Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de janeiro de 1941.

Segunda Guerra Mundial: Tropas britânicas e australianas capturam o porto de Tobruk, na Líbia

Soldados australianos ocupam uma posição na linha de frente em Tobruk.

A Operação Compasso (em inglês: Operation Compass) foi a primeira grande operação militar dos Aliados na Campanha do Deserto Ocidental durante a Segunda Guerra Mundial. Forças inglesas e de seus Domínios atacaram e combateram as tropas italianas no oeste do Egito e no leste da Líbia entre 9 de dezembro de 1940 até 9 de fevereiro de 1941.

A operação foi um sucesso absoluto. As forças Aliadas avançaram pelo deserto egípcio até a região central da Líbia, capturando 115.000 soldados inimigos e destruindo centenas de tanques, armas pesadas e aeronaves, sofrendo apenas poucas baixas. Para os italianos fascistas, esse foi o começo de uma série de desastres militares que forçariam a intervenção de sua aliada, a Alemanha Nazista, que teria mais sucesso contra as potências ocidental.

A captura de Tobruk

O 2º e 3º Batalhões Australianos atacaram às 5h40 no dia 21 de janeiro de 1941 e depois de uma hora, a 16ª Brigada Australiana e 18 tanques romperam as linhas nazistas.

Ao amanhecer, o Major-General Della Mura, comandante da 61ª Divisão de Infantaria de Sirte, se rendeu com vários milhares de soldados. O 6º Regimento Australiano de Cavalaria chegou ao porto de Tobruk e tomou a rendição do almirante Vietina e da guarnição naval.

Fonte: Wikipédia


Tags: Segunda Guerra Mundial, Tobruk, Afrikakorps






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.09

  • Dia de Santo Almírio
  • Dia do Anjo Omael
  • Dia do Árbitro Esportivo