Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de janeiro de 1968.

Guerra da Coreia: o “navio espião” norte-americano “Pueblo” é capturado

O USS Pueblo (AGER-2)

O USS Pueblo (AGER-2) é um navio de inteligência da classe “Banner”, da US Navy, que foi abordado e capturado pela Marinha da Coreia do Norte, em 23 de janeiro de 1968, no incidente que ficou conhecido pelo nome do navio.

A Coreia do Norte declarou que o USS Pueblo se encontrava em suas águas territoriais, mas os Estados Unidos sustentam que o navio estava em águas internacionais, no momento do incidente. Mais recentemente, mais fatos vieram à luz, que indicam que a O USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte por instigação da União Soviética, que estava procurando uma máquina criptográfica a bordo, para corresponder com a chave fornecida aos soviéticos pelo espião John Walker.

O USS Pueblo, permanece na Coreia do Norte até hoje, onde virou atração turística, mas ainda tem status de navio ativo na Marinha dos Estados Unidos.


O USS Pueblo, no Rio Potong em Pyongyang, capital da Coreia do Norte em 2012.

Antes da abordagem, navios-patrulha coreanos chegaram a atirar no USS Pueblo, matando o aprendiz de bombeiro Duane Hodges. O restante da tripulação foi devolvida aos EUA quase onze meses depois de uma intensa crise com Washington. Os 83 membros da tripulação foram libertados após terem passado por campos de concentração e torturas na Coreia do Norte.

Fonte: Poder Naval


Tags: Guerra da Coreia, Coreia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, espionagem, espião






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.09

  • Dia de São Nicolau de Tolentino
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • Dia Municipal de Prevenção e Combate à Depressão