Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de abril de 1977.

O presidente Geisel fecha o Congresso Nacional e baixa o Pacote de Abril

General Ernesto Geisel
O General Ernesto Geisel, presidente do Brasil durante o regime militar, baixa o Pacote de Abril no qual fecha o Congresso Nacional, promove a reforma do Poder Judiciário, muda o mandato presidencial para seis anos, cria a eleição indireta para 1/3 do Senado e aumenta as bancadas dos estados menos desenvolvidos. A Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido oficial do governo, sempre obteve melhores resultados eleitorais nos estados mais pobres. Por este motivo permanece até hoje um desequilíbrio entre as bancadas dos estados mais desenvolvidos em relação ao norte e nordeste do país.
Este pacote constituía numa série de leis impostas à sociedade que alteravam as futuras eleições. Uma parte dos senadores não mais seria eleita por voto direto, mas sim indicado pelo presidente da república. Esta medida visava, na época, garantir ao regime militar uma maior base de apoio no congresso nacional, principalmente no Senado onde era minoria.
Estes senadores foram apelidados de senadores biônicos aparentemente a uma alusão a uma série da televisão passada na época pela Rede Bandeirantes chamada de “O Homen de Seis Milhões de Dólares” ou também “O Homen Biônico”.
São cassados diversos parlamentares, sob as mais diversas acusações, as regras eleitorais são alteradas para forçar a vitória do partido que dá sustentação ao governo militar, a Aliança Renovadora Nacional - ARENA.

Tags: Pacote de Abril






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.04

  • Dia da Assembléia Nacional dos Índios
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Santo Apolônio
  • Dia do Livro Espírita
  • Dia Internacional do Radioamador
  • Dia Nacional do Livro Infantil