Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de janeiro de 1558.

Os huguenotes Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André La Fon redigem a Confissão da Guanabara na Ilha de Serigipe (atual Ilha de Villegagnon), Rio de Janeiro

Ilha de Villegagnon, Centro e Gloria. Detalhe de uma pintura de Louis Lebreton, 1848-50. À esquerda a Ilha de Villegagnon. Ao fundo a Igreja da Glória.

A Confissão de Fé da Guanabara foi o primeiro escrito protestante no Brasil e de todo o Continente Americano.

História

A Confissão foi redigida para responder aos questionamentos de Nicolas Durand de Villegagnon, apelidado pelo pastor Pierre Richier, em 1561, de "Caim das Américas".

O documento foi redigido em cerca de doze horas numa prisão na ilha de Serigipe (atual Ilha de Villegagnon), por Jean du Bordel, (ou Bourdel), com o auxílio de Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André la Fon. Contém dezessete artigos, refletindo a doutrina calvinista. Após a sua finalização, os seus autores foram executados. Não está claro se Jacques Le Balleur teve envolvimento na redação da Confissão, já que a data exata de sua fuga não é conhecida.

A Confissão de Fé da Guanabara foi redigida depois de 4 de janeiro e antes de 9 de fevereiro; a data exata costuma ser referida como sendo 17 de janeiro de 1558.

A sua história é relatada no capítulo "Tragédia na Guanabara", de autoria ainda não desvendada, mas supostamente escrito por Jean de Léry. Outras teses indicam o nome do pastor Pierre Richier e o do próprio Jean Crespin, editor de livros, como possíveis autores; a autoria de Léry é fundamentada, entre outros, por Frank Lestringant - e publicado no livro História dos Mártires, de Jean Crespin.

No dia 24 de março de 2007, foi inaugurado um monumento na Ilha de Villegagnon, para rememorar o acontecimento.

Fonte: Wikipédia


Tags: Confissão, Huguenote, Calvino, protestante, Guanabara






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.06

  • Dia das Nações Unidas para o Serviço Público
  • Dia de São Zeno
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia do Lavrador
  • Dia Universal Olímpico