Últimas notícias
Hoje na história
RSSInicia-se o segundo mandato de Indira Gandhi como Primeira-Ministra da Índia
Indira Priyadarshini Gandhi, em hindi इन्दिरा प्रियदर्शिनी गान्धी, (Allahabad, 19 de novembro de 1917 — Nova Deli, 31 de outubro de 1984) foi primeira-ministra da Índia entre 19 de janeiro de 1966 e 24 de março de 1977 e entre 14 de janeiro de 1980 e 31 de outubro de 1984.
Biografia
Filha de Jawaharlal Nehru, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi, que havia mudado seu sobrenome para "Gandhi" por razões políticas.
Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas ações provaram o contrário.
Mahatma Gandhi jejuando, foto da década de 1920, a criança ao lado é Indira Gandhi.
Filiou-se em 1939 ao Partido do Congresso Nacional Indiano, e passou mais de um ano presa por atividades durante a guerra. Seus primeiros anos na política foram dedicados a ajudar o pai, Nehru, primeiro-ministro, exercendo o cargo de presidente do Congresso (1959-60). Tornou-se ministra da Informação e Radiodifusão no gabinete de Lal Bahadur Shastri, e em 1966, após a morte deste, foi escolhida para suceder-lhe como primeiro-ministro, depois de breve interinidade exercida por Gulzarilal Nanda.
Durante os anos seguintes esteve engajada em uma prolongada rixa com a velha liderança do Congresso, mas derrotou-os com a ajuda da ala esquerdista, em 1969-70. Como Primeiro Ministro, Indira usou com cuidado os instrumentos de que dispunha para consolidar seu poder e autoridade. Usando seu poder de nomeações, criou gabinetes notoriamente débeis. Criou seu próprio partido do Congresso, depois da cisão de novembro de 1969, dentro do partido do Congresso Nacional Indiano.
Reeleita em 1971 — depois de campanha feroz nos moldes de sua conhecida plataforma socialista com o slogan célebre (garibi hatao ou expulsar a pobreza) — conseguiu melhorar a sorte de seu próprio governo com os êxitos da Guerra Indo-Paquistanesa de 1971, contra o vizinho Paquistão, apoiado pelos Estados Unidos da América, em Bengala do Leste, onde a intervenção da Índia permitiu aos separatistas locais coroar sua própria guerra de independência de nove meses com a criação de uma república independente, o Bangladesh. Depois de invadir o Paquistão Oriental, o exército indiano não derrotou o Paquistão porque a Índia tinha aceitado a ideia do Paquistão, após a partilha. O presidente estadunidense Richard Nixon numa mensagem para Indira, despachou o porta-aviões USS Enterprise para a baía de Bengala, mas o exército indiano em breves dias já terminara seus assuntos no Paquistão do Leste. Além do mais, a União Soviética tinha oferecido auxílio, em caso de confrontação com os Estados Unidos.
Indira Gandhi e Richard Nixon em 3 de novembro de 1971.
O apoio norte-americano ao Paquistão deve ser encarado pelo prisma da Guerra Fria. O Paquistão era aliado dos Estados Unidos e a Índia vista como próxima a Moscou, embora oficialmente não-alinhada. A Índia retirou suas forças do Paquistão ocidental, mas já estava criada a República do Bangladesh. Pode-se considerar que foi uma derrota para os Estados Unidos e seu aliado Paquistão, tendo provocado uma onda de orgulho na Índia. Indira foi adorada pelas massas, depois da vitória e um dos inquéritos do instituto Gallup a mostrava como a pessoa no Governo mais admirada do mundo.
Após a bem-sucedida guerra indo-paquistanesa de 1971, sua popularidade subiu no auge, tendo depois declinado na década de 70. Quando ameaçada com a perda de sua posição por um processo jurídico em função de atividades eleitorais ilegais, declarou estado de emergência (1975-77) e governou a Índia ditatorialmente, auxiliada por apaniguados, como seu filho mais novo, Sanjay.
Após a derrota nas eleições de 1977 para Morarji Desai, sua carreira parecia estar encerrada, mas em 1979 a sua facção no Partido do Congresso reelegeu-a e ela governou até ser assassinada, em 31 de outubro de 1984, por um extremista sikh. Em (1983-84) foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz. O seu filho mais velho, Rajiv Gandhi (1944-1991) sucedeu-lhe como primeiro-ministro.
A Indira atribui-se a nacionalização dos bancos na Índia, o que os economistas da época desaconselhavam, mas que conseguiu a aprovação das massas, reflexo da fúria do povo comum no momento em que diversos bancos particulares tinham falido e arrastado os depósitos do povo, que recebera apenas uma fração. Numerosos bancos particulares eram operados por companhias holding, com interesses variadíssimos, de modo que o povo achava que o dinheiro depositado não estava sendo bem usado. A rede nacionalizada criada por Gandhi criou as instituições de sucesso de hoje, que recebem a confiança geral. Indira tomou também a medida corajosa de fazer cessar as pensões particulares como os pagamentos a título pessoal feitos aos Estados principescos, que ela considerava anacrônicos, dado o caráter democrático do país após sua independência.
Outro sucesso foram seus esforços em prol de autossuficiência alimentar para a India em cereais - a Revolução Verde. As iniciativas de seu Governo para diversificar e aumentar as colheitas em todo o país acabaram com a dependência da Índia em importações de cereais. O sucesso da Revolução Verde levou seu partido, o do Congresso, a vencer de modo arrasador as eleições legislativas de 1972 em diversos estados.
Indira Gandhi é também considerada a iniciadora do programa nuclear indiano. A Índia fez seu primeiro teste nuclear em 1974, teoricamente para propósitos pacíficos. A segunda série de testes em 1998 levou ao reconhecimento das capacidades nucleares do país.
Emergência ou estado de sítio
Seus adversários alegaram que seu partido praticara fraude eleitoral para vencer as eleições de 1971. Em junho de 1975, a Alta Corte de Allahabad considerou-a culpada de fraude eleitoral e ordenou que perdesse seu assento no Parlamento e fosse proibida de se candidatar por mais seis anos. Em vez de enfrentar a acusação, Indira declarou estado de sítio ou emergência na Índia, e, em suas próprias palavras, «deu uma parada na democracia».
Invocando o artigo 352 da Constituição Indiana, arrogou-se poderes extraordinários, reduziu as liberdades civis e perseguiu a oposição, no que foi apoiada por Madre Teresa. Líderes de partidos rivais foram presos, a eletricidade cortada nos jornais da oposição. Assembleias oposicionistas foram dissolvidas, suspensas indefinidamente. Indira editou leis cada vez mais duras e emendas constitucionais que passaram pelo Parlamento com pouca discussão e sem debate.
Indira tentou reescrever as leis do país com ajuda do Parlamento, maneira de se proteger de perseguição legal quando o estado de emergência terminasse. As reformas foram enormes, mas ela cada vez queria mais, de modo que usou o presidente Fakhruddin Ali Ahmed para promulgar «leis extraordinárias» acima do Parlamento, permitindo que ela governasse por decreto.
Anos posteriores
Os anos seguintes de seu Governo ficaram marcados por um rompimento grave nas relações entre os hindus e sikhs que levariam finalmente a seu assassinato. Alarmados com o aumento de popularidade de um líder missionário Sikh, figura altamente politizada, Sant Jarnail Singh Bhindranwale, os líderes da Índia mais se perturbaram com a proclamação por parte dele de que os Sikhs eram comunidade soberana que devia se autogovernar.
Temendo o apoio do Paquistão ao movimento, em junho de 1984 Gandhi ordenou a Operação Estrela Azul, um assalto militar ao santuário sagrado em Amritsar intitulado Harmindar Sahib ou Templo de Ouro, templo mais importante de prece para os Sikh, que fora ocupado por Sant Jarnail Singh e seus partidários e militantes e transformado em esconderijo secreto de armas. Gandhi deu ordem ao Exército para irromper pelo santuário e os ocupantes recusaram-se a sair. Na luta que se seguiu houve 83 soldados e 493 ocupantes mortos, incluindo os líderes, além de numerosos feridos.
Os Sikhs encheram-se de raiva com a dessagração do santuário e sua alienação teve consequências dramáticas, pois em 31 de outubro de 1984 Indira Gandhi foi assassinada por seus dois guarda-costas Sikh, Beant Singh e Satwant Singh, morrendo minutos depois de entrar no All India Institute for Medical Sciences (AIIMS), em Nova Délhi.
Simulação artística do assassinato de Indira Gandhi por seus dois guarda-costas sikhs.
Beant Singh foi morto durante o assassinato e Satwant Singh condenado a morrer enforcado em 1988. Em New Délhi, irromperam motins anti-Sikh em que mais de dois mil sikhs inocentes morreram. Muitos membros do partido do Governo e do Congresso estiveram implicados nos motins, alguns ainda aguardam julgamento nos tribunais. Indira parece ter tido uma premonição de sua morte pois na própria noite em que morreu, num discurso, disse: "I don't mind if my life goes in the service of the nation. If I die today, every drop of my blood will invigorate the nation», ou seja, «Não me importa se perco a vida ao serviço da nação. Se morrer hoje, cada gota de meu sangue revigorará a nação».
Seu corpo foi cremado em 3 de novembro de 1984 em Raj Ghat. Seu funeral foi transmitido ao vivo em emissoras nacionais e internacionais, incluindo a BBC.
Herança
Até hoje a herança de Indira como primeira-ministra é controversa. Embora tenha tido forte personalidade, e seu governo tenha sido popular sobretudo nas camadas jovens e mais pobres, é muito discutível sua decisão de declarar o estado de sítio apenas para escapar de ser processada. E até hoje numerosos sikhs ainda se ressentem do que consideram o mais sangrento genocídio da Índia.
Selo da União Soviética em homenagem a Indira Gandhi após sua morte.
Seus dois filhos, Sanjay e Rajiv, envolveram-se na política. Sanjay Gandhi morreu num acidente aéreo (possivelmente projetado para acontecer) em junho de 1980. Rajiv Gandhi entrou para a política em fevereiro de 1981 e se tornou primeiro-ministro por ocasião da morte da mãe, e em 21 de maio de 1991, ele próprio teve fim semelhante, assassinado por militantes estrangeiros do LTTE. Sua viúva, a italiana Sonia Gandhi (portanto, nora de Indira), chefiou uma coalizão de seu partido (Congresso) que em si próprio era inédita na história do Partido, e conseguiu surpreendente vitória nas eleições de 2004 Lok Sabha, afastando Atal Bihari Vajpayee e sua Aliança Democrática Nacional (NDA). Sonia Gandhi não aceitou a oportunidade de assumir o cargo de primeiro-ministro, de modo que Manmohan Singh, um sikh, aceita o cargo, passando assim a comandar o país.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
01/10/2017 - Acontece o Tiroteio de Las Vegas Strip, até então o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos -
25/04/2015 - Terremoto de magnitude 7.8 na escala de Richter provoca grande destruição e milhares de mortos no Nepal -
08/04/2013 - Morre Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', ex primeira-ministra britânica. -
07/04/2011 - Massacre no Realengo - RJ: O estudante Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, mata doze alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira -
12/03/2010 - O cartunista Glauco e seu filho Raoni são brutalmente assassinados em Osasco, São Paulo -
26/02/2010 - Eliseu Santos, ex-vice prefeito e então secretário municipal da Saúde de Porto Alegre-RS, é brutalmente assassinado ao sair de um culto evangélico -
11/03/2009 - Jovem mata quinze pessoas num massacre que começou na escola de Winnenden (sudoeste da Alemanha) e no final do qual se suicidou -
26/11/2008 - Atentados terroristas atingem a cidade de Mumbai, na Índia, causando a morte de pelo menos 195 pessoas e ferindo centenas -
24/09/2008 - Taro Aso torna-se primeiro-ministro do Japão -
22/05/2008 - Após 20 anos, Indiana Jones regressa com a estreia de “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull” (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) -
27/12/2007 - A ex-premiê Benazir Bhutto morre em atentado suicida no Paquistão -
26/09/2006 - Shinzo Abe torna-se primeiro-ministro do Japão -
26/09/2006 - Yasuo Fukuda torna-se primeiro-ministro do Japão -
04/01/2006 - Ariel Sharon sofre um acidente vascular cerebral -
22/11/2005 - Angela Merkel torna-se a primeira mulher a ser Chanceler da Alemanha -
22/07/2005 - O brasileiro Jean Charles de Menezes é executado pela polícia britânica -
15/02/2005 - Severino Cavalcanti vence o candidato oficial do governo Lula (Luiz Eduardo Greenhalg) no pleito para presidente da Câmara dos Deputados brasileira -
14/02/2005 - O antigo primeiro-ministro do Líbano Rafik Hariri é morto num atentado a bomba em Beirute -
20/11/2004 - Morre Celso Monteiro Furtado, economista brasileiro -
15/08/2004 - Atentado mata 15 no dia nacional indiano -
22/03/2004 - Ahmed Yassin, co-fundador e líder do grupo palestino Hamas e seus guarda-costas são mortos na Faixa de Gaza atingidos por mísseis Hellfire lançados por um helicóptero AH-64 Apache da Força Aérea Israelense -
20/01/2002 - Celso Daniel é encontrado morto -
10/09/2001 - O Prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, é assassinado com quatro tiros -
08/07/2001 - Inglaterra mergulha no ódio racial. Cidade de Bradford é palco de um dos piores distúrbios raciais já vistos no país, que deixou 140 feridos -
26/04/2001 - Junichiro Koizumi torna-se primeiro-ministro do Japão -
06/02/2001 - Ariel Sharon é eleito Primeiro-Ministro de Israel -
19/01/2000 - Morre o ex-premiê italiano Bettino Craxi -
17/05/1999 - Ehud Barak é eleito Primeiro-Ministro de Israel -
26/08/1997 - A Justiça liberta Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha. Ele fora condenado em agosto de 1967 a 351 anos de prisão -
15/07/1997 - O estilista italiano Gianni Versace é morto a tiros na saída de sua casa em Miami -
23/02/1997 - O professor palestino Ali Hassan Abu Kamal mata uma pessoa e fere outras seis ao abrir fogo no 86º andar do edifício Empire State Building em Nova Iorque -
05/11/1996 - Benazir Bhutto é destituída do cargo de primeira-ministra do Paquistão em seu segundo mandato, desta vez pelo presidente Farooq Leghari, sob acusações de corrupção e improbidade administrativa e pela morte -
18/01/1996 - O partido socialista da Grécia escolhe Costas Simitis como o novo primeiro-ministro do país, substituindo Andréas Papandréu -
03/10/1995 - O astro americano, O. J. Simpson, é declarado inocente pelo assassinato de sua ex-mulher Nicole, e do amigo dela Ronald Goldman -
26/09/1994 - Início do julgamento do ator norte-americano O. J. Simpson -
12/06/1994 - Ex-esposa de O. J. Simpson, Nicole Brown e seu amigo Ronald Goldman, são assassinados -
23/03/1994 - Luis Donaldo Colosio, o candidato do partido PRI à presidência do México, é assassinado durante uma passeata na cidade de Tijuana -
19/10/1993 - Benazir Bhutto toma posse como primeira-ministra do Paquistão para seu segundo mandato. Ela foi a primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno -
11/01/1993 - Hindus atacam muçulmanos em Bombaim -
28/12/1992 - Daniella Perez, atriz brasileira, é brutalmente assassinada -
08/10/1992 - Morre Willy Brandt, político alemão -
21/05/1991 - Rajiv Gandhi é assassinado -
22/11/1990 - Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeira-Ministra após 11 anos e meio de mandato -
10/11/1990 - Chandra Shekhar se torna o novo primeiro-ministro da Índia -
06/08/1990 - Benazir Bhutto é destituída do cargo de primeira-ministra do Paquistão em seu primeiro mandato, sob acusação de abuso de poder, nepotismo e corrupção. -
09/08/1989 - Darli Alves da Silva e seu filho Darci foram declarados autores do assassinato do líder sindical Chico Mendes -
17/01/1989 - Patrick Purdy, mata cinco estudantes em Stockton, Califórnia, no que ficou conhecido como “O Massacre Stockton” -
16/11/1988 - Benazir Bhutto vence as eleições diretas no Paquistão e torna-se a primeira mulher a governar um país muçulmano -
31/10/1984 - A Primeira Ministra indiana Indira Gandhi é morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa -
21/10/1984 - Golpe Militar de 1964: uma explosão ocorreu em um comitê da Aliança Democrática, em Porto Alegre -
09/06/1983 - Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, é reeleita nas eleições que confirmam a grande popularidade dos conservadores na Grã Bretanha -
06/03/1983 - É eleito Helmut Kohl, do Partido Democrata Cristão, para o cargo de chanceler da República Federal da Alemanha -
24/03/1980 - Um dos mais respeitados líderes da igreja católica romana em El Salvador, o arcebispo Oscar Arnulfo Romero é morto a tiros por pistoleiros enquanto celebrava uma Missa em São Salvador -
14/02/1979 - O embaixador dos Estados Unidos no Afeganistão, Adolphe Dubs, é morto quando tropas de segurança tentam libertá-lo de seus seqüestradores -
13/10/1978 - O presidente Ernesto Geisel revogou o AI-5 e criou, finalmente, condições para a abertura política rumo à redemocratização -
09/05/1978 - Encontrado o corpo de Aldo Moro, cinco vezes primeiro-ministro da Itália -
16/03/1978 - Aldo Moro é sequestrado na Itália pelo grupo terrorista 'Brigadas Vermelhas' e mais tarde assassinado -
12/10/1977 - O presidente Geisel se mobiliza para controlar a repressão política e exonera o ministro do Exército, Sylvio Frota -
24/12/1976 - Takeo Fukuda se torna o novo primeiro-ministro japonês -
17/01/1976 - Ditadura militar de 1964: o metalúrgico Manuel Fiel Filho é assassinado no DOI-Codi, gerando nova onda de protestos internacionais -
04/12/1975 - Morre Hannah Arendt, teórica política alemã -
25/03/1975 - O rei Faisal da Arábia Saudita é assassinado por um sobrinho que sofria de doença mental. O sobrinho foi decapitado meses depois -
01/12/1973 - Morre David Ben-Gurion, Primeiro-ministro de Israel -
19/04/1973 - Fundado o Partido Socialista em Portugal -
01/12/1972 - Morre Antonio Segni, político italiano -
04/12/1971 - II Guerra Indo-Paquistanesa (1971): a Índia invade o Paquistão -
03/12/1971 - II Guerra Indo-Paquistanesa (1971): a Força Aérea Paquistanesa ataca bases indianas -
11/10/1970 - Ministro trabalhista de Quebec é assassinado -
11/08/1970 - Nasce Daniella Perez, atriz brasileira -
01/06/1970 - É assassinado pelos Montoneros Pedro Eugenio Aramburu, ex-presidente argentino -
17/03/1969 - Golda Meir torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro de Israel -
10/03/1969 - James Earl Ray declara-se culpado pelo assassinato de Martin Luther King Jr. Dias depois, ele negou o seu envolvimento na morte deste grande líder negro norte-americano -
22/11/1966 - Os membros da Comissão Warren se opõem à abertura de um novo inquérito sobre o assassinato de John F. Kennedy -
19/01/1966 - Indira Gandhi é eleita primeira-ministra da Índia -
24/01/1965 - Morre Winston Churchill, estadista e primeiro-ministro britânico e um dos líderes das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, falece em Londres aos 90 anos de idade -
24/11/1963 - Lee Harvey Oswald acusado de ter assassinato o presidente Kennedy, é morto a tiro por Jack Ruby na sede da policia de Dallas -
22/11/1963 - John F. Kennedy, presidente norte-americano, é assassinado em Dallas, no Texas -
02/11/1963 - O presidente sul-vietmanamita Ngo Dihn Diem é assassinado em um golpe militar -
31/05/1962 - A Federação das Índias Ocidentais deixa de existir -
30/05/1961 - Rafael Trujillo, o ditador da República Dominicana, é assassinado -
20/01/1961 - John Fitzgerald Kennedy assume como o 35º presidente dos Estados Unidos -
23/03/1956 - O Paquistão torna-se a primeira república islâmica do mundo -
12/09/1953 - John Fitzgerald Kennedy, futuro presidente norte-americano, se casa com Jacqueline Lee Bouvier -
21/06/1953 - Nasce a ex-premiê paquistanesa, Benazir Bhutto, primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um Estado muçulmano moderno -
30/01/1948 - O líder pacifista Mahatma Gandhi é assassinado a tiros, em Nova Déli -
25/01/1948 - David Ben-Gurion torna-se Primeiro-Ministro de Israel -
13/01/1948 - O Mahatma Gandhi inicia um jejum em protesto contra as violênicas cometidas por indianos e paquistaneses -
15/08/1947 - Independência da Índia, com o fim do reinado britânico sobre a região -
08/06/1946 - Sukarno, presidente da Indonésia, conclamava seu povo a resistir contra os holandeses, lutando pela independência -
07/04/1945 - Fundada a UDN - União Democrática Nacional -
24/02/1945 - O primeiro-ministro egípcio, Ahmed Maher Pasha é morto a tiros logo após ler a declaração de guerra contra Alemanha e Japão, durante a Segunda Guerra Mundial -
13/07/1942 - Nasce Harrison Ford, ator norte-americano -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
03/03/1939 - Em Bombaim, Mohandas Gandhi inicia jejum em protesto ao governo autocrático da Índia -
01/04/1937 - A Birmânia se separa da Índia -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
30/01/1933 - Na Alemanha, o presidente Paul von Hindenburg designa Adolf Hitler como chanceler -
04/03/1931 - O Vice-Rei britânico e Governador Geral da Índia, Edward Frederick Lindley Wood, assina um acordo com Mahatma Gandhi, pondo fim ao monopólio estatal do sal com o objetivo de evitar a continuação de um movimento de desobediência civil -
26/07/1930 - João Pessoa é assassinado no Recife. Seu assassinato, que foi um crime passional, serve de pretexto para a Revolução de 1930 -
12/03/1930 - Na Índia, Gandhi, líder político e espiritual do movimento de independência do seu país, lidera uma marcha popular em direção ao mar, buscando contestar o monopólio britânico do sal -
13/10/1925 - Nasce Margaret Thatcher, política britânica, primeiro-ministro de 1979 a 1990 -
24/06/1922 - Nacionalistas alemães assassinam o ministro alemão das relações internacionais Walther Rathenau -
18/03/1922 - O líder nacionalista indiano Mahatma Gandhi é condenado a 6 anos de prisão por ter liderado uma desobediência civil contra o colonizador britânico -
26/08/1921 - O pacifista Matthias Erzberger, signatário do armistício da Primeira Guerra, é assassinado por dois integrantes da Organisation Consul, de extrema direita. -
26/07/1920 - Nasce Celso Monteiro Furtado, economista brasileiro -
14/06/1920 - Morre Max Weber, sociólogo alemão autor de ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ -
13/04/1919 - Acontece o 'Massacre de Amritsar' onde soldados britânicos matam 379 pessoas e ferem outras 1200 na Índia -
14/12/1918 - O presidente de Portugal Sidonio Paes é assassinado -
19/11/1917 - Nasce Indira Gandhi, futura Primeira Ministra da índia -
29/05/1917 - Nasce em Brookline, Massachusetts, John Fitzgerald Kennedy, futuro presidente norte-americano, que viria a ser assassinado em Dallas, no Texas -
31/03/1917 - Os Estados Unidos da América tomam posse das Índias Ocidentais Dinamarquesas depois de pagarem US$ 25 milhões à Dinamarca e renomear o território como Ilhas Virgens Americanas, por considerá-lo estratégico para a proteção do Canal do Panamá -
23/09/1916 - Nasce Aldo Romeo Luigi Moro, político italiano -
28/06/1914 - O arquiduque Francisco Ferdinando de Habsburgo é assassinado em Sarajevo, num incidente que deflagraria a primeira guerra mundial -
18/12/1913 - Nasce Willy Brandt, político alemão -
22/02/1913 - Francisco I. Madero, presidente revolucionário do México, é assassinado por militares, juntamente com o vice-presidente Pino Suarez -
12/11/1912 - O primeiro-ministro espanhol José Canalejas é assassinado por um anarquista chamado Manuel Pardinas -
26/10/1909 - O Príncipe Ito Hirobumi, ex-premier japonês e presidente geral da Coreia, é assassinado por um nacionalista coreano -
14/10/1906 - Nasce Hannah Arendt, teórica política alemã, autora do livro Eichmann em Jerusalém onde cunhou a famosa expressão "a banalidade do mal -
11/12/1904 - Nasce Felix Nussbaum, pintor alemão, que foi assassinado no campo nazista de Auschwitz -
06/09/1901 - Na cidade de Búfalo, no estado de Nova Iorque, Leon Czolgosz, um anarquista, atira contra o presidente McKinley, dos Estados Unidos, que morre dias depois -
10/09/1898 - O anarquista italiano Luigi Luccheni assassina em Genebra a imperatriz da Áustria, Elizabeth de Wittelsbach, "Sissi", esposa de Franz Joseph I -
30/07/1898 - Morre Otto von Bismarck, estadista alemão -
18/03/1890 - Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II -
09/11/1888 - Jack, o Estripador, faz sua quinta vítima, Mary Jane Kelly -
30/09/1888 - Jack, “o Estripador”, assassina mais duas mulheres, Elizabeth Stride e Catherine Eddowes, em Londres -
08/09/1888 - Jack, o Estripador, faz sua segunda vítima, Annie Chapman -
31/08/1888 - Mary Ann Nicholls é encontrada morta em Londres. Ela é considerada a primeira vítima de “Jack, o Estripador” -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
16/10/1886 - Nasce David Ben-Gurion, Primeiro-ministro de Israel -
24/04/1884 - Proteção imperial alemã sobre África do Sudoeste, hoje Namíbia -
09/04/1883 - O comerciante Adolf Lüderitz iniciou oficialmente a política colonialista alemã ao estabelecer-se na atual Namíbia -
24/01/1878 - Nasce João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, político pernambucano -
02/10/1869 - Nasce o líder pacifista Mahatma Gandhi em Porbandar, estado de Gujarat, Índia -
08/06/1867 - Elizabeth (Sissi) e seu marido Francisco José I, imperatriz e imperador da Áustria, são coroados como Rainha e Rei apostólico da Hungria -
21/04/1864 - Nasce Karl Emil Maximilian Weber, sociólogo alemão autor de ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ -
14/01/1860 - Siemens termina cabo submarino entre Egito e Índia -
10/05/1857 - Acontece a Revolta dos Sipais, na Índia -
24/04/1854 - A Imperatriz Sissi da Áustria se casa com Francisco José I da Áustria -
24/12/1837 - Nasce Elisabeth da Baviera, a imperatriz da Áustria e rainha da Hungria Sissi -
04/12/1829 - Na Índia, autoridades britânicas proíbem a pratica do “suttee” - a auto-incineração da viúva na pira funerária do marido -
01/04/1815 - Nasce Otto von Bismarck, estadista alemão -
23/03/1801 - Assassinato do czar Paulo I, da Rússia -
26/01/1654 - Os holandeses rendem-se no Recife, retirando-se definitivamente de Pernambuco -
26/01/1654 - Invasões holandesas do Brasil: Tratado de Taborda - capitulação neerlandesa aos portugueses assinada no Campo do Taborda, no Recife -
03/10/1653 - É encerrada a construção do Taj Mahal, o mais famoso de todos os edifícios antigos da Índia. Foi erguido como mausoléu para Arjumand Banu Bagam, esposa favorita do Imperador Sha Jahan, que morreu em 1631 -
06/04/1652 - Holandeses colonizam Cabo da Boa Esperança -
19/02/1649 - Invasões holandesas do Brasil: Segunda Batalha dos Guararapes -
18/04/1648 - Invasões holandesas do Brasil: Primeira Batalha dos Guararapes -
02/03/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife -
16/02/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda -
05/02/1599 - Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
09/11/1520 - Acontece o Banho de sangue de Estocolmo - em sueco Stockholms blodbad – onde uma centena de pessoas, principalmente membros da nobreza e do clero que apoiavam Sten Sture, o Moço, são executados -
21/07/1501 - Pedro Álvares Cabral e o que restou de sua esquadra chegam a Portugal -
16/01/1501 - Pedro Álvares Cabral e o que restou de sua esquadra começam a viagem de retorno a Portugal -
13/09/1500 - Chegaram a Calecute as 5 embarcações que restaram da esquadra de Pedro Álvares Cabral -
18/08/1500 - Assassinato de Alfonso de Aragão, segundo marido de Lucrécia Bórgia. -
09/03/1500 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral começa sua expedição à Índia que acabou por descobrir o Brasil -
15/02/1500 - Pedro Álvares Cabral é nomeado o capitão-mor de uma expedição à Índia que acabou por descobrir o Brasil -
26/01/1500 - Vicente Yáñez Pinzón, um navegador e explorador espanhol, teria descoberto a costa norte do Brasil , três meses antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. -
19/11/1499 - Vicente Yáñez Pinzón, navegador espanhol, parte da Espanha rumo ao novo continente, tendo alcançado a costa brasileira em janeiro do ano seguinte, antecedendo a Pedro Álvares Cabral, o seu descobridor oficial -
20/05/1498 - Vasco da Gama chega na Índia -
02/03/1498 - Vasco da Gama desembarca no país hoje conhecido por Moçambique, em sua viagem à Índia -
08/07/1497 - O explorador português Vasco da Gama começa a sua viagem em busca de uma rota marítima à Índia -
03/08/1492 - Cristóvão Colombo saiu do porto de Palos, na Espanha, com três navios. Em 12 de outubro, ele chegaria à costa de San Salvador, que batizaria de América -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More -
21/05/1471 - O rei Henrique VI da Inglaterra é morto -
30/10/1470 - Henrique VI da Inglaterra é reinvestido como rei, após a vitória do seu general Ricardo Neville, Conde de Warwick sobre Eduardo IV de Inglaterra -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
23/04/1445 - Henrique VI da Inglaterra casa com Margarida de Anjou -
16/12/1431 - Henrique VI da Inglaterra é coroado Rei da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses -
06/11/1429 - Coroação de Henrique VI da Inglaterra -
06/12/1421 - Nasce Henrique VI, futuro Rei da Inglaterra, França e Lorde da Irlanda