Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de janeiro de 1554.

Fundação da cidade de São Paulo por José de Anchieta e Manuel da Nóbrega

Bandeira da cidade de São Paulo

São Paulo é a capital do estado de São Paulo, sendo a mais populosa cidade de todo o hemisfério sul. A população estimada para 2007 no município foi de 10.886.518 habitantes. A área do município, ainda segundo o IBGE, é de 1.524 km² e a sua altitude média é de 760 metros. É considerada uma das principais cidades do Brasil, seja do ponto de vista social, cultural, econômico ou político. É também considerada uma cidade global alfa, sendo a 14ª cidade mais globalizada do mundo, exercendo significativa influência em âmbito regional, nacional e internacional.

Sua região metropolitana tem 19.949.261 habitantes o que a torna a sexta metrópole mais populosa do mundo. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a frase latina Non Ducor, Duco, que em português significa: não sou conduzido, conduzo.

Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do Estado, como Campinas e Santos; outras grandes cidades próximas são aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Jundiaí, Sorocaba e São José dos Campos. O total das populações dessas áreas, somadas à da capital, o chamado Complexo Metropolitano Estendido, ultrapassam 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro.

A vila de São Paulo de Piratininga teve início em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta, pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região.


Tags: Fundação, São Paulo, Anchieta, Nóbrega






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.06

  • Dia das Nações Unidas para o Serviço Público
  • Dia de São Zeno
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia do Lavrador
  • Dia Universal Olímpico