterra -
09/06/1898 - Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos -
02/03/1882 - Roderick Maclean tenta assassinar a rainha Vitória em Windsor -
02/01/1872 - Brigham Young, líder da Igreja Mórmon, é preso nos Estados Unidos por ter se casado com 25 mulheres -
29/03/1871 - O Royal Albert Hall, em Londres, é inaugurado pela Rainha Vitória -
01/07/1867 - O Canadá obtém independência política -
29/03/1867 - A Rainha Vitória assina os “Atos da América do Norte Britânica” que criam o Domínio do Canadá em 1º de julho -
14/12/1861 - Morre Alberto de Saxe-Coburg-Gotha, marido e consorte da Rainha Vitória -
28/03/1854 - Guerra da Criméia: França declara guerra à Rússia -
27/03/1854 - Guerra da Criméia: O Reino Unido declara guerra à Rússia -
23/08/1839 - A Grã-Bretanha se apossa de Hong Kong durante a guerra contra a China -
20/06/1837 - A Rainha Vitória ascende ao trono britânico -
01/08/1834 - A escravatura é abolida no Império Britânico -
19/07/1821 - Jorge IV é coroado Rei do Reino Unido e Hannover -
29/01/1820 - Falece o rei britânico Jorge III. Ele reinou seu país durante as Revoluções norte-americana e Francesa -
11/05/1812 - Primeiro-ministro da Grã-Bretanha é assassinado -
11/03/1810 - Depois do divorcio de Josefina de Beauharnais, Napoleão Bonaparte casa-se por procuração com Maria Luisa da Áustria. A cerimônia acontece em 1º de abril -
25/03/1802 - A Paz de Amiens é assinada como um "Tratado de Paz Definitivo" entre a França e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda -
09/03/1796 - Napoleão Bonaparte, futuro imperador da França, casa-se com Josefina de Beauharnais. Em 1809, o casal se divorcia -
16/10/1793 - Morre na guilhotina, Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, rainha de França -
02/11/1755 - Nasce Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, futura rainha de França -
04/06/1738 - Nasce o rei britânico Jorge III -
01/08/1714 - George I ascende ao trono da Grã-Bretanha. -
26/03/1707 - Ratificação do “Tratado de União de 1707”, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha” -
25/03/1707 - O 'Ato da União' agrupa os reinos da Inglaterra e Escócia no Reino da Grã-Bretanha -
08/03/1702 - A rainha Anne chega ao trono na Inglaterra, após a morte de Guilherme III -
05/11/1688 - Revolução Gloriosa: Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime -
10/05/1655 - A Jamaica é conquistada pela Grã-Bretanha -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
25/11/1615 - Filipe IV da Espanha casa-se com Isabel de Bourbon -
13/05/1568 - Rainha da Escócia é derrotada pela Inglaterra -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
17/11/1558 - Elizabeth I torna-se rainha e é a última representante da dinastia Tudor a ocupar o trono da Inglaterra -
16/07/1557 - Morre Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
05/09/1548 - Morre Catarina Parr, última mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
12/07/1543 - Sexto e último casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina Parr -
09/07/1540 - O rei da Inglaterra, Henrique VIII, tem seu casamento de 6 meses com Anne de Cleves, sua quarta esposa, anulado -
17/12/1538 - O papa Paulo III publica uma bula chamada 'Cum redemptor noster", renovando a excomunhão do Rei da Inglaterra, Henrique VIII, por sua separação de Catarina de Aragão. -
19/05/1536 - Ana Bolena, a segunda esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra, é decapitada, após ter sido acusada de adultério e traição -
17/05/1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII da Inglaterra é dissolvido -
15/05/1536 - Ana Bolena é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês -
02/05/1536 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é presa na Torre de Londres, acusada de adultério, incesto e alta traição -
07/01/1536 - Morre Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
07/09/1533 - Nasce a futura rainha inglesa Elizabeth I -
11/07/1533 - O Papa Clemente VII excomunga Henrique VIII. O rei inglês decidiu divorciar-se de sua esposa Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O Papa não aceitou o pedido de divórcio e isto precipitou a excomunhão de Henri -
01/06/1533 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é coroada como Rainha Consorte da Inglaterra -
23/05/1533 - É anulado o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Cinco dias depois, o arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido. -
25/01/1533 - É divulgado o casamento do rei Henrique VIII com Ana Bolena. A cerimônia secreta ocorreu em 14 de novembro de 1532 -
14/11/1532 - O rei inglês Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. A filha do casal foi futuramente coroada rainha Elizabeth I -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
22/09/1515 - Nasce Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
11/06/1509 - Henrique VIII casa-se com Catarina de Aragão -
16/12/1485 - Nasce em Alcalá de Henares na Espanha, Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
21/05/1471 - O rei Henrique VI da Inglaterra é morto -
30/10/1470 - Henrique VI da Inglaterra é reinvestido como rei, após a vitória do seu general Ricardo Neville, Conde de Warwick sobre Eduardo IV de Inglaterra -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
23/04/1445 - Henrique VI da Inglaterra casa com Margarida de Anjou -
16/12/1431 - Henrique VI da Inglaterra é coroado Rei da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses -
06/11/1429 - Coroação de Henrique VI da Inglaterra -
06/12/1421 - Nasce Henrique VI, futuro Rei da Inglaterra, França e Lorde da Irlanda -
13/10/1399 - Coroação de Henrique IV da Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte -
18/10/1216 - Morre João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
06/04/1199 - Morre Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
04/02/1194 - Henrique VI da Alemanha liberta o rei inglês Ricardo, Coração de Leão, que havia sido capturado durante a Terceira Cruzada -
08/06/1191 - Ricardo, Coração de Leão, chega a Terra Santa para sua cruzada -
03/09/1189 - Ricardo, Coração de Leão, é coroado Rei da Inglaterra, em Londres -
24/12/1166 - Nasce João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
08/09/1157 - Nasce Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
23/11/0955 - Morre o Rei Edred da Inglaterra