Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de fevereiro de 0881.

Coroação de 'Carlos, o Gordo' como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico

Carlos, o Gordo, Imperador Carolíngio também conhecido como Carlos III

Carlos, o Gordo (em latim Carolus Crassus, 13 de junho de 839 – Donaueschingen, 13 de janeiro de 888), também conhecido como Carlos III, foi o Imperador Carolíngio de 881 até sua morte. Era o filho mais novo de Luís, o Germânico e Ema da Baviera, e bisneto de Carlos Magno, sendo o último carolíngio a reinar sobre um império unificado.

Durante sua vida, Carlos tornou-se o governante de vários reinos do antigo império de Carlos Magno. Recebeu em 876 o senhorio da Alemanha após a divisão da Frância Oriental, sucedendo ao trono italiano após a abdicação de seu irmão Carlomano, que fora incapacitado por um derrame. Foi coroado imperador em 12 de fevereiro de 881 pelo Papa João VIII, sucedendo seu irmão Luís III na Saxônia e Baviera um ano depois, reunificando a Frância Oriental. Com a morte de seu primo Carlomano II em 884, ele herdou toda a Frância Ocidental, reunificando o Império Carolíngio.

O império não durou muito. Um golpe de estado liderado por seu sobrinho Arnulfo da Caríntia em novembro de 887 depôs Carlos na Frância Oriental, Lotaríngia e Itália. Foi forçado a se isolar e morreu de causas naturais em janeiro de 888. O império rapidamente caiu depois de sua morte, nunca sendo restaurado e se dividindo em cinco reinos.

Fonte: Wikipédia


Tags: coroação, Imperador Carolíngio, Carlos III, Frância, França, Sacro Império Romano-Germânico






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.01

  • Dia de São Ildefonso de Toledo
  • Dia de Santa Emerenciana
  • Dia de São Timóteo
  • Dia Internacional da Escrita à Mão
  • Dia Internacional da Medicina Integrativa
  • Dia Mundial da Liberdade