Últimas notÃcias
Hoje na história
RSSA Virgem Maria teria aparecido a uma camponesa de 14 anos, Bernadette Soubirous, na cidade francesa de Lourdes. O local se tornou um dos maiores pontos de peregrinação do mundo
Bernadette Soubirous​, nascida Marie-Bernard Soubirous ou Maria Bernada Sobeirons em occitano (Lourdes, 7 de janeiro de 1844 — Nevers, 16 de abril de 1879) foi uma religiosa francesa, canonizada pela Igreja Católica.
Biografia
Filha de um pobre moleiro chamado Francisco Soubirous e de Luísa Castèrot, Bernadette foi a primeira de nove filhos. Na sua infância trabalhou como pastora e criada doméstica. O pai esteve preso sob a acusação de furto de farinha, contudo foi absolvido.
Durante os dez primeiros anos viveu no moinho de Boly (onde nasceu). Depois, passando por graves dificuldades financeiras, a família muda-se para Lourdes onde vive em condições de miséria, morando no prédio da antiga cadeia municipal que fora abandonado pouco tempo antes. Apesar de parecer insalubre, moravam no andar superior do edifício, o do primo de Francisco Soubirous, pai de Bernadette, junto à sua mulher e seus filhos. Era um buraco infecto e sombrio, a divisão inabitável da antiga prisão abandonada por causa da insalubridade.
Desde pequena, Bernadette teve a saúde debilitada devido à extrema pobreza de sua habitação. Nos primeiros anos de vida foi acometida pelo cólera, o que a deixou extremamente enfraquecida. Em seguida, por causa também do clima frio no inverno, adquiriu asma aos dez anos. Tinha dificuldades de aprendizagem e na catequese, o que fez com que a sua primeira comunhão fosse atrasada. Não pôde frequentar a escola e até os quatorze anos manteve-se absolutamente analfabeta.
Em Lourdes, uma cidade com população em torno de quatro mil habitantes, no dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadette disse ter visto uma aparição de Nossa Senhora numa gruta denominada massabielle, o que significa, no dialeto local - "pedra velha" ou "rocha velha" - junto à margem do rio Gave, aparição que de outra vez se lhe apresentou como sendo a Imaculada Conceição, segundo o seu relato.
Enquanto o assunto era submetido ao exame da hierarquia eclesiástica que se comportava com cética prudência, curas cientificamente inexplicáveis foram verificadas na gruta de "massabielle". Em 25 de fevereiro de 1858, na presença de uma multidão, por ocasião de uma das suas visões, surgiu sob as mãos de Bernadette uma fonte que jorra água até os dias de hoje no volume de cinco mil litros por dia.
De acordo com o pároco da cidade, padre Dominique, que bem a conhecia, era impossível que Bernadette soubesse ou pudesse ter o conhecimento do que significava o dogma da "Imaculada Conceição", então recentemente promulgado pelo Papa. Afirmou ter tido dezoito visões da Virgem Maria no mesmo local entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858.
Afirmou e defendeu a autenticidade das aparições com um denodo e uma firmeza incomuns para uma adolescente da sua idade com o seu temperamento humilde e obediente, nível de instrução e nível socioeconômico, contra a opinião geral de todos na localidade: sua família, o clero e autoridades públicas. Pelas autoridades civis foi submetida a métodos de interrogatórios, constrangimentos e intimidações que seriam inadmissíveis nos dias de hoje. Não obstante, nunca vacilou em afirmar com toda a convicção a autenticidade das aparições, o que fez até a sua morte.
Para fugir à curiosidade geral, Bernadette refugiou-se como "pensionista indigente" no hospital das Irmãs da Caridade de Nevers em Lourdes (1860). Ali recebe instrução e, em 1861, faz de próprio punho o primeiro relato escrito das aparições. No dia 18 de janeiro de 1862, Monsenhor Bertrand Sévère Laurence, Bispo de Tarbes, reconhece pública e oficialmente a realidade do fato das aparições.
Em julho de 1866 Bernadette inicia o seu noviciado no convento de Saint-Gildard e, em 30 de outubro de 1867, faz a profissão de religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers. Dedicou-se à enfermagem até ser imobilizada, em 1878, pela doença que lhe causou a morte.
Uma imensa multidão assistiu ao seu funeral no dia 19 de abril de 1879 que foi necessário ser adiado por causa da grande afluência totalmente inesperada. Em 20 de agosto de 1908, Monsenhor Gauthey, bispo de Nevers, constitui um tribunal eclesiástico para investigar "o caso Bernadette Soubirous".
Canonização
Bernadette foi canonizada em 8 de dezembro de 1933, festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio XI como Santa Bernadette de Lourdes, depois de terem sido reconhecidas pela Santa Sé a heroicidade das suas virtudes pessoais e curas milagrosas a ela atribuídas após a sua morte. Sua festa litúrgica é celebrada na Igreja Católica no dia 16 de abril. Na França, é celebrada no dia 18 de fevereiro. A ela tem sido atribuídos vários milagres. Em 1983 o Papa João Paulo II esteve em Lourdes em peregrinação e ali retornou em agosto de 2004.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Bernadette_Soubirous-sarcophagus-2.jpg/640px-Bernadette_Soubirous-sarcophagus-2.jpg
O corpo incorrupto de Santa Bernadette de Lourdes. Após quase 150 anos, não existe o mínimo sinal de putrefação.
Veneração popular
Bernadette Soubirous é, seguramente, uma das personalidades femininas mais venerada por dulia ao redor do mundo. Tal título, pode ser expresso pelo relativamente curto período tempo a qual foi sujeita às burocracias impostas pela Santa Sé para que lhe fosse autorizado o culto público legal. O fato de seu corpo incorrupto (o qual lhe rendeu o nome popular de "Santa Dormente"), seus supostos milagres não-póstumos e as crenças acerca de suas visões da Virgem Maria em Lourdes, foram fatores decisivos para que a população de Nevers, onde morreu, da França e até mesmo da Europa rapidamente a incorporassem como santa, até mesmo antes de sua morte. Pressionados pela grande massa popular que queria Bernadette canonizada, o então Papa autorizou seu culto como venerável.
Corpo incorrupto
Em 22 de setembro de 1909, trinta anos após o velório, seu cadáver foi exumado e o corpo encontrado intacto.
- Relatório dos Drs David e Jordan, que conduziram esta primeira exumação:
“O caixão foi aberto na presença do Bispo e do Prefeito de Nevers, seus principais representantes e diversos religiosos. Não notamos nenhum odor. O corpo estava vestido com o Hábito da Ordem a que pertencia Bernadette. O Hábito estava úmido. Apenas a face, mãos e antebraços estavam descobertos." "A cabeça estava inclinada para a esquerda. A face estava lânguida e branca. A pele estava apegada aos músculos e estes apegados aos ossos. As cavidades oculares estavam cobertas pelas pálpebras[...] Nariz dilatado e enrugado. Boca levemente aberta e se podia ver os dentes no lugar. As mãos, cruzadas sobre o peito, estavam perfeitamente preservadas, bem como suas unhas. As mãos seguravam um terço. Podia se observar as veias no antebraço." "Os pés estavam enrugados e as unhas intactas Quando o Hábito foi removido e o véu levantado de sua cabeça, pode se observar um corpo rígido, pele esticada[...] Seu cabelo estava com um corte curto e bem preso à cabeça. As orelhas estavam em perfeito estado de conservação[...] O abdome estava esticado, assim como o resto do corpo. Ao ser tocado, tinha um som como de papelão. O joelho direito estava mais largo que o esquerdo. As costelas e músculos se observavam sob a pele[...] "O corpo estava tão rígido que podia ser virado para um lado e para o outro[...]" Em testemunho de que temos corretamente escrito esta presente declaração, a qual representa a verdade em sua totalidade.
Nevers, 22 de setembro de 1909, Drs. Ch. David, A. Jourdan.”
Em 23 de outubro de 1909 é aberto o processo ordinário na Sagrada Congregação de Ritos, em 13 de agosto de 1913 segue-se o processo apostólico sob o controle direto da Santa Sé.
Dez anos depois da primeira exumação, em 1919, houve uma nova exumação do corpo de Santa Bernadette, conduzida pelos Doutores Talon e Comte, com a presença do Bispo da cidade de Nevers, bem como do Comissário de Polícia e representantes da municipalidade e da igreja. A situação encontrada foi exatamente a mesma da primeira exumação.
Parte do relatório do Dr. Comte, sobre esta segunda exumação:
“Deste exame, concluo que permanece intacto o corpo da Venerável Bernadette, esqueleto completo, músculos atrofiados, mas bem preservados; apenas a pele, que estava enrugada, pelos efeitos da umidade do caixão.[...] O corpo não estava em putrefação nem decomposição, o que seria esperado como normal, após quarenta anos de seu sepultamento."
Nevers, 3 de abril de 1919, Dr. Comte
A 18 de novembro de 1923 o Papa Pio XI assina o decreto que reconhece a heroicidade das virtudes de Bernadette.
Uma terceira exumação foi efetuada em 12 de junho de 1925, para a retirada das “Relíquias”, logo após sua beatificação. A canonização viria oito anos mais tarde, em 1933. Sobre esta última exumação, escreveu o Dr. Comte em seu relatório:
“Eu queria abrir o lado esquerdo do tórax para retirar algumas costelas e então remover o coração, o qual eu tinha certeza que estaria intacto. Porém, como o tronco estava levemente apoiado no braço esquerdo, haveria dificuldade em ter acesso ao coração. Como a Madre Superiora expressou o desejo de que o coração de Santa Bernadette não fosse retirado, bem como também este era o desejo do Bispo, mudei de ideia de abrir o lado esquerdo do tórax e apenas retirei duas costelas do lado direito, que estavam mais acessíveis. O que mais me impressionou durante esta exumação foi o perfeito estado de conservação do esqueleto, tecidos fibrosos, musculatura flexível e firme, ligamentos e pele após quarenta e seis anos de sua morte. Após tanto tempo, qualquer organismo morto tenderia a desintegrar-se, a se decompor e adquirir uma consistência calcária. Contudo, ao cortar, eu percebi uma consistência quase normal e macia. Naquele momento, eu fiz esta observação a todos os presentes de que eu não via aquilo como um fenômeno natural”.
Uma urna de cristal foi confeccionada para guardar o corpo de Santa Bernadette. As freiras cobriram seu rosto e as mãos com uma camada fina de cera e, desse jeito, foi colocada dentro da urna. Esta urna com seu corpo ainda incorruptível encontra-se desde 3 de agosto de 1925 na Igreja de Saint Gildard, em Nevers, França. As Irmãs de Nevers não enclausuraram sua urna, estando livre para visitação e encorajam os visitantes a se aprofundarem mais no estudo do exemplo de vida e mensagens deixadas pela Irmã Santa.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
27/04/2014 - O Papa João Paulo II, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII -
25/08/2013 - Morre Gylmar dos Santos Neves, goleiro bicampeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol em 1958 e 1962. -
23/07/2013 - Morre Djalma Santos eleito pela FIFA como o maior lateral-direito de todos os tempos -
27/01/2013 - Tragédia em Santa Maria - Incêndio na Boate Kiss mata 242 pessoas e fere outras 116 -
26/04/2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira, nobre e guerreiro português -
14/06/2008 - Morre José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira -
11/05/2007 - Canonizado primeiro santo brasileiro -
27/12/2005 - Morre Jacinto Figueira Júnior, 'O Homem do Sapato Branco', apresentador de televisão brasileiro -
13/02/2005 - Morre Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
27/03/2004 - O primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, atinge os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul -
24/03/2004 - Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasi -
31/07/2002 - Em cerimônia na catedral de N. S. de Guadalupe, na Cidade do México, o papa João Paulo II canoniza o beato Juan Diego, o primeiro indÃgena a tornar-se santo -
19/05/2002 - Madre Paulina é canonizada pelo Papa João Paulo II -
30/08/2001 - O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas por Fernando Dutra Pinto na sua casa, na cidade de São Paulo -
21/08/2001 - Seqüestrada filha de Silvio Santos -
09/03/1996 - Morre Dom Vicente Scherer, cardeal brasileiro -
18/10/1991 - Madre Paulina é beatificada pelo Papa João Paulo II -
18/03/1990 - Morre Mauro Faccio Gonçalves, o 'Zacarias', membro do grupo humorístico 'Os Trapalhões' -
18/05/1980 - Acontece uma erupção vulcânica com uma potência equivalente a 20 mil bombas atômicas de Hiroshima no monte Santa Helena, Estado de Washington, nos Estados Unidos -
18/12/1979 - Vaticano pune teólogo Hans Küng -
11/10/1976 - A novela Escrava Isaura, com Lucélia Santos, estreia na Rede Globo -
11/07/1973 - Um acidente com avião da Varig, em Paris, provoca a morte de 122 pessoas, entre elas o ex-chefe da polícia política de Getúlio Vargas e senador Filinto Müller e o cantor Agostinho dos Santos -
11/10/1962 - O “Santos FC” ganha o “Campeonato Mundial Interclubes”, ao derrotar o Benfica por 5 X 2 no Estádio Luz, em Portugal -
27/08/1953 - Concordata entre a Espanha do Generalíssimo Franco e Santa Sé -
22/04/1947 - Inauguração da Via Anchieta, estrada brasileira que liga São Paulo a Santos -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
18/01/1934 - Nasce Mauro Faccio Gonçalves, o 'Zacarias”', membro do grupo humorístico 'Os Trapalhões' -
08/12/1933 - Marie-Bernard Soubirous é canonizada pelo Papa Pio XI como Santa Bernadette de Lourdes -
23/07/1932 - Morre Alberto Santos Dumont, para os brasileiros, pai da aviação -
27/02/1929 - Nasce Dejalma dos Santos, mais conhecido como o jogador Djalma Santos, eleito pela FIFA como o maior lateral-direito de todos os tempos -
04/12/1927 - Nasce Jacinto Figueira Júnior, 'O Homem do Sapato Branco', apresentador de televisão brasileiro -
21/04/1927 - Inauguração do Estádio de São Januário com a partida Vasco x Santos -
17/05/1925 - Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face é canonizada pelo Papa Pio XI -
16/05/1920 - Santa Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV em Roma -
14/06/1919 - John Alcock e Arthur Whitten Brown, dois pilotos britânicos, realizam o primeiro voo transatlântico, non-stop ou sem escala, da história da aviação -
16/05/1919 - Um hidroavião Curtiss NC-4 comandado por Albert Cushing Read parte de Trepassey, Newfoundland, para Lisboa, via Açores, no primeiro voo transatlântico -
13/10/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a última visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/09/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quinta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
19/08/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quarta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/07/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a terceira visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/06/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a segunda visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/05/1917 - Três crianças (pastores) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal -
20/10/1916 - Acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná põe fim à Guerra do Contestado -
20/08/1914 - Morre o Papa Pio X -
14/04/1907 - O 14-bis realizou seu último voo. Após tentativas frustradas de estabilizar a aeronave, Santos Dumont perdeu o controle e bateu contra o chão. -
28/03/1907 - Nasce Lúcia de Jesus dos Santos, a Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
12/11/1906 - O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro voo público em aeroplano e supera o recorde mundial de voo -
23/10/1906 - O brasileiro Santos Dumont realiza em Paris um voo de sessenta metros, a dois metros de altura, com o 14-bis, avião construído por ele -
27/02/1906 - Morre Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
07/10/1903 - História da aviação: Samuel Pierpont Langley, com seu Aerodrome A, tentou fazer com que seu avião decolasse mas mergulhou no Rio Potomac -
04/08/1903 - O cardeal Giuseppe Sarto é eleito Papa com o nome de Pio X -
19/10/1901 - Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo 11 quilômetros -
20/09/1898 - Alberto Santos Dumont realiza primeiro voo de um balão com propulsão própria -
04/07/1898 - Santos Dumont sobrevoa Paris no balão Brasil -
28/05/1898 - O fotógrafo italiano Secondo Pia tira as primeiras fotografias do Santo Sudário -
07/04/1893 - O garçom Maxime Gaillard inaugurou seu restaurante em Paris. O local logo se tornaria o ponto de encontro da alta sociedade da Belle Époque. -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
16/04/1879 - Morre Santa Bernadete, vidente de Lourdes -
13/07/1878 - O Tratado de Berlim torna a Romênia, Sérvia e Montenegro, independentes, concedendo autonomia à Bulgária -
20/07/1873 - Nasce Alberto Santos Dumont, para os brasileiros, o pai da aviação -
01/11/1855 - Em São Gabriel, RS, é lançada a pedra fundamental do edifÃcio da Santa Casa de Misericórdia -
23/02/1847 - As tropas norte-americanas, sob comando do General Zachary Taylor, derrotam o General Santa Anna na Batalha de Buena Vista, no México -
02/06/1835 - Nasce em Riese na Itália, Giuseppe Melchiorre Sarto, o futuro Papa Pio X -
22/08/1834 - Nasce Samuel Pierpont Langley, astrônomo e físico norte-americano, inventor do bolômetro e pioneiro da aviação. -
06/04/1830 - Joseph Smith funda a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom -
02/08/1829 - Pedro I casa-se com a princesa Amélia de Leuchtenberg e rompe com a Marquesa de Santos -
15/10/1815 - Quatro meses após a derrota de Waterloo, Napoleão Bonaparte, imperador da França, abdica e se exila na ilha de Santa Helena -
29/06/1720 - Acontece a “Revolta de Vila Rica”, Minas Gerais -
12/09/1683 - Batalha de Viena: forças polaco-austro-alemãs lideradas pelo Rei da Polônia Jan III Sobieski vencem o exército do Império Otomano -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
12/03/1622 - Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (ordem jesuíta), é canonizado pela Igreja Católica -
07/10/1571 - Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
08/04/1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André no ABC Paulista -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
15/08/1534 - Santo Inácio de Loyola cria a Companhia de Jesus, uma ordem de homens católicos romanos -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
22/04/1500 - O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a chegar ao Brasil -
26/08/1498 - A Pietà é encomendada a Michelangelo -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More -
17/01/1462 - Descoberta da ilha de Santo Antão em Cabo Verde -
21/02/1431 - Tem início o julgamento britânico da heroína francesa Joana d’Arc, responsável pela tomada da cidade de Orleans durante a Guerra dos Cem Anos -
04/07/1270 - A oitava cruzada, comandada pelo rei Luís IX (São Luís), da França, sai de Marselha rumo a Tunis; porém o rei morre e não há luta -
17/09/1179 - Morre a abadessa Hildegard von Bingen -
01/03/1146 - O Papa Eugênio III publica novamente a sua bula 'Quantum Praedecessores', chamada à Segunda Cruzada -
01/12/1145 - O Papa Eugênio III publica a sua bula 'Quantum Praedecessores', chamada à Segunda Cruzada -
21/04/1109 - Morre Santo Anselmo, Arcebispo de Canterbury e filósofo medieval -
20/04/1099 - Morre Pedro Bartolomeu, monge e místico da Primeira Cruzada, descobridor da 'Lança do Destino' -
14/06/1098 - O monge e soldado da Primeira Cruzada, Pedro Bartolomeu, encontra sob o piso da igreja de São Pedro em Antioquia a ‘Lança do Destino’, que segundo a tradição da Igreja Católica, foi a arma usada pelo centuri& -
05/01/1066 - Morre Rei Eduardo o Confessor de Inglaterra -
19/04/1054 - Morre o Papa São Leão IX -
12/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é consagrado como o Papa Leão IX -
02/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é eleito o Papa Leão IX -
03/04/1043 - Eduardo, o Confessor é coroado rei da Inglaterra -
21/06/1002 - Nasce Bruno de Eguisheim-Dagsbourg, futuro Papa Leão IX -
08/07/0885 - Morre o Papa Adriano III -
17/05/0884 - É eleito o Papa Adriano III, 109º papa, que sucedeu o Papa Marinho I -
17/07/0855 - Morre o Papa São Leão IV -
10/04/0847 - O Papa São Leão IV é consagrado -
27/01/0847 - É eleito o Papa São Leão IV -
11/02/0824 - Morre o Papa Pascoal I -
12/06/0816 - Morre o Papa São Leão III -
26/12/0795 - É eleito o Papa Leão III -
28/06/0767 - Morre o Papa São Paulo I -
29/05/0757 - O Papa São Paulo I é consagrado -
29/04/0757 - É eleito o Papa São Paulo I, irmão de seu antecessor, o Papa Estêvão II -
15/03/0752 - Morre o Papa Zacarias -
03/12/0741 - É eleito o Papa Zacarias -
18/03/0731 - É eleito o Papa Gregório III -
11/02/0731 - Morre o Papa Gregório II -
19/05/0715 - Gregorius Sabellusé eleito como Papa Gregório II -
08/09/0701 - Morre o Papa Sérgio I -
15/12/0687 - É eleito o Papa Sérgio I -
08/05/0685 - Morre o Papa São Bento II -
26/06/0684 - O Papa São Bento II é consagrado -
03/07/0683 - Morre o Papa Leão II -
17/08/0682 - É eleito o Papa Leão II -
27/06/0678 - É eleito o Papa Agatão -
27/01/0672 - Morre o Papa Vitaliano -
30/07/0657 - É eleito o Papa Vitaliano -
02/06/0657 - Morre o Papa Eugênio I -
16/09/0655 - Morre o Papa Martinho I -
10/08/0654 - É eleito o Papa Eugênio I -
18/06/0653 - O Papa Martinho I é aprisionado e mantido no exílio até a sua morte em 655 -
05/07/0649 - É eleito o Papa Martinho I -
08/11/0618 - Morre o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
19/10/0615 - É eleito o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
08/05/0615 - Morre o Papa Bonifácio IV -
25/08/0608 - É eleito o Papa Bonifácio IV -
12/03/0604 - Morre o Papa Gregório I -
21/06/0598 - Nasce o futuro Papa Martinho I -
03/09/0590 - É eleito o Papa Gregório I -
02/12/0537 - O Papa São Silvério é martirizado e morto -
11/03/0537 - O Papa São Silvério é forçado a abdicar -
08/06/0536 - O Papa São Silvério é consagrado -
01/06/0536 - O Papa São Silvério é eleito -
22/04/0536 - Morre o Papa Agapito I -
13/05/0535 - É eleito o Papa Agapito I -
22/09/0530 - Morre o Papa Félix IV -
12/07/0526 - É eleito o Papa Félix IV -
06/08/0523 - Morre o Papa Hormisdas -
20/07/0514 - Eleição do Papa Hormisdas -
10/11/0461 - Morre o Papa São Leão I, o Grande ou Magno -
17/03/0461 - Morre 'São Patrício', o santo padroeiro da Irlanda -
29/09/0440 - É eleito o Papa São Leão I -
19/08/0440 - Morre o Papa Sisto III -
31/07/0432 - Xystus Collona é eleito como o Papa Sisto III, 44º papa, que sucedeu o Papa Celestino I -
10/09/0422 - É eleito o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I -
18/03/0417 - É eleito o Papa Zósimo, 41º papa -
25/12/0336 - A primeira celebração de Natal no dia 25 de dezembro ocorre em Roma -
10/01/0314 - Morre o Papa Melquíades, o 32º papa -
02/07/0311 - É eleito o Papa Melquíades, 32º Papa -
17/08/0309 - Morre o Papa Eusébio, 31º papa -
18/04/0309 - É eleito o Papa Eusébio, o 31º papa, que sucedeu o Papa Marcelo I -
25/10/0304 - Morre o Papa Marcelino -
22/04/0296 - O Papa Caio é decapitado -
17/12/0283 - É eleito o Papa Caio -
26/12/0268 - Morre o Papa Dionísio, 25º papa -
22/07/0259 - É eleito o Papa Dionísio -
06/08/0258 - A mando do imperador romano Valeriano, o Papa Sisto II, 24º Papa, é decapitado juntamente com quatro diáconos que estavam com ele na Catacumba de São Calisto -
30/08/0257 - É eleito Sisto II, 24º Papa da Igreja Católica. -
25/06/0253 - Morre o Papa Cornélio -
06/03/0251 - É eleito o Papa Cornélio -
19/11/0235 - Morre o Papa São Ponciano, que havia abdicado ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
28/09/0235 - Para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, o Papa São Ponciano abdica ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
21/07/0230 - Eleito o Papa São Ponciano, 18º papa -
20/12/0217 - Morre o Papa São Zeferino -
07/02/0126 - Morre Elvidius Xystus, o Papa São Sisto I