Últimas notícias
Hoje na história
RSSNa Alemanha, o presidente Paul von Hindenburg designa Adolf Hitler como chanceler
Em 30 de janeiro de 1933, o então presidente Paul von Hindenburg nomeou Adolf Hitler como chanceler da Alemanha. Poucos tinham ideia da dimensão desse fato. Propaganda nazista encenou o acontecimento como uma "tomada de poder".
Cenas sombrias ocorreram no Portão de Brandemburgo em 30 de janeiro de 1933, em Berlim. Já há horas, o chefe da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, vinha posicionando homens da tropa de assalto de Hitler próximo ao local. Mais de 20 mil membros da chamada SA (Sturmabteilung), a tropa de choque do Partido Nazista, haviam chegado durante a noite.
O início estava marcado para as 19h. Tochas foram acesas, batalhões da SA desfilavam pelo Portão de Brandemburgo. Poucas horas antes, Adolf Hitler havia alcançado seu grande objetivo: ser nomeado chanceler pelo então presidente alemão Paul von Hindenburg.
Adolf Hitler saúda espectadores da janela da Chancelaria em Berlim.
Um grande baile a fantasia
O recém-empossado chanceler alemão foi festejado por seus seguidores. De uma janela da então Chancelaria, Hilter cumprimentou os espectadores presentes. Goebbels havia planejado um gigantesco espetáculo. Ele pretendia encenar de forma dramática esse novo capítulo da Alemanha: aquela deveria ser "a noite do grande milagre". Ele havia planejado algo especial. Uma espécie de fita de fogo formada por portadores de tochas devia atravessar a cidade.
Goebbels queria criar imagens monumentais, ideais para impressionar os espectadores no cinema, já que era ali que os noticiários eram transmitidos na época. Mas os transeuntes passeavam distraídos para lá e para cá entre as formações da SA e impediram as gravações desejadas.
Goebbels ficou desapontado e reencenou as imagens mais tarde. O famoso pintor alemão de origem judaica, Max Liebermann, já tinha visto o bastante. Para o desfile de tochas dos homens da SA na frente de sua casa, o pintor escolheu palavras dramáticas: "Eu nunca conseguiria comer tanto para tudo o que gostaria de vomitar."
Como Hitler foi possível
Todo o poder era pouco para o ditador nazista.
A história da ascensão de Adolf Hitler está intimamente ligada ao declínio da República de Weimar. Desde o surgimento em 1918, ela sofria de defeitos congênitos irreparáveis – era uma democracia sem democratas. Boa parte da população rejeitava a jovem República, sobretudo a elite econômica, funcionários públicos e até mesmo políticos.
Tentativas de golpe pela direita e pela esquerda sacudiram o país. Nos primeiros cinco anos da República de Weimar, assassinatos espetaculares chocaram o país. Entre outros, as mortes dos comunistas Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, bem como o assassinato do ministro do Exterior Walther Rathenau, de origem judaica. Os criminosos provinham da ala de extrema direita.
A política da República de Weimar foi marcada pela total instabilidade. Nos 14 anos de sua existência, ela presenciou 21 diferentes governos. Entre os 17 partidos do Parlamento, encontrava-se uma série de inimigos declarados da Constituição. Com cada nova crise política e econômica, os eleitores perdiam mais e mais a confiança nos partidos democráticos.
Enquanto isso, o extremismo político vivenciava um grande crescimento. Os nazistas, pelo lado da direita, e os comunistas, pela esquerda, ganhavam cada vez mais adeptos. Por volta de 1930, a Alemanha estava à beira de uma guerra civil. Nazistas e comunistas travavam batalhas de rua. A crise econômica de 1929 piorou ainda mais a situação. Em junho de 1932, o número oficial de desempregados no país somava 5,6 milhões de pessoas.
O desejo por um líder forte
Hindenburg: militar condecorado, político de pouca visão
Em tal situação, muitos alemães ansiavam por um nome forte à frente do governo, alguém que pudesse tirar o país da crise. O presidente Paul von Hindenburg era uma dessas pessoas, para muitos, ele era uma espécie de substituto do imperador. De fato, segundo a Constituição de Weimar, o presidente do país era a instância política central. O cargo detinha uma imensa esfera de poder.
O presidente podia dissolver o Parlamento e outorgar leis por decretos emergenciais, algo que cabe normalmente a qualquer Parlamento. Hindenburg fez uso, diversas vezes, da possibilidade de governar contornando o Legislativo. No entanto, Hindenburg não tinha como cumprir o papel de salvar a Alemanha da miséria, pois já estava com 85 anos no início de 1933.
Após diversas trocas de governo, Hindenburg pretendia, na ocasião, instalar um governo estável chefiado pelos conservadores nacionalistas de direita. A princípio, ele era cético quanto à nomeação de Adolf Hitler para chefe de governo. Durante muito tempo, Hindenburg ironizou Hitler, chamando-o de "soldado raso da Boêmia" – uma alusão ao fato de que ele, Hindenburg, era um condecorado marechal de campo da Primeira Guerra Mundial, e Hitler, apenas um soldado comum.
Mas Hindenburg mudou de opinião. Pessoas próximas a ele lhe asseguraram que manteriam Hitler sob controle. Alfred Hugenberg, líder do Partido Popular Nacional Alemão, declarou: "Nós iremos enquadrar Hitler." Tinha-se um grande senso de segurança, também porque somente dois ministérios foram oferecidos aos nazistas no novo gabinete de governo. Por outro lado, Hitler e seus seguidores passaram a se apresentar propositalmente de forma moderada e a evitar alaridos.
Princípio do fim
Hitler após assumir o poder
De fato, no dia 30 de janeiro de 1933, um sonho se tornou realidade para Hitler e sua comitiva. Com alegria, Goebbels confidenciou ao seu diário: "Hitler é chanceler. Como um conto de fadas!" Na mais completa ignorância sobre Hitler e suas intenções, nomeou-se o "coveiro" da República para chanceler. Mas Hitler já havia apresentado seus planos no livro Mein Kampf. Ele escreveu que os judeus seriam "removidos" e um novo "habitat" seria conquistado "pela espada".
O dia 30 de janeiro de 1933 entrou para a história como o dia da "tomada de poder", conceito na verdade inventado pela propaganda nazista, pois a nomeação de Hitler – e essa é a verdadeira ironia da história – aconteceu de forma constitucional. Após a tomada de posse, Hindenburg falou as seguintes palavras: "E agora, meus senhores, para frente com a ajuda de Deus!"
Hindenburg não teve de presenciar que o caminho de Hitler levaria na verdade ao Holocausto e à Segunda Guerra Mundial. Ele morreu em 8 de Fevereiro de 1935. E logo Hitler mostrava quão ingênua foi a crença de que ele poderia ser controlado e neutralizado. Pouco depois de ser empossado como chefe de governo, começou em todo o país o terror das tropas de assalto da SA.
Comunistas, social-democratas e sindicalistas foram perseguidos. Em pouco tempo os primeiros campos de concentração foram instalados. Ali, os membros da SA torturavam suas vítimas, que iriam incluir, pouco tempo depois, judeus e outras pessoas consideradas indesejáveis pelos nazistas. Hitler precisou somente de poucos meses para embaralhar a República de Weimar e instalar sua ditadura.
Fonte: Deutsche Welle
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
01/06/2015 - Morre aos 106 anos Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
13/04/2015 - Morre Günter Grass, Nobel de literatura e personagem controverso -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
14/09/2006 - Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten -
01/09/2006 - Estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza do filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por “Paul Verhoeven”, e estrelado pela bela “Carice van Houten” -
28/05/2006 - Papa Bento XVI visita Auschwitz -
22/11/2005 - Angela Merkel torna-se a primeira mulher a ser Chanceler da Alemanha -
20/09/2005 - Morre Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
19/02/2004 - Simon Wiesenthal é feito cavaleiro pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em função das suas contribuições para a Humanidade -
05/07/2002 - Ex-oficial nazista é condenado à prisão -
02/04/1998 - O francês Maurice Papon é condenado a 10 anos de prisão por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele participou do governo de Vichy, na França, apoiado pelos nazistas -
05/02/1997 - Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto -
08/05/1996 - O ex-capitão nazista Erich Priebke vai a julgamento em Roma -
21/03/1994 - O filme A lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars -
11/03/1994 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas brasileiros -
22/01/1994 - A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro em três categorias -
15/12/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas norte-americanos -
30/11/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, têm sua primeira première nos Estados Unidos, em Washington, D.C. -
23/11/1992 - Na cidade de Mölln, no norte da Alemanha, um atentado racista causa a morte de três turcas -
08/10/1992 - Morre Willy Brandt, político alemão -
06/05/1992 - Morre em Paris, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
08/04/1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979 -
25/09/1991 - Morre o criminoso de guerra e carrasco nazista Klaus Barbie, um dos mais temidos oficiais da SS alemã -
07/03/1990 - Morre Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
13/06/1988 - Daimler-Benz indeniza trabalhadores forçados sob o regime nazista -
08/06/1986 - Kurt Waldheim, candidato conservador a presidência da Áustria, ganha a eleição no segundo turno -
24/04/1986 - Morre Wallis Simpson, amante e depois esposa do Duque de Windsor -
06/06/1985 - No Brasil é exumado um corpo posteriormente identificado como do nazista Josef Mengele, o “Anjo da Morte” -
31/10/1984 - A Primeira Ministra indiana Indira Gandhi é morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa -
25/04/1983 - Revista Stern publica os 'Diários de Hitler' -
06/03/1983 - É eleito Helmut Kohl, do Partido Democrata Cristão, para o cargo de chanceler da República Federal da Alemanha -
19/01/1983 - Klaus Barbie, o notório líder da SS nazista estabelecida na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, é preso na Bolívia -
10/10/1982 - O frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe” é canonizado pelo Papa João Paulo II. Kolbe foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cer -
04/10/1981 - Estreia o telefilme 'A Onda' (The Wave) -
31/03/1980 - Morre Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
14/01/1980 - Inicia-se o segundo mandato de Indira Gandhi como Primeira-Ministra da Índia -
07/02/1979 - Morre o nazista Josef Mengele, O Anjo da Morte -
01/03/1978 - Cadáver de Charles Chaplin é roubado. Ele havia sido sepultado em 27 de dezembro de 1977 no cemitério de Corsier-sur-Vevey, às margens do lago Genebra, na Suíça -
25/12/1977 - Morre Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
16/06/1977 - Morre Wernher von Braun -
04/12/1975 - Morre Hannah Arendt, teórica política alemã -
04/03/1975 - O ator Charlie Chaplin recebe o título de Cavaleiro do Império Britânico, no Palácio de Buckingham -
09/10/1974 - Morre em Frankfurt, Alemanha, Oscar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
29/08/1972 - Morre Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
19/01/1966 - Indira Gandhi é eleita primeira-ministra da Índia -
20/12/1963 - Começa na Alemanha, o 'Julgamento de Auschwitz', em que foram julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
01/06/1962 - O nazista Adolf Eichmann, depois de julgado e condenado, é enforcado -
19/12/1961 - Estréia nos cinemas norte-americanos, o filme “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer -
15/12/1961 - O nazista Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país -
11/04/1961 - Em Israel, tem início o processo contra o carrasco nazista Adolf Eichmann -
21/05/1960 - Num voo da El Al, o nazista Otto Adolf Eichmann é levado da Argentina para Israel por agentes da Mossad -
11/05/1960 - O nazista Otto Adolf Eichmann é capturado por agentes israelenses da Mossad na Argentina -
11/02/1960 - Morre Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
16/11/1959 - A peça “A Noviça Rebelde” estréia na Broadway -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
23/02/1955 - Estréia na Alemanha o filme "O General do Diabo" -
05/03/1953 - Com a idade de 73 anos, morre em Moscou, o Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética Josef Stalin -
20/08/1952 - Morre Kurt Schumacher, cientista político alemão -
23/07/1951 - Morre o Marechal Philippe Pétain, militar e estadista francês -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
08/06/1949 - O clássico livro de George Orwell “1984” é publicado -
26/02/1948 - A administração militar soviética na Alemanha ocupada, declara encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha -
09/12/1946 - Os julgamentos subsequentes de Nuremberg começam com o julgamento dos médicos, processando médicos e oficiais que supostamente estavam envolvidos nos experimentos humanos nazistas e assassinato em massa sob o pretexto de eutanásia. -
16/10/1946 - Dez criminosos de guerra nazistas, acusados de crimes contra a humanidade, são condenados à morte por um Tribunal Internacional -
15/10/1946 - Hermann Göring, militar e líder nazista, comete suicídio um dia antes de ser enforcado -
22/02/1946 - 1946: O longo telegrama que incentivou a Guerra Fria -
20/11/1945 - Começa em Nuremberg o julgamento de 24 líderes da Alemanha nazista que são acusados de crimes contra a humanidade -
14/08/1945 - Pétain é condenado à morte -
23/05/1945 - Heinrich Himmler, braço direito de Adolf Hitler e líder da GESTAPO comete suicídio na prisão -
12/05/1945 - Morre Julius Fromm, inventor da camisinha de látex -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hermann Göring, militar e líder nazista, é capturado por tropas norte-americanas -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: o colaboracionista Vidkun Quisling é preso na Noruega. -
08/05/1945 - V-E Day - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
02/05/1945 - A União Soviética anuncia a queda de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial -
01/05/1945 - Joseph Goebbels comete suicídio -
30/04/1945 - Morre Adolf Hitler, ditador nazista -
30/04/1945 - Morre Eva Braun, esposa de Adolf Hitler -
29/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas libertam o Campo de concentração de Dachau -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
28/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Chega ao fim a tirania fascista na Itália. O ditador Benito Mussolini e sua fiel amiga Clara Petacci são fuzilados por membros da resistência italiana, os 'partigiani'. Seus cadáveres foram expostos em Milão -
25/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Fecha-se o cerco a Berlim -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hitler sofre de um colapso nervoso enquanto os soviéticos lançam um ataque maciço contra Berlim, no dia 25 a cidade está totalmente cercada -
22/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Exército soviético começou a ofensiva final contra Berlim. -
11/04/1945 - Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha) -
05/04/1945 - Ao término da Segunda Guerra Mundial, forças americanas liberam o campo de extermínio nazista em Ohrdruf, na Alemanha -
29/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Último dia dos ataques das bombas voadoras V-1 na Inglaterra -
19/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler assina o Decreto Nero ordenando a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tivessem acesso às obras e às construções da era nazista -
12/03/1945 - Anne Frank, menina holandesa de religião judaica, morre de tifo no campo nazista de extermínio de Bergen-Belsen, sua adolescência e seu trágico destino ficaram mundialmente conhecidos graças a um diário pessoal enc -
02/01/1945 - Segunda Guerra Mundial: Nuremberg, Alemanha, é severamente bombardeada pelas forças aliadas -
16/12/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas -
26/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Força aérea norte-americana bombardeia Hannover na Alemanha -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler ordena a interrupção das atividades e a destruição dos crematórios de Auschwitz-Birkenau -
14/10/1944 - Morre Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
07/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Judeus iniciam um levante no campo de concentração de Birkenau -
25/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Paris é libertada do jugo nazista -
05/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Wola – Tropas alemãs massacram entre 40 e 50 mil pessoas no distrito de Wola, em Varsóvia. -
04/08/1944 - Em Amsterdã, após uma denúncia anônima, a polícia nazista arromba o anexo secreto onde vivia a família Frank e prende Anne e toda sua família. Todos são enviados para campos de concentração -
02/08/1944 - No campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau cerca de 3 mil ciganos são exterminados de uma única vez -
01/08/1944 - Anne Frank escreve pela última vez em seu diário -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
24/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Mala Zimetbaum e seu namorado Edek Galinski fogem do campo de extermínio de Auschwitz. Os dois são capturados poucos dias depois e executados. -
24/03/1944 - Segunda Guerra Mundial: num evento posteriormente dramatizado no filme “The Great Escape” (Fugindo do Inferno), 76 presos fogem do campo de prisioneiros “Stalag Luft III” -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
28/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Os "Três Grandes" reúnem-se em Teerã -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto -
15/09/1943 - Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista Republicano -
12/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Benito Mussolini é resgatado numa ousada operação dos pára-quedistas alemães comandados pelo austríaco Otto Skorzeny (Operação Eiche) -
31/08/1943 - Nazistas proíbem jornal "Frankfurter Zeitung" -
02/08/1943 - Revolta no campo de concentração de Treblinka, na Polônia: 600 fogem -
01/07/1943 - Os Judeus alemães passam a ser submetidos a vigilância policial -
03/06/1943 - Estreia no Théatre de la Cité em Paris, "As moscas", de Jean-Paul Sartre. Nazistas proíbem a peça logo após a estreia -
24/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Holocausto: Josef Mengele se torna oficial médico-chefe do campo de concentração de Auschwitz -
12/05/1943 - Segunda Guerra Mundial: Rendição do Afrika Korps na Tunísia -
13/03/1943 - Holocausto: As forças alemãs liquidam com o gueto judeu em Cracóvia e transferem os sobreviventes para Plaszow -
05/03/1943 - Segunda Guerra Mundial: estreia o mais ambicioso filme da era nazista 'As aventuras do Barão de Münchhausen' -
18/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: em um discurso no Palácio dos Esportes, em Berlim, o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, declara guerra total -
02/02/1943 - Segunda Guerra Mundial: As tropas nazistas se rendem após perder a 'Batalha de Stalingrado' -
31/01/1943 - Segunda Guerra Mundial: o marechal alemão Friedrich von Paulus se rende aos soviéticos em Stalingrado -
23/01/1943 - Quase dois meses após sua pré-estreia nos Estados Unidos o filme Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman entra em circuito comercial -
26/11/1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema -
23/11/1942 - O marechal Jukov fecha o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado -
11/11/1942 - Tropas alemãs e italianas invadem o sul da França -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
05/08/1942 - O pedagogo Janusz Korczak é deportado e morto em Treblinka -
23/07/1942 - Holocausto: é aberto o campo de extermínio de Treblinka. -
27/06/1942 - Começam a circular panfletos da resistência antinazista "Rosa Branca" -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a mais espetacular fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
14/06/1942 - Anne Frank inicia seu diário -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
15/05/1942 - Alemanha Nazista: Judeus são proibidos de ter animais domésticos -
23/04/1942 - É executada em um campo de extermínio nazista, Olga Benário Prestes, militante comunista alemã de origem judaica, esposa de Luís Carlos Prestes, líder do Tenentismo -
26/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Na Polônia, o Campo de Extermínio Auschwitz recebe seus primeiros prisioneiros femininos -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
20/01/1942 - Holocausto: oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a “Solução Final para o Problema Judaico”, o extermínio de todos os judeus da Europa -
28/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: o líder nacionalista árabe-palestino Amin al-Husayni encontra-se com Adolf Hitler para trabalhar para os nazistas -
27/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Moscou forças alemãs finalmente avançaram para a posição mais a leste que puderam alcançar -
24/11/1941 - É aberto o Campo de Concentração “Theresienstadt” numa antiga fortaleza militar na República Checa, na região de Ústí nad Labem -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
03/09/1941 - Holocausto: No campo de extermínio nazista de Auschwitz, o gás começa a ser usado para matar prisioneiros -
24/08/1941 - Adolf Hitler ordena, devido a protestos, a interrupção da Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. Mesmo assim as mortes continuam durante o res -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
31/07/1941 - Hermann Göring, entrega a Solução final, um plano para a eliminação dos judeus -
27/04/1941 - Segunda Guerra Mundial: As tropas alemãs entram em Atenas -
25/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: Num golpe de Estado, oficiais da Força Aérea Iugoslava derrubam o governo pró-eixo -
25/03/1941 - O Reino da Iugoslávia junta-se às forças do Eixo com a assinatura do Pacto Tripartite -
01/03/1941 - Segunda Guerra Mundial: a Bulgária adere ao Pacto Tripartite e se junta às forças do Eixo, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas -
19/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: Formação do comando alemão Afrika Korps -
17/02/1941 - O frade franciscano polonês 'Maximiliano Kolbe' é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/02/1941 - Segunda Guerra Mundial: O General Erwin Rommel chega a Trípoli -
26/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Jilava dá início de convulsões políticas na Romênia -
16/11/1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor -
16/11/1940 - Segunda Guerra Mundial: Inglaterra inicia o primeiro grande bombardeio a Hamburgo na Alemanha -
16/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos nazistas -
15/10/1940 - Apesar da pressão de agentes diplomáticos alemães e de organizações fascistas, Charlie Chaplin lança o seu filme O Grande Ditador -
05/09/1940 - Estreia, no Festival de Cinema de Veneza, o filme nazista "O judeu Süss" -
10/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: O regime de Vichy foi estabelecido na França -
06/07/1940 - Segunda Guerra Mundial: Primeira fuga de prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz -
22/06/1940 - A França assina o Armistício com a Alemanha Nazista. -
28/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: O Rei Leopoldo III da Bélgica se rende à Alemanha nazista -
20/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Os primeiros prisioneiros chegam ao campo de concentração de Auschwitz -
17/05/1940 - Exército alemão ocupa Bruxelas -
15/05/1940 - A Holanda se rende à Alemanha nazista -
14/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Bombardeio de Roterdã por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando mais 900 civis mortos e 85 mil desabrigados -
10/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha Nazista invade Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica, de acordo com o Plano Amarelo (Fall Gelb). -
27/04/1940 - Segunda Guerra Mundial: Heinrich Himmler, o Reichsführer da SS, deu ordens para que a área dos antigos alojamentos da artilharia do exército, no local agora oficialmente nominado Auschwitz, fosse transformada em campos de concentração -
18/03/1940 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler e Benito Mussolini travam um acordo onde o ditador fascista italiano concorda em unir-se à Alemanha nazista em sua guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
30/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Guerra de Inverno, quando a URSS invade a Finlândia -
26/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: o primeiro-ministro inglês. Arthur Neville Chamberlain declara no rádio que conhece o segredo das minas alemãs -
01/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha nazista invade a Polônia usando de forma simultânea 1.5 milhões homens, aviões da Luftwaffe, a força aérea, e sua força naval. Surge a blitzkrieg -
01/09/1939 - Criado o programa nazista Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. -
23/08/1939 - A Alemanha nazista e a União Soviética firmam um pacto de não-agressão, o que leva ao ataque alemão à Polônia -
22/07/1939 - Plínio Salgado se exila em Portugal devido a sua campanha integralista (nazi-fascista) no Brasil -
06/07/1939 - As empresas e negócios pertencentes a Judeus que ainda operavam na Alemanha foram obrigadas a fechar -
07/05/1939 - Criado o Eixo Roma-Berlim -
15/03/1939 - Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler ordena a entrada do exército alemão em Praga, na seqüência do 'Acordo de Munique' -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
26/11/1938 - Na Alemanha, Goering dá a Albert Speer o direito de preferência sobre as construções desocupadas pelas expulsões dos Judeus -
09/11/1938 - Ocorre na Alemanha a "Noite dos Cristais", em que nazistas atacam a população judaica, matando vários e queimando sinagogas -
10/10/1938 - Segunda Guerra Mundial: Entra em vigor o Acordo de Munique, a Tchecoslováquia passa ao controle alemão -
29/09/1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o 'Acordo de Munique', permitindo à Alemanha a ocupação da região dos Sudetos na Tchecoslováquia -
10/04/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss - um referendo popular avaliza a anexação austríaca com 99% de aprovação da população -
12/03/1938 - Segunda Guerra Mundial: Anschluss – o novo chanceler austríaco, Kurt Schuschnigg, negocia uma trégua com Hitler em Berchtesgaden (Baviera) -
20/02/1938 - O ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Anthony Éden, renuncia em protesto contra as políticas do primeiro-ministro Neville Chamberlain de conciliação com o ditador alemão Adolf Hitler -
10/02/1938 - Para prevenir a formação do governo com membros da organização ultra-nacionalista Guarda de Ferro, o rei Carol II da Romênia a dissolveu e instituiu uma ditadura real de vida curta -
07/02/1938 - Nazismo: Começa o julgamento do pastor Martin Niemöller -
04/02/1938 - Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs -
03/06/1937 - Duque de Windsor se casa com Wallis Simpson -
28/05/1937 - Neville Chamberlain se torna o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha. -
06/05/1937 - Dirigível Hindenburg explode no momento em que se preparava para pousar em Lakehurst nos Estados Unidos -
26/04/1937 - Guerra Civil Espanhola: bombardeiros da Legião Condor da Luftwaffe alemã reduziram a cinzas a cidade basca de Guernica. O ataque aéreo, que durou apenas três horas, matou 1.645 pessoas, retratado num famoso quadro de Pablo Picasso -
21/03/1937 - A Encíclica 'Mit brennender Sorge', onde o Papa Pio XI condena o nazismo, é lida em todas as paróquias da Alemanha após a homilia da missa matutina do Domingo de Ramos -
14/03/1937 - O Papa Pio XI condena o nazismo, na Encíclica 'Mit brennender Sorge' -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
02/12/1936 - Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura em 1929, é expatriado da Alemanha nazista -
25/10/1936 - Alemanha e Itália assinam acordo de amizade e cooperação -
05/08/1936 - Nos Jogos Olímpicos de Berlim, o atleta afro-americano Jesse Owens quebra o recorde olímpico na corrida dos 200 metros. -
01/08/1936 - Abertura, em cerimônia presidida por Adolf Hitler, dos Jogos Olímpicos de Berlim -
29/03/1936 - Na Alemanha, o ditador Adolf Hitler recebe 99% dos votos favoráveis em um referendo para ratificar a reocupação da Renânia -
07/03/1936 - Segunda Guerra Mundial: violando os tratados de Locarno e de Versalhes, a Alemanha nazista reocupa a Renânia, região situada na fronteira com a França e com os Países-Baixos -
04/03/1936 - Primeiro voo do dirigível Hindenburg, Alemanha -
15/09/1935 - As leis de Nuremberg são instituídas na Alemanha, tirando a cidadania e direitos civis dos judeus do país -
08/06/1935 - Na Alemanha Nazista artistas são expatriados -
25/05/1935 - O atleta norte-americano Jesse Owens, quebra quatro recordes mundiais -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
16/03/1935 - Adolf Hitler desfaz o Tratado de Versalhes, que havia sido assinado ao término da Primeira Guerra Mundial entre Alemanha e as forças aliadas -
09/03/1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea -
05/12/1934 - Regime nazista intervém na Justiça -
19/08/1934 - Os alemães votam para eleger Adolf Hitler para a presidência do país -
02/08/1934 - Morre Paul von Hindenburg, estadista alemão -
25/07/1934 - Nazistas assassinam ditador austríaco, Engelbert Dollfuss -
30/06/1934 - Noite das Facas Longas: Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA -
26/01/1934 - Assinado o Pacto de Não Agressão Alemão-Polonês. -
17/10/1933 - O cientista Albert Einstein, fugindo da Alemanha nazista, chega aos Estados Unidos -
14/07/1933 - Na Alemanha nazista é promulgada "Lei para prevenir doenças hereditárias" -
03/07/1933 - Adolf Hitler controlava a imprensa falada -
10/05/1933 - Bücherverbrennung: Grande queima de livros pelos nazistas -
26/04/1933 - Fundação da polícia política nazista, a Gestapo -
01/04/1933 - Adolf Hitler ordena boicote aos negócios controlados por judeus, e congela as contas bancárias dos mesmos -
29/03/1933 - A direção da UFA (produtora alemã de filmes) demite funcionários judeus -
25/03/1933 - Os sindicatos são suprimidos na Alemanha nazista -
23/03/1933 - O parlamento alemão divulgou a Lista de Habilitação, concedendo a Adolf Hitler e aos nazistas poderes ditatoriais -
21/03/1933 - Dia de Potsdam, a encenação nazista -
15/03/1933 - Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich -
13/03/1933 - O professor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
05/03/1933 - Eleições alemãs de 1933 transcorreram em clima de intimidação -
28/02/1933 - No dia seguinte ao incêndio do Reichstag (Parlamento Alemão), Adolf Hitler, então Chanceler da República de Weimar, convenceu o Presidente Paul von Hindenburg a assinar um decreto, suspendendo os direitos constitucionais de livre locomoção, liberdade de e -
28/02/1933 - Bertold Brecht foge da Alemanha nazista -
27/02/1933 - Incêndio no edifício do Reichstag, o parlamento alemão, de origem criminosa que destrói o edifício. Um holandês, anarquista e ativista possivelmente comunista de facção violenta, Marinus van der Lubbe, foi apontado como culpado do incêndio, tendo sido exe -
10/04/1932 - O Presidente alemão Paul Von Hindenburg é re-eleito. Adolf Hitler é o segundo colocado -
12/06/1929 - Nasce Annelies Marie Frank, menina holandesa de religião judaica, mais conhecida como Anne Frank -
01/10/1925 - Joseph Goebbels passa a ser um dos editores do jornal de propaganda nazista “Die Nationalsozialistischen Briefe” -
15/05/1925 - Criada a Sociedade Alemã de Radiodifusão (Reichs-Rundfunk-Gesellschaft) -
12/05/1925 - Paul von Hindenburg substitui Friedrich Ebert na presidência da Alemanha -
28/02/1925 - Morre Friedrich Ebert, o primeiro presidente da Alemanha. -
23/12/1924 - Friedrich Ebert, presidente da Alemanha, perde processo por calúnia -
01/04/1924 - Na Alemanha, Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão, após o fracassado golpe de Munique, na Baviera, conhecido como o "Putsch da Cervejaria". Ele fica detido por 9 meses e escreve o livro Mein Kampf (Minha Luta) -
26/12/1923 - Morre Dietrich Eckart, um dos membros-chave do início do Partido Nazista Alemão -
09/11/1923 - Fracassa o Putsch da Cervejaria, tentativa de golpe de Adolf Hitler. Hitler é encarcerado e na prisão, escreve Mein Kampf -
28/10/1922 - Chega ao fim a Marcha sobre Roma liderada por Benito Mussolini -
07/11/1921 - Benito Mussolini funda o Partido Nacional Fascista, uma transformação em partido dos Grupos Italianos de Combate ( “Fasci Italiani di Combattimento”) -
04/11/1921 - A Sturmabteilung (conhecida como SA) é formada oficialmente por Adolf Hitler -
12/11/1920 - Nacional-socialistas da Alemanha criam tropa de segurança -
01/04/1920 - O “Partido Operário Alemão” muda de nome para “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães” -
24/02/1920 - O partido nazista da Alemanha, liderado por Adolf Hitler, lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” alemão -
18/11/1919 - Lenda da punhalada fomenta nazismo -
28/06/1919 - Alemanha é forçada a assinar o Tratado de Versalhes -
23/03/1919 - Benito Mussolini rompe com o Partido Socialista e cria o “Fasci Italiani di Combattimento” -
11/02/1919 - Friedrich Ebert é eleito primeiro presidente da república alemã. Ele ajudou a criar a constituição Weimar que tentou unificar a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial -
12/11/1918 - No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república -
19/11/1917 - Nasce Indira Gandhi, futura Primeira Ministra da índia -
18/12/1913 - Nasce Willy Brandt, político alemão -
12/09/1913 - Nasce Jesse Owens, atleta e líder civil norte-americano -
23/03/1912 - Nasce na Prússia Wernher Magnus Maximilian von Braun -
06/02/1912 - Nasce Eva Braun, companheira de Adolf Hitler -
19/05/1909 - Nasce Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
31/12/1908 - Nasce Simon Wiesenthal, arquiteto austríaco e "caçador" de nazistas -
28/04/1908 - Nasce Oskar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto nazista -
14/10/1906 - Nasce Hannah Arendt, teórica política alemã, autora do livro Eichmann em Jerusalém onde cunhou a famosa expressão "a banalidade do mal -
23/03/1905 - Nasce Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
27/12/1901 - Nasce na Alemanha, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
30/07/1898 - Morre Otto von Bismarck, estadista alemão -
03/01/1898 - Nasce em Porto Alegre, Luís Carlos Prestes, líder comunista brasileiro -
13/10/1895 - Nasce Kurt Schumacher, cientista político alemão -
23/06/1894 - Nasce Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebeia -
08/01/1894 - Nasce Rajmund Kolbe, o frade franciscano polonês 'São Maximiliano Kolbe'. Ele foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/01/1893 - Nasce Hermann Göring, militar e líder nazista -
15/11/1891 - Nasce Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
18/03/1890 - Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II -
16/04/1889 - Nasce Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
29/07/1883 - Nasce Benito Mussolini, ditador italiano -
09/10/1881 - Nasce Victor Klemperer, professor de filologia, testemunha do Holocausto -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
04/02/1871 - Nasce Friedrich Ebert, o primeiro presidente da Alemanha. -
02/10/1847 - Nasce Paul von Hindenburg, estadista alemão -
01/04/1815 - Nasce Otto von Bismarck, estadista alemão -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More