Últimas notícias
Hoje na história
RSSMorre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante na Alemanha
Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.
As 95 Teses de Lutero, Disputatio pro declaratione virtutis indulgentiarum, 1522.
Lutero propôs, com base em sua interpretação das Sagradas Escrituras, especialmente da Epístola de Paulo aos Romanos, que a salvação não poderia ser alcançada pelas boas obras ou por quaisquer méritos humanos, mas tão somente pela fé em Cristo Jesus (sola fide), único salvador dos homens, sendo gratuitamente oferecida por Deus aos homens. Sua teologia desafiou a infalibilidade papal em termos doutrinários, pois defendia que apenas as Escrituras (sola scriptura) seriam fonte confiável de conhecimento da verdade revelada por Deus. Opôs-se ao sacerdotalismo romano (isto é, à consagrada divisão católica entre clérigos e leigos), por considerar todos os cristãos batizados como sacerdotes e santos. Aqueles que se identificaram com os ensinamentos de Lutero acabaram sendo chamados de luteranos.
Em seus últimos anos, Lutero mostrou-se radical em suas propostas contrárias aos judeus alemães, tendo sido inclusive considerado posteriormente um antissemita. Essas e outras de suas afirmações fizeram de Lutero uma figura bastante controversa entre muitos historiadores e estudiosos. Além disso, muito do que foi escrito a seu respeito sofre da reconhecida parcialidade resultante de paixões religiosas.
A controvérsia acerca das indulgências
Além de suas atividades como professor, Martinho Lutero ainda colaborava como pregador e confessor na igreja de Santa Maria, na cidade. Também pregava habitualmente na igreja do Castelo (chamada de "Todos os Santos" - porque ali havia uma coleção de relíquias, estabelecidas por Frederico III da Saxônia). Foi durante esse período que o jovem sacerdote se deu conta dos problemas que o oferecimento de indulgências aos fiéis, como se esses fossem fregueses, poderia acarretar.
A indulgência é a remissão (parcial ou total) do castigo temporal imputado a alguém por conta dos seus pecados (aplicável apenas a alguém que esteja em estado de graça, ou seja, livre de pecados graves, e arrependido de todos os seus pecados veniais). Naquele tempo, o papa havia concedido uma indulgência plenária para quem doasse qualquer quantia para a reforma da Basílica de São Pedro. O frade Johann Tetzel fora recrutado para viajar através dos territórios episcopais do arcebispo Alberto de Mogúncia, mas sua campanha tomou a linha de uma venda, pois este frade, posteriormente punido por isso, dizia que "Assim que uma moeda tilinta no cofre, uma alma sai do Purgatório".
A venda de indulgências, pintura de Augsburg, cerca de 1530.
Lutero viu este tráfico de indulgências como um abuso que poderia confundir as pessoas e levá-las a confiar apenas nas indulgências, deixando de lado a confissão e o arrependimento verdadeiros. Proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Segundo a tradição, em 31 de outubro de 1517 foram afixadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto a uma disputa escolástica sobre elas. Essas teses condenavam o que Lutero acreditava ser a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam. Para todos os efeitos, contudo, nelas Lutero não questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as tais indulgências.
As 95 Teses são colocadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Pintura de Julius Hübner.
As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas se haviam espalhado por toda a Alemanha e, em dois meses, por toda a Europa. Este foi o primeiro episódio da História em que a imprensa teve papel fundamental, pois facilitou a distribuição simples e ampla do documento.
Thesentür (A "Porta das Teses") memorial na Igreja de Todos os Santos (Schlosskirche) em Wittenberg.
A resposta do Papado
Depois de fazer pouco caso de Lutero, dizendo que ele seria um "alemão bêbado que escrevera as teses", e afirmando que "quando estiver sóbrio mudará de opinião" o Papa Leão X ordenou, em 1518, ao professor de teologia dominicano Silvestro Mazzolini que investigasse o assunto. Este denunciou que Lutero se opunha de maneira implícita à autoridade do Sumo Pontífice, quando discordava de uma de suas bulas. Declarou ser Lutero um herege e escreveu uma refutação acadêmica às suas teses. Nela, mantinha a autoridade papal sobre a Igreja e condenava as teorias de Lutero como um desvio e uma apostasia.
Lutero replicou de igual forma (academicamente), dando assim início à controvérsia.
Enquanto isso, Lutero tomava parte da convenção dos agostinianos em Heidelberg, onde apresentou uma tese sobre a escravidão do homem ao pecado e a graça divina. No decorrer da controvérsia sobre as indulgências, o debate se elevou até o ponto de duvidar do poder absoluto e autoridade do Papa, pois as doutrinas de "Tesouraria da Igreja" e "Tesouraria dos Merecimentos", que serviam para reforçar a doutrina e venda e das indulgências, haviam se baseado na bula papal "Unigenitus", de 1343, do Papa Clemente VI. Por causa de sua oposição a esta doutrina, Lutero foi qualificado como heresiarca e o Papa, decidido a suprimir por completo os seus pontos de vista, ordenou que ele fosse chamado a Roma, viagem que deixou de ser realizada por motivos políticos.
Lutero, que anteriormente professava a obediência implícita à Igreja, negava agora abertamente a autoridade papal e apelava para que fosse realizado um Concílio. Também declarava que o papado não formava parte da essência imutável da Igreja original.
Desejando manter relações amistosas com o protetor de Lutero, Frederico, o Sábio, o Papa engendrou uma tentativa final de alcançar uma solução pacífica para o conflito. Uma conferência com o representante papal Karl von Miltitz em Altenburg, em janeiro de 1519, levou Lutero a decidir guardar silêncio, tal qual seus opositores. Também escreveu uma humilde carta ao Papa e compôs um tratado demonstrando suas opiniões sobre a Igreja Católica. A carta nunca chegou a ser enviada, pois não continha nenhuma retratação; e no tratado que compôs mais tarde, negou qualquer efeito das indulgências no Purgatório.
Quando Johann Ecko desafiou um colega de Lutero, Andreas Carlstadt, para um debate em Leipzig, Lutero juntou-se à discussão (27 de junho - 18 de julho de 1519), no curso do qual negou o direito divino do solidéu papal e da autoridade de possuir as chaves do Céu que, segundo ele, haviam sido outorgadas apenas ao próprio Apóstolo Pedro, não passando para seus sucessores. Negou que a salvação pertencesse à Igreja Católica ocidental sob a autoridade do Papa, mas que essa se mantinha na Igreja Ortodoxa, do Oriente. Depois do debate, Ecko afirmou que forçara Lutero a admitir a semelhança de sua própria doutrina com a de João Huss, que havia sido queimado na fogueira da Inquisição.
A excomunhão
A 15 de junho de 1520, o Papa advertiu Lutero, com a bula "Exsurge Domine", onde o ameaçava com a excomunhão, a menos que, num prazo de setenta dias, repudiasse 41 pontos de sua doutrina, destacados pela Igreja.
Em outubro de 1520, Lutero enviou seu escrito "A Liberdade de um Cristão" ao Papa, acrescentando a frase significativa:
"Eu não me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus".
Enquanto isso, um rumor chegara de que Johan Ech saíra de Meissem com uma proibição papal, enquanto este se pronunciara realmente a 21 de setembro. O último esforço de paz de Lutero foi seguido, em 12 de dezembro, da queima da bula, que já tinha expirado há 120 dias, e o decreto papa de Wittenberg, defendendo-se com seus "Warum des Papstes und seiner Jünger Bücher verbrannt sind" e "Assertio omnium articulorum". O Papa Leão X excomungou Lutero a 3 de janeiro de 1521, na bula "Decet Romanum Pontificem".
A execução da proibição, com efeito, foi evitada pela relação do Papa com Frederico III da Saxônia, e pelo novo imperador, Carlos I de Espanha (Carlos V de Habsburgo), que julgou inoportuno apoiar as medidas contra Lutero, diante de sua posição face à Dieta de Worms.
A Dieta de Worms
O Imperador Carlos V inaugurou a Dieta real a 22 de janeiro de 1521. Lutero foi chamado a renunciar ou confirmar seus ditos e foi-lhe outorgado um salvo-conduto para garantir-lhe o seguro deslocamento.
A 16 de abril, Lutero apresentou-se diante da Dieta. Johann Eck, assistente do Arcebispo de Trier, mostrou a Lutero uma mesa cheia de cópias de seus escritos. Perguntou-lhe, então, se os livros eram seus e se ele acreditava naquilo que as obras diziam. Lutero pediu um tempo para pensar em sua resposta, o que lhe foi concedido. Este, então, isolou-se em oração e depois consultou seus aliados e amigos, apresentando-se à Dieta no dia seguinte. Quando a Dieta veio a tratar do assunto, o conselheiro Eck pediu a Lutero que respondesse explicitamente à seguinte questão:
"Lutero, repeles seus livros e os erros que eles contêm?"
Lutero, então, respondeu:
"Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão - porque não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável."
De acordo com a tradição, Lutero, então, proferiu as seguintes palavras:
"Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude!
Nos dias seguintes, seguiram-se muitas conferências privadas para determinar qual o destino de Lutero. Antes que a decisão fosse tomada, Lutero abandonou Worms. Durante seu regresso a Wittenberg, desapareceu.
O Imperador redigiu o Édito de Worms a 25 de maio de 1521, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, e proscrevendo suas obras.
Lutero na Dieta de Worms, gravura da pintura de Anton von Werner (1843-1915), atualmente na Staatsgalerie de Stuttgart.
A discordância com João Calvino
No movimento reformista (também chamado de Reforma), Lutero não concordou com o "estilo" de reforma de João Calvino. Martinho Lutero queria reformar a Igreja Católica, enquanto João Calvino, acreditava que a Igreja estava tão degenerada, que não havia como reformá-la. Calvino se propunha a organizar uma nova Igreja que, na sua doutrina (e também em alguns costumes), seria idêntica à Igreja Primitiva. Já Lutero decidiu reformá-la, mas afastou-se desse objetivo, fundando, então, o Protestantismo, que não seguia tradições, mas apenas a doutrina registrada na Bíblia, e cujos usos e costumes não ficariam presos a convenções ou épocas. A doutrina luterana está explicitada no "Livro de Concórdia", e não muda, embora os costumes e formas variem de acordo com a localidade e a época.
João Calvino (Retrato de Calvino jovem, da coleção da Biblioteca de Genebra)
Regresso a Wittenberg e os Sermões Invocavit
No final do ano de 1521, os anabatistas de Zwickau se entregam à anarquia. Contrário a tais concepções radicais e temendo seus resultados, Lutero regressou em segredo a Wittenberg, em 6 de março de 1522. Durante oito dias, a partir de 9 de março de 1522 (domingo de Invocavit) e concluindo no domingo seguinte, Lutero pregou outros tantos sermões que tornaram-se conhecidos como os "Sermões de Invocavit".
Nessas pregações, Lutero aconselhou uma reforma cuidadosa, que leve em consideração a consciência daqueles que ainda não estivessem persuadidos a acolher a Reforma. A consagração do pão foi restaurada por um tempo e o cálice sagrado foi ministrado somente àqueles do laicado que o desejaram. O cânon das missas, devido ao seu caráter imolatório, foi suprimido. Devido ao sacramento da confissão ter sido abolido, verificou-se a necessidade que muitas pessoas ainda tinham de confessar-se em busca do perdão. Esta nova forma de serviço foi dada a Lutero em "Formula missæ et communionis" (Fórmula da missa e Comunhão), de 1523. Em 1524 surgiu o primeiro hinário de Wittenberg, com quatro hinos.
Como aquela parte da Saxônia era governada pelo Duque Jorge, que proibira seus escritos, Lutero declarou que a autoridade civil não podia promulgar leis para a alma. Fez isso em sua obra: "Über die weltliche Gewalt, wie weit man ihr Gehorsam schuldig sei" (Autoridade Temporal: em que medida deve ser obedecida).
Matrimônio e família
Em abril de 1523, Lutero ajudou 12 freiras a escaparem do cativeiro no Convento de Nimbschen. Entre essas freiras encontrava-se Catarina von Bora, filha de nobre família, com quem veio a se casar, em 13 de junho de 1525. Desta união nasceram seis filhos: Johannes, Elisabeth, Magdalena, Martin, Paul e Margaretha. Dos seis filhos, Margaretha foi a única que manteve a linhagem até os dias de hoje. Um descendente ilustre da família Lutero é o ex-presidente alemão Paul von Hindenburg.
O casamento de Lutero com a ex-freira cisterciense incentivou o casamento de outros padres e freiras que haviam adotado a Reforma. Foi um rompimento definitivo com a Igreja Romana.
Catarina von Bora, esposa de Lutero (retrato feito por Lucas Cranach o Velho - 1526).
Falecimento
O ex-monge agostiniano Martinho Lutero teve morte natural, embora não haja um consenso entre os seus biógrafos acerca da sua causa de morte. O historiador Frantz Funck-Brentano, por exemplo, escreveu em sua obra "Martinho Lutero":
"Os dois médicos, que o tinham tratado nos últimos momentos, não puderam chegar a um acordo sobre a causa de sua morte, opinando um por um ataque de apoplexia, outro por uma angina pulmonar".
A propósito, em 1521, por ocasião da Dieta de Worms (uma espécie de audiência imperial), foi publicado pelo Imperador Carlos V o Edito de Worms, pelo qual qualquer pessoa, ao menos teoricamente, estaria livre para matar Lutero sem correr o risco de sofrer qualquer sanção penal, já que, pelo referido Edito do Imperador, Lutero foi banido do Império como um fora-da-lei. Por receio de que algo de mal pudesse acontecer a Lutero durante viagem de regresso de Worms, Frederico III (ou Frederico, o Sábio), Príncipe-Eleitor da Saxônia, ordenou que Lutero fosse capturado e levado para o Castelo de Wartburg, onde estaria a salvo.
Provavelmente, foi por causa desse risco de morte que Lutero passou a correr que seu amigo disse que "tentaram matá-lo". Encontra-se sepultado na Igreja de Wittenberg em Wittenberg.
Estátua de Martinho Lutero em frente à Igreja de Santa Maria em Berlim.
Declaração conjunta sobre a doutrina da Justificação pela Fé
Em 31 de outubro de 1999, foi assinada uma Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação pela Fé, redigida e aprovada pela Federação Luterana Mundial e pela Igreja Católica Apostólica Romana, estabelecendo que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos. Assinaram o bispo luterano Christian Krause e pela Santa Sé o cardeal Edward I. Cassidy.
A declaração pode ser resumida nesse parágrafo:
"Confessamos juntos: somente por graça, na fé na obra salvadora de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as boas obras"
Porém luteranos mais conservadores, como o Sínodo de Missouri, rejeitaram o documento, pois, apesar da Igreja Católica reconhecer a doutrina da justificação pela graça, o principal fator religioso da Reforma Protestante, não reviu as decisões do Concílio de Trento.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
19/10/2014 - O Papa Paulo VI é Beatificado na Praça de São Pedro no Vaticano pelo Papa Francisco -
27/04/2014 - O Papa João Paulo II, numa cerimônia inédita presidida pelo Papa Francisco e com a presença do Papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII -
22/07/2013 - O Papa Francisco chega ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude em sua primeira viagem internacional como papa. -
19/03/2013 - Jorge Mario Bergoglio é entronizado como Papa Francisco, o primeiro papa nascido no Novo Mundo -
13/03/2013 - Jorge Mario Bergoglio é eleito como Papa Francisco, o primeiro papa nascido no Novo Mundo -
11/02/2013 - O Papa Bento XVI, aos 85 anos, anuncia sua renúncia ao papado que oficialmente ocorreria em 28 de fevereiro de 2013, sob a alegação de idade avançada. -
09/07/2012 - Morre o cardeal dom Eugenio Sales -
01/05/2011 - O Papa João Paulo II foi proclamado Beato pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
19/12/2009 - O Papa João Paulo II foi proclamado Venerável pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI -
26/04/2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira, nobre e guerreiro português -
01/01/2009 - Entra em vigor o “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa” -
23/12/2007 - Morre, aos 83 anos, Dom Aloísio Lorscheider, arcebispo emérito de Aparecida -
07/07/2007 - É promulgado o “Motu proprio Summorum Pontificum”, que liberaliza a Missa Tridentina, celebrada em latim -
09/05/2007 - O Papa Bento XVI visita o Brasil -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
05/03/2007 - Morre Dom Ivo Lorscheiter, religioso brasileiro -
23/02/2006 - Termina a '9ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas', realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul -
19/04/2005 - Após quatro votações, o conclave elege o Cardeal alemão Joseph Ratzinger como o 266º Papa, que assume o nome de Bento XVI -
02/04/2005 - Morre o Papa João Paulo II, o João de Deus, sumo pontífice de 1978 até sua morte, foi o 265º papa -
13/02/2005 - Morre Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
31/07/2002 - Em cerimônia na catedral de N. S. de Guadalupe, na Cidade do México, o papa João Paulo II canoniza o beato Juan Diego, o primeiro indígena a tornar-se santo -
19/05/2002 - Madre Paulina é canonizada pelo Papa João Paulo II -
03/09/2000 - João Paulo II beatifica dois papas: Pio IX e João XXIII -
26/03/2000 - O Papa João Paulo II visita o Muro das Lamentações em Jerusalém -
12/03/2000 - Em um gesto inédito, o Papa João Paulo II pede o perdão de Deus pelos pecados da Igreja Católica cometidos através dos anos contra judeus, mulheres e minorias -
31/10/1999 - Assinada a Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação -
28/08/1999 - Morre Dom Hélder Câmara, padre brasileiro, pioneiro da Teologia da Liberação -
14/09/1998 - Papa João Paulo II publica a encíclica "Fides et Ratio" -
21/01/1998 - O Papa João Paulo II inicia a sua primeira visita à Cuba -
02/10/1997 - Terceira e última visita do Papa João Paulo II ao Brasil -
09/05/1993 - João Paulo II condena a Máfia -
18/10/1991 - Madre Paulina é beatificada pelo Papa João Paulo II -
12/10/1991 - O Papa João Paulo II inicia sua segunda visita ao Brasil -
07/12/1990 - O Papa João Paulo II edita a encíclica “Redemptoris Missio” sobre a validade permanente do mandato missionário -
01/12/1989 - Gorbachev visita o Papa João Paulo II -
07/05/1988 - O Papa João Paulo II começa sua viagem à América Latina -
18/05/1986 - O Papa João Paulo II publica a Encíclica “Dominum et Vivificantem” sobre o Espírito Santo na Vida da Igreja e do Mundo -
13/04/1986 - O Papa João Paulo II visita uma sinagoga em Roma, primeira visita papal registrada à uma sinagoga -
25/01/1983 - O Papa João Paulo II faz publicar as Constituições Apostólicas Sacrae Disciplinae Leges -
11/06/1982 - O voo levando o Papa João Paulo II quando de sua viagem à Argentina, faz uma escala técnica no Rio de Janeiro, onde faz um rápido discurso aos brasileiros. -
28/05/1982 - Papa João Paulo II chega à Grã-Bretanha -
12/05/1982 - O Papa João Paulo II escapa de atentado em Portugal -
14/09/1981 - Papa João Paulo II publica a encíclica "Laborem Exercens" -
13/05/1981 - O Papa João Paulo II sofre atentado em Roma -
30/06/1980 - João Paulo II inicia sua primeira visita ao Brasil -
02/06/1979 - Papa João Paulo II visita a Polônia -
16/10/1978 - A Igreja elege o seu primeiro papa não italiano em 456 anos. O cardeal polonês Karol Wojtyla é nomeado papa João Paulo II -
28/09/1978 - Morre o Papa João Paulo I, 263º Papa -
26/08/1978 - O cardeal Albino Luciani de Veneza é eleito Papa João Paulo I. Ele morre de ataque cardíaco 33 dias mais tarde -
06/08/1978 - Morre aos 83 anos o papa Paulo VI, que estava na direção da Igreja desde 1963 -
27/06/1977 - Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI) era feito Cardeal pelo Papa Paulo VI -
27/08/1971 - O Papa Paulo VI nomeia “Dom Pedro Casaldáliga” bispo prelado de São Félix do Araguaia -
27/11/1970 - Tentativa de assassinato do Papa Paulo VI, na visita a Manila, Filipinas -
26/06/1967 - Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, é promovido ao Colégio de Cardeais pelo Papa Paulo VI -
24/06/1967 - O Papa Paulo VI edita encíclica denominada Sacerdotalis Caelibatus, reafirmando o celibato sacerdotal. -
07/12/1965 - Promulgada a declaração Dignitatis Humanae pelo Papa Paulo VI -
30/11/1964 - O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra – lei que regula direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais -
26/05/1964 - Bispos brasileiros “elogiam” golpe militar no Brasil -
04/12/1963 - Promulgação, pelo Papa Paulo VI, do Sacrosanctum Concilium -
21/11/1963 - O Concílio Vaticano II autoriza a utilização das línguas vernáculas nos rituais da Igreja Católica -
21/06/1963 - O Cardeal Giovanni Battista Montini sucede ao Papa João XXIII, tornando-se o novo Pontífice com o nome de Paulo VI -
03/06/1963 - Morre Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII -
10/05/1963 - Papa João XXIII recebe prêmio Balzan -
11/04/1963 - Publicada a nova encíclica do papa João XXIII, intitulada Paz na terra -
03/01/1962 - O Papa João XXIII excomungou Fidel Castro -
15/05/1961 - Publicada encíclica do papa João XXIII, intitulada Mater et Magistra (Mãe e Mestra) -
28/10/1958 - Angelo Giuseppe Roncalli é eleito Papa e adota o nome de João XXIII -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
28/09/1958 - Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, era ordenado Bispo -
07/10/1956 - O Papa Inocêncio XI é beatificado por Pio XI -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
20/06/1948 - Entre em vigor a reforma econômica alemã -
01/11/1946 - Karol Józef Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, é ordenado sacerdote católico -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
10/02/1939 - Morre o Papa Pio XI -
17/12/1936 - Nasce Jorge Mario Bergoglio, futuro Papa Francisco -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
02/10/1928 - O “Opus Dei” é fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer -
17/05/1925 - Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face é canonizada pelo Papa Pio XI -
12/02/1922 - Ambrogio Damiano Achille Ratti é consagrado como o Papa Pio XI -
06/02/1922 - Ambrogio Damiano Achille Ratti é eleito o Papa Pio XI, 260º papa, que sucedeu o Papa Bento XV -
22/01/1922 - Morre o Papa Bento XV -
14/06/1920 - Morre Max Weber, sociólogo alemão autor de ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ -
18/05/1920 - Nasce Karol Józef Wojtyla, o futuro Papa João Paulo II, o João de Deus, sumo pontífice de 1978 até sua morte -
14/02/1918 - A Rússia adota o Calendário Gregoriano. O dia 31 de janeiro é seguido pelo dia 14 de fevereiro -
13/10/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a última visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/09/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quinta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
19/08/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a quarta visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/07/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a terceira visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/06/1917 - Os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a segunda visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal -
13/05/1917 - Três crianças (pastores) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal -
06/09/1914 - Giacomo della Chiesa é entronizado como o Papa Bento XV -
03/09/1914 - Giacomo della Chiesa é eleito o Papa Bento XV -
20/08/1914 - Morre o Papa Pio X -
17/10/1912 - Nasce Albino Luciani, o futuro Papa João Paulo I, 263º papa -
19/11/1910 - Chegada dos missionários da Assembléia de Deus no Brasil -
15/08/1910 - O Papa São Pio X com a Bula Papal Praedecessorun Nostrorum eleva a Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul à Arquidiocese de Porto Alegre e cria a Diocese de Pelotas, Diocese de Santa Maria e a Diocese de Uruguaiana no Rio Grande do -
07/02/1909 - Nasce Dom Hélder Câmara, padre brasileiro, pioneiro da Teologia da Liberação -
28/03/1907 - Nasce Lúcia de Jesus dos Santos, a Irmã Lúcia, uma das três crianças que disseram ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria no início do século XX. Era a última vidente de Fátima -
08/09/1904 - Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida -
04/08/1903 - O cardeal Giuseppe Sarto é eleito Papa com o nome de Pio X -
20/07/1903 - Morre o Papa Leão XIII -
26/09/1897 - Nasce Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, o futuro Papa Paulo VI -
27/04/1892 - Elevação da Diocese do Rio de Janeiro à categoria de arquidiocese, pelo Papa Leão XIII -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
25/11/1881 - Nasce Angelo Giuseppe Roncalli, futuro Papa João XXIII -
14/07/1881 - O Papa Leão XIII beatifica Urbano II -
13/03/1878 - O Papa Inocêncio V é beatificado por Leão XIII -
03/03/1878 - Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci é coroado como o Papa Leão XIII -
20/02/1878 - Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci é eleito o Papa Leão XIII -
07/02/1878 - Morre o Papa Pio IX -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
27/01/1871 - Questão Romana: o Senado italiano votou a transferência da capital de Florença para Roma com 94 votos favoráveis e 39 contrários -
20/10/1870 - É suspenso o Primeiro Concílio do Vaticano -
08/12/1869 - Começa o Primeiro Concílio do Vaticano -
29/06/1868 - Pio IX convoca o Concílio Vaticano I -
03/11/1867 - Tropas de Giuseppe Garibaldi são derrotadas pelas de Napoleão III, durante outra tentativa de livrar o território dos Estados Pontifícios da autoridade do Papa -
23/10/1867 - Questão Romana: falha tentativa de insurreição em Roma em favor da unificação da Itália -
21/04/1864 - Nasce Karl Emil Maximilian Weber, sociólogo alemão autor de ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ -
31/05/1857 - Nasce Ambrogio Damiano Achille Ratti, o futuro Papa Pio XI -
21/11/1854 - Nasce Giacomo della Chiesa, o futuro Papa Bento XV -
24/11/1848 - Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias -
21/06/1846 - Giovanni Maria Mastai-Ferretti é consagrado como o Papa Pio IX -
16/06/1846 - O Cardeal Giovanni Maria Mastai Ferretti é eleito o Papa Pio IX -
01/06/1846 - Morre o Papa Gregório XVI -
22/10/1844 - O Dia do Grande Desapontamento: religiosos Norte americanos inspirados em profecias bíblicas esperavam o retorno de Jesus Cristo neste dia -
03/12/1839 - Bula do Papa Gregório XVI condena e proíbe a escravidão de negros -
02/06/1835 - Nasce em Riese na Itália, Giuseppe Melchiorre Sarto, o futuro Papa Pio X -
02/02/1831 - Bartolomeu Alberto Cappellari é eleito o Papa Gregório XVI -
30/11/1830 - Morre o Papa Pio VIII -
06/04/1830 - Joseph Smith funda a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom -
05/04/1829 - Francesco Saverio Maria Felice Castiglioni é consagrado como o Papa Pio VIII -
31/03/1829 - Francesco Saverio Maria Felice Castiglioni é eleito o Papa Pio VIII -
10/02/1829 - Morre o Papa Leão XII -
28/09/1823 - Annibale Francesco Clemente Melchiore Girolamo Nicola della Genga é eleito o Papa Leão XII -
20/08/1823 - Morre o Papa Pio VII -
02/03/1810 - Nasce Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci Prosperi Buzzi, o futuro Papa Leão XIII -
03/07/1801 - Surge, na Alemanha, o judaísmo reformado -
21/03/1800 - Com as lideranças da Igreja impedidas de permanecerem em Roma devido a um conflito armado, Pio VII é coroado Papa em Veneza com uma Tiara papal provisória feita de papel machê -
14/03/1800 - O cardeal Barnaba Chiaramonti é eleito Papa Pio VII -
29/08/1799 - Morre o Papa Pio VI -
13/05/1792 - Nasce Giovanni Maria Mastai-Ferretti, o futuro Papa Pio IX -
22/02/1775 - Giovanni Angelo Braschi é consagrado como o Papa Pio VI -
15/02/1775 - Giovanni Angelo Braschi é eleito o Papa Pio VI -
22/09/1774 - Morre o Papa Clemente XIV -
21/07/1773 - O Papa Clemente XIV dissolve a ordem dos padres jesuítas. A proibição permanece em vigor até 1814, quando os jesuítas são reativados pelo Papa Pio VII -
19/05/1769 - Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli é eleito o Papa Clemente XIV -
02/02/1769 - Morre o Papa Clemente XIII -
18/09/1765 - Nasce Bartolomeu Alberto Cappellari, o futuro Papa Gregório XVI -
09/03/1765 - Depois de uma campanha pública feita pelo escritor Voltaire, os juízes em Paris declararam postumamente Jean Calas inocente do assassinato de seu filho. Calas havia sido torturado e executado em 1762, apesar de seu filho, na verdade, ter cometido suicídio -
10/03/1762 - Jean Calas é executado após ter sido condenado pela morte de seu filho. Depois de uma campanha pública feita pelo escritor Voltaire, os juízes em Paris declararam postumamente Jean Calas inocente do assassinato de seu filho que na verdade cometeu suicídio -
20/11/1761 - Nasce Francesco Saverio Maria Felice Castiglioni, o futuro Papa Pio VIII -
22/08/1760 - Nasce Annibale Francesco Clemente Melchiore Girolamo Nicola della Genga, o Papa Leão XII -
16/07/1758 - Pietro Francesco Orsini é consagrado como o Papa Clemente XIII -
06/07/1758 - Pietro Francesco Orsini é eleito como o Papa Clemente XIII -
03/05/1758 - Morre o Papa Bento XIV -
14/09/1752 - A Inglaterra e suas colônias adotam o calendário gregoriano -
14/08/1742 - Nasce Barnaba Niccolò Maria Luigi Chiaramonti, o futuro Papa Pio VII -
22/08/1740 - Prospero Lorenzo Lambertini é consagrado como o Papa Bento XIV -
17/08/1740 - Prospero Lorenzo Lambertini é eleito como o Papa Bento XIV -
06/02/1740 - Morre o Papa Clemente XII -
16/07/1730 - Lorenzo Corsini é consagrado como o Papa Clemente XII -
12/07/1730 - Lorenzo Corsini é eleito o Papa Clemente XII -
21/02/1730 - Morre o Papa Bento XIII -
04/06/1724 - Pietro Francesco Orsini é consagrado como o Papa Bento XIII -
29/05/1724 - Pietro Francesco Orsini é eleito o Papa Bento XIII -
07/03/1724 - Morre o Papa Inocêncio XIII -
18/05/1721 - Michelangelo Conti é consagrado como o Papa Inocêncio XIII -
08/05/1721 - Michelangelo Conti é eleito o Papa Inocêncio XIII -
19/03/1721 - Morre o Papa Clemente XI -
25/12/1717 - Nasce Giovanni Angelo Braschi, o futuro Papa Pio VI -
22/05/1712 - O Papa Clemente XI proclama o Papa Pio V, como santo. -
31/10/1705 - Nasce Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli , futuro Papa Clemente XIV -
08/12/1700 - Giovanni Francesco Albani, é consagrado como Papa Clemente XI -
23/11/1700 - Giovanni Francesco Albani, é eleito o Papa Clemente XI -
27/09/1700 - Morre o Papa Inocêncio XII -
07/03/1693 - Nasce Pietro Francesco Orsini, o futuro Papa Clemente XIII -
15/07/1691 - Antônio Pignatelli é consagrado como o Papa Inocêncio XII -
12/07/1691 - Antônio Pignatelli é eleito o Papa Inocêncio XII -
01/02/1691 - Morre o Papa Alexandre VIII -
06/10/1689 - Pietro Vito Ottoboni é eleito o Papa Alexandre VIII -
12/08/1689 - Morre o Papa Inocêncio XI -
31/12/1687 - Perseguição e Dispersão dos Huguenotes: um grupo veleja desde a França em direção ao Cabo da Boa Esperança -
23/10/1685 - Luis XIV da França revoga o Édito de Nantes com o Édito de Fontainebleau -
21/09/1676 - Benedetto Giulio Odescalchi é eleito o Papa Inocêncio XI -
22/07/1676 - Morre o Papa Clemente X -
31/03/1675 - Nasce Prospero Lorenzo Lambertini, futuro Papa Bento XIV -
01/05/1672 - O Papa Pio V é beatificado -
11/05/1670 - Emilio Altieri é consagrado como o Papa Clemente X -
29/04/1670 - Emilio Altieri é eleito como o Papa Clemente X -
09/12/1669 - Morre o Papa Clemente IX -
20/06/1667 - Giulio Rospigliosi é escolhido Papa Clemente IX -
22/05/1667 - Morre o Papa Alexandre VII -
13/05/1655 - Nasce Michelangelo Conti, o futuro Papa Inocêncio XIII -
18/04/1655 - Fabio Chigi é consagrado como o Papa Alexandre VII -
07/04/1655 - Fabio Chigi é eleito como Papa Alexandre VII -
07/01/1655 - Morre o Papa Inocêncio X -
07/04/1652 - Nasce Lorenzo Corsini o futuro Papa Clemente XII -
23/07/1649 - Nasce Giovanni Francesco Albani, futuro Papa Clemente XI -
02/02/1649 - Nasce Pietro Francesco Orsini , o futuro Papa Bento XIII -
15/09/1644 - O Cardeal Giambattista Pamphili é eleito Papa, com o nome de Papa Inocêncio X -
29/07/1644 - Morre o Papa Urbano VIII -
18/11/1626 - A Basílica de São Pedro é consagrada -
17/11/1624 - Morre Jakob Böhme, filósofo e místico alemão -
29/09/1623 - Maffeo Barberini é consagrado como o Papa Urbano VIII -
06/08/1623 - Maffeo Barberini é eleito como o Papa Urbano VIII -
08/07/1623 - Morre o Papa Gregório XV -
14/02/1621 - Alessandro Ludovisi é consagrado como Papa Gregório XV -
09/02/1621 - Alessandro Ludovisi é eleito como Papa Gregório XV -
28/01/1621 - Morre Papa Paulo V -
23/05/1618 - Tem início a Guerra dos Trinta Anos -
13/05/1615 - Nasce Antônio Pignatelli, o Papa Inocêncio XII -
16/05/1611 - Nasce Benedetto Giulio Odescalchi, futuro Papa Inocêncio XI -
22/04/1610 - Nasce Pietro Vito Ottoboni, o futuro Papa Alexandre VIII -
16/05/1605 - Camillo Borghese é eleito o Papa Paulo V -
27/04/1605 - Morre o Papa Leão XI -
10/04/1605 - Alessandro Ottaviano de Medici é consagrado como Papa Leão XI -
01/04/1605 - Alessandro Ottaviano de Medici é eleito o Papa Leão XI -
03/03/1605 - Morre o Papa Clemente VIII -
17/02/1600 - Giordano Bruno, filósofo e matemático, cujas teorias anteciparam a ciência moderna, é denunciado à Inquisição e queimado como herege, em Roma -
28/01/1600 - Nasce Giulio Rospigliosi, o futuro Papa Clemente IX -
13/02/1599 - Nasce Fabio Chigi, o futuro Papa Alexandre VII -
13/04/1598 - O rei Henrique IV da França decreta o Édito de Nantes, conferindo liberdade de religião aos huguenotes (calvinistas) -
26/05/1592 - Giordano Bruno, filósofo e matemático, cujas teorias anteciparam a ciência moderna, é encarcerado pela Inquisição na prisão de San Domenico de Castello -
09/02/1592 - Ippolito Aldobrandini é consagrado como Papa Clemente VIII -
30/01/1592 - Ippolito Aldobrandini é eleito o Papa Clemente VIII -
30/12/1591 - Morre Giovanni Antonio Facchinetti, o Papa Inocêncio IX -
03/11/1591 - O Papa Inocêncio IX é coroado. -
29/10/1591 - Giovanni Antonio Facchinetti é eleito o Papa Inocêncio IX -
16/10/1591 - Morre o Papa Gregório XIV -
08/12/1590 - Niccolo Sfondrati é coroado como Papa Gregório XIV -
05/12/1590 - Niccolo Sfondrati é eleito o Papa Gregório XIV -
27/09/1590 - O Papa Urbano VII morre 13 dias após a sua subida ao Sumo Pontificado, tornando-se o Papa com o reinado mais curto até hoje -
15/09/1590 - Giambattista Battista Castagna é eleito o Papa Urbano VII, que tornar-se-ia o Papa com o reinado mais curto até hoje, 13 dias -
27/08/1590 - Morre o Papa Sisto V -
13/07/1590 - Nasce Emilio Altieri, o futuro Papa Clemente X -
03/10/1589 - Os primeiros monges beneditinos chegam ao Rio de Janeiro -
01/05/1585 - O Cardeal Felici Peritti é consagrado como o Papa Sisto V -
24/04/1585 - Eleição do Cardeal Felici Peritti que viria a ser chamado de Papa Sisto V -
10/04/1585 - Morre o Papa Gregório XIII, introdutor do Calendário Gregoriano utilizado na atualidade pela grande maioria dos países. -
15/10/1582 - Em vários países católicos entra oficialmente em vigor o calendário gregoriano, usado até hoje na maioria dos países ocidentais -
24/02/1582 - O Papa Gregório XIII assina a bula pontifícia ‘Inter Gravissimas’ que faz uma série de emendas, correções e reformas no Calendário Juliano introduzindo assim o Calendário Gregoriano -
24/04/1575 - Nasce Jakob Böhme, filósofo e místico alemão -
06/05/1574 - Nasce em Roma, na Itália, Giovanni Battista Pamphili, o futuro Papa Inocêncio X -
24/08/1572 - O rei Carlos IX da França, sob influência de sua mãe Catherine de Medicis, ordena o assassinato em massa dos “huguenotes”, como eram chamados os protestantes na França, no “Massacre do Dia de São Bartolo -
25/05/1572 - Ugo Buoncompagni é consagrado como o Papa Gregório XIII -
13/05/1572 - Ugo Buoncompagni é eleito o Papa Gregório XIII -
01/05/1572 - Morre Michele Ghisleri o Papa São Pio V -
09/01/1571 - Morre Nicolas Durand de Villegagnon, que estabeleceu em Cabo Frio a “França Antártica”, uma colônia francesa no Brasil -
05/12/1570 - Promulgada a Missa Tridentina pelo Papa Pio V -
25/02/1570 - O Papa Pio V excomunga a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, que instaurou a Igreja Anglicana (Protestante) em seu país -
05/04/1568 - Nasce Maffeo Barberini, o futuro Papa Urbano VIII -
17/01/1566 - Michele Ghisleri é consagrado Papa como Pio V -
07/01/1566 - Michele Ghisleri é eleito Papa como Pio V -
09/12/1565 - Morre o Papa Pio IV -
27/05/1564 - Morre João Calvino, fundador do Calvinismo -
04/12/1563 - Encerramento oficial do Concílio de Trento -
01/03/1562 - Começam as guerras religiosas na França com o massacre de mil huguenotes em Vassy -
17/01/1562 - A regente Catarina de Médici assina o 'Édito de Saint-Germain' que cessa a perseguição religiosa e reconhece o direito civil dos protestantes franceses -
06/01/1560 - Giovanni Angelo de Medici é consagrado como Papa Pio IV, sucedendo ao Papa Paulo IV -
26/12/1559 - Giovanni Angelo de Medici é eleito o Papa Pio IV, sucedendo ao Papa Paulo IV -
18/08/1559 - Morre o Papa Paulo IV -
17/11/1558 - Morre Mary I, Rainha de Inglaterra -
17/01/1558 - Os huguenotes Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André La Fon redigem a Confissão da Guanabara na Ilha de Serigipe (atual Ilha de Villegagnon), Rio de Janeiro -
25/09/1555 - Assinatura da Paz de Augsburgo -
26/05/1555 - Giovanni Pietro Carafa é consagrado como o Papa Paulo IV -
23/05/1555 - Giovanni Pietro Caraffa é eleito Papa Paulo IV -
01/05/1555 - Com apenas 21 dias de pontificado, morre o Papa Marcelo II -
10/04/1555 - Marcello Cervini é consagrado como o Papa Marcelo II -
09/04/1555 - Marcello Cervini é eleito o Papa Marcelo II -
23/03/1555 - Morre o Papa Júlio III -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
09/01/1554 - Nasce Alessandro Ludovisi, futuro Papa Gregório XV -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
17/09/1552 - Nasce Camillo Borghese, o futuro Papa Paulo V -
22/02/1550 - Giovanni Maria Ciocchi del Monte é entronizado como o Papa Júlio III -
07/02/1550 - Giovanni Maria Ciocchi del Monte é eleito o Papa Júlio III, sucedendo ao Papa Paulo III -
29/11/1549 - Tem início o conclave papal de 1549–1550, o segundo mais longo conclave papal do século XVI. -
10/11/1549 - Morre o Papa Paulo III -
24/04/1547 - Derrota da 'Liga de Esmalcalda' na Batalha de Mühlberg -
22/11/1546 - João Calvino edita um decreto que regulamenta os nomes que devem ser dados e os que são proibidos aos recém nascidos em Genebra -
13/12/1545 - Tem início o 'Concílio de Trento' -
27/07/1540 - Thomas Cromwell, o conselheiro do rei Henrique VIII da Inglaterra, é condenado por traição e executado -
24/10/1537 - Morre Jane Seymour, terceira mulher de Henrique VIII de Inglaterra -
22/10/1536 - É publicada em Évora e na presença de D. João III a bula Cum ad nil magis, promulgada pelo Papa Paulo III, que fundava a Inquisição portuguesa. -
30/05/1536 - Henrique VIII da Inglaterra casa com Jane Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena -
19/05/1536 - Ana Bolena, a segunda esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra, é decapitada, após ter sido acusada de adultério e traição -
17/05/1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII da Inglaterra é dissolvido -
15/05/1536 - Ana Bolena é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês -
02/05/1536 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é presa na Torre de Londres, acusada de adultério, incesto e alta traição -
24/02/1536 - Nasce Ippolito Aldobrandini, o futuro Papa Clemente VIII -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
02/06/1535 - Nasce Alessandro Ottaviano de Medici, o futuro Papa Leão XI -
11/02/1535 - Nasce Niccolo Sfondrati, futuro Papa Gregório XIV -
13/10/1534 - Alessandro Farnese é eleito o Papa Paulo III -
25/09/1534 - Morre o Papa Clemente VII -
01/06/1533 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é coroada como Rainha Consorte da Inglaterra -
23/05/1533 - É anulado o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Cinco dias depois, o arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido. -
25/01/1533 - É divulgado o casamento do rei Henrique VIII com Ana Bolena. A cerimônia secreta ocorreu em 14 de novembro de 1532 -
14/11/1532 - O rei inglês Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. A filha do casal foi futuramente coroada rainha Elizabeth I -
12/11/1532 - Termina prazo para os moradores de Genebra declararem sua religião. Quem não tiver respondido, deverá abandonar a cidade -
14/09/1532 - Morre Frei Henrique de Coimbra, frade e bispo português, mais conhecido por ter celebrado a primeira missa no Brasil em dia 26 de Abril de 1500 -
23/07/1532 - Os Protestantes ganham liberdade de religião na Alemanha -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
24/11/1531 - Morre Johannes Oekolampad, teólogo suíço, um humanista e reformador em Basiléia -
27/02/1531 - É criada a 'Liga de Esmalcalda', uma aliança defensiva de príncipes protestantes do Sacro Império Romano -
25/06/1530 - Durante uma assembleia do Parlamento alemão na cidade de Augsburg é apresentada a proclamação da fé luterana -
21/01/1530 - Carlos V convoca a “Dieta Imperial” para reunir-se em abril -
06/05/1527 - Inicia-se o 'Saque a Roma' -
27/05/1525 - Termina a Guerra dos Camponeses, uma revolta popular generalizada nos países da língua alemã na Europa Central, entre 1524-1525 -
21/01/1525 - Fundação da Igreja Anabaptista -
19/11/1523 - Júlio de Juliano de Médici é eleito o Papa Clemente VII -
14/09/1523 - Morre o Papa Adriano VI -
09/03/1522 - Domigo de Invocavit, Martinho Lutero durante oitos dias consecutivos da Quaresma prega oito sermões que ficam conhecidos por "Sermões de Invocavit" -
09/01/1522 - Adriaan Floriszoon Boeyens é eleito o Papa Adriano VI -
13/12/1521 - Nasce Felice Peretti, o futuro Papa Sisto V -
01/12/1521 - Morre o Papa Leão X -
04/08/1521 - Nasce Giambattista Battista Castagna, o futuro Papa Urbano VII, que tornar-se-ia o Papa com o reinado mais curto até hoje, 13 dias -
25/05/1521 - É assinado, na cidade de Worms, o Édito de Worms, que condena Martinho Lutero -
16/04/1521 - Reforma Protestante: primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império. -
28/01/1521 - Reforma Protestante: Início da Dieta de Worms -
03/01/1521 - Excomunhão de Martinho Lutero -
15/06/1520 - O Papa Leão X promulga a bula papal “Exsurge Domine" -
20/07/1519 - Nasce Giovanni Antonio Facchinetti, futuro Papa Inocêncio IX -
31/10/1517 - Martinho Lutero afixa suas 95 teses na porta do Palácio de Wittenberg, marcando o começo da Reforma Protestante na Alemanha -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
09/03/1513 - Giovanni di Lorenzo de Medici é eleito o Papa Leão X -
21/02/1513 - Morre o Papa Júlio II -
01/11/1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez -
10/07/1509 - Nasce João Calvino, fundador do Calvinismo -
18/04/1506 - O Papa Júlio II coloca a primeira pedra da Basílica de São Pedro em Roma -
22/01/1506 - O Papa Júlio II cria a Guarda Suíça para proteger o Vaticano -
17/01/1504 - Nasce Michele Ghisleri, futuro São Pio V -
01/11/1503 - Giuliano della Rovere é eleito o Papa Júlio II -
18/10/1503 - Morre o Papa Pio III -
22/09/1503 - É eleito Francesco Todeschini-Piccolomini o Papa Pio III -
18/08/1503 - Morre o Papa Alexandre VI (Rodrigo Bórgia) -
07/01/1502 - Nasce em Bolonha na Itália, Ugo Buoncompagni, o futuro Papa Gregório XIII, introdutor do Calendário Gregoriano utilizado na atualidade pela grande maioria dos países. -
06/05/1501 - Nasce Marcello Cervini, futuro Papa Marcelo II -
31/03/1499 - Nasce Giovanni Angelo de Medici, futuro Papa Pio IV -
26/08/1492 - Rodrigo Bórgia é consagrado como o Papa Alexandre VI -
11/08/1492 - Rodrigo Bórgia é eleito o Papa Alexandre VI -
25/07/1492 - Morre o Papa Inocêncio VIII que teria sido a primeira pessoa a receber uma transfusão de sangue -
10/09/1487 - Nasce Giovanni Maria Ciocchi del Monte, o futuro Papa Júlio III -
05/12/1484 - O Papa Inocêncio VIII emite a Bula “Summis desiderantes affectibus” que deu origem ao “Manual” que ficou conhecido como Malleus Maleficarum - "O Martelo das Bruxas" -
12/09/1484 - Giovanni Battista Cibo é consagrado como o Papa Inocêncio VIII -
29/08/1484 - Giovanni Battista Cibo é eleito o Papa Inocêncio VIII -
12/08/1484 - Morre o Papa Sisto IV -
10/11/1483 - Nasce Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante na Alemanha -
15/08/1483 - Inauguração da Capela Sistina -
26/05/1478 - Nasce Júlio de Juliano de Médici, o futuro Papa Clemente VII -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More -
28/06/1476 - Nasce Giovanni Pietro Carafa, o futuro Papa Paulo IV -
11/12/1475 - Nasce Giovanni di Lorenzo de Medici ,o futuro Papa Leão X -
25/08/1471 - Francesco della Rovere é consagrado como o Papa Sisto IV -
09/08/1471 - Francesco della Rovere é eleito o Papa Sisto IV -
26/07/1471 - Morre o Papa Paulo II -
29/02/1468 - Nasce Alessandro Farnese, o futuro Papa Paulo III -
16/09/1464 - Pietro Barbo é consagrado como o Papa Paulo II -
30/08/1464 - Pietro Barbo é eleito o Papa Paulo II -
14/08/1464 - Morre o Papa Pio II -
07/10/1462 - O Papa Pio II edita a primeira bula condenando a escravidão. -
02/03/1459 - Nasce o Papa Adriano VI -
03/09/1458 - Enea Silvio Piccolomini é consagrado como o Papa Pio II -
19/08/1458 - Enea Silvio Piccolomini é eleito como o Papa Pio II -
06/08/1458 - Morre o Papa Calisto III -
20/04/1455 - Alfonso de Bórgia é consagrado como Papa Calisto III. Foi um dos três sumos pontífices espanhóis -
08/04/1455 - Alfonso de Bórgia se torna Papa Calisto III. Foi um dos três sumos pontífices espanhóis -
24/03/1455 - Morre o Papa Nicolau V -
18/06/1452 - O Papa Nicolau V publicou a bula "Dum diversas" dirigida ao rei Afonso V de Portugal que, na prática, autorizava a escravatura perpétua aos sarracenos, pagãos e inimigos de Cristo -
06/03/1447 - Tommaso Parentucelli torna-se Papa o Nicolau V -
23/02/1447 - Morre o Papa Eugênio IV -
05/12/1443 - Nasce Giuliano della Rovere, o futuro Papa Júlio II -
29/05/1439 - Nasce Francesco Todeschini-Piccolomini o futuro Papa Pio III -
26/05/1432 - Joaneta Varoli, uma camponesa constantemente maltratada pelo marido, assiste a aparição da imagem da Virgem Maria que começou a ser denominada Nossa Senhora de Caravaggio -
11/03/1431 - Gabriele Condulmer é consagrado como o Papa Eugênio IV -
03/03/1431 - Gabriele Condulmer é eleito o Papa Eugênio IV -
20/02/1431 - Morre o Papa Martinho V -
01/01/1431 - Nasce Rodrigo Bórgia, o futuro Papa Alexandre VI -
22/04/1418 - Termina o Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja -
23/02/1418 - Nasce Pietro Barbo, o Papa Paulo II -
11/11/1417 - Oddo Colonna é eleito o Papa Martinho V pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente -
11/11/1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente -
18/10/1417 - Morre Gregório XII, papa que renunciou durante o Concílio de Constança em 1415, que procurou legitimar uma só autoridade papal. Um novo papa, Martinho V, só foi escolhido após a sua morte -
30/05/1416 - Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia, pelo Concílio de Constança, realizado na cidade de Constança, na Alemanha -
04/07/1415 - Durante o Concílio de Constança em 1415, que procurou legitimar uma só autoridade papal, o Papa Gregório XII apresentou sua renúncia -
05/11/1414 - Início do Concílio de Constança, cujo objetivo foi de acabar com o cisma papal que tinha resultado no Papado de Avignon -
21/07/1414 - Nasce Francesco della Rovere, o futuro Papa Sisto IV -
19/12/1406 - Angelo Correr é consagrado como o Papa Gregório XII -
30/11/1406 - Angelo Correr é eleito como o Papa Gregório XII -
06/11/1406 - Morre o Papa Inocêncio VII -
18/10/1405 - Nasce Enea Silvio Piccolomini o futuro Papa Pio II -
17/10/1404 - Cosimo de' Migliorati é eleito o Papa Inocêncio VII -
01/10/1404 - Morre Piero Tomacelli, o Papa Bonifácio IX -
15/11/1397 - Nasce Tommaso Parentucelli, o futuro Papa Nicolau V -
28/09/1394 - Eleição do Antipapa Bento XIII -
16/09/1394 - Morre Clemente VII, anti-papa do Grande Cisma do Ocidente -
02/11/1389 - Piero Tomacelli é eleito o Papa Bonifácio IX -
15/10/1389 - Morre Bartolomeo Prignano, o Papa Urbano VI, após cair da sua mula -
31/12/1378 - Nasce Afonso de Bórgia, o futuro Papa Calisto III -
20/09/1378 - Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente -
08/04/1378 - É eleito Bartolomeo Prignano como Papa Urbano VI -
27/03/1378 - Morre o Papa Gregório XI -
22/05/1377 - O Papa Gregório XI lança cinco Bulas pontifícias para denunciar a doutrina do teólogo inglês John Wycliffe. -
05/01/1371 - Pierre-Roger de Beaufort é consagrado como Papa Gregório XI -
30/12/1370 - Pierre-Roger de Beaufort é eleito o Papa Gregório XI -
19/12/1370 - Morre o Papa Urbano V -
06/11/1362 - Grimoard Guillaume é consagrado como o Papa Urbano V -
28/09/1362 - Grimoard Guillaume é eleito o Papa Urbano V -
12/09/1362 - Morre o Papa Inocêncio VI -
30/12/1352 - Étienne Aubert é consagrado Papa Inocêncio VI -
18/12/1352 - Étienne Aubert é eleito o Papa Inocêncio VI -
06/12/1352 - Morre o Papa Clemente VI -
07/05/1342 - Pierre Roger é eleito o Papa Clemente VI -
25/04/1342 - Morre o Papa Bento XII -
08/01/1335 - Jacques Fournier é consagrado como Papa Bento XII -
20/12/1334 - Jacques Fournier é eleito o Papa Bento XII -
04/12/1334 - Morre o Papa João XXII -
13/05/1326 - Nasce Angelo Correr, futuro Papa Gregório XII -
05/09/1316 - Jacques d'Euse é consagrado como o Papa João XXII, inaugurando assim o período dos Papas de Avignon. -
07/08/1316 - Jacques d'Euse é eleito o Papa João XXII, inaugurando assim o período dos Papas de Avignon. -
20/04/1314 - Morre o Papa Clemente V -
16/10/1311 - Com o objetivo de retirar o apoio papal aos Cavaleiros Templários, o Concílio de Vienne se reúne pela primeira vez. -
14/11/1305 - Bertrand de Got é consagrado como o Papa Clemente V -
05/06/1305 - Bertrand de Got é eleito como o Papa Clemente V -
07/07/1304 - Morre Niccolò di Boccasio, o Papa Bento XI -
27/10/1303 - Niccolò di Boccasio é eleito o Papa Bento XI -
11/10/1303 - Morre o Papa Bonifácio VIII -
18/11/1302 - O Papa Bonifácio VIII publica a bula “Unam Sanctam” que afirma o princípio da supremacia temporal do Papa -
19/05/1296 - Morre o ex-Papa Celestino V, que foi obrigado a renunciar por pressões do cardeal Benedicto Caetani -
24/12/1294 - Benedicto Caetani é eleito o Papa Bonifácio VIII -
13/12/1294 - Papa Celestino V abdica do papado -
29/08/1294 - Pietro del Morrone é consagrado como Papa Celestino V -
05/07/1294 - Pietro del Morrone é eleito o Papa Celestino V -
04/04/1292 - Morre o Papa Nicolau IV -
25/02/1288 - Girolamo Masci é consagrado como o Papa Nicolau IV -
22/02/1288 - Girolamo Masci é eleito como o Papa Nicolau IV -
03/04/1287 - Morre o Papa Honório IV -
20/05/1285 - Giacomo Savelli é consagrado como o Papa Honório IV -
02/04/1285 - Giacomo Savelli é eleito o Papa Honório IV -
28/03/1285 - Morre o Papa Martinho IV -
23/03/1281 - Simon de Brie é consagrado como o Papa Martinho IV -
22/02/1281 - Simon de Brie é eleito o Papa Martinho IV -
22/08/1280 - Morre o Papa Nicolau III -
25/11/1277 - Giovanni Gaetano Orsini é eleito o Papa Nicolau III, sucedendo o Papa João XXI -
20/05/1277 - Morre o Papa João XXI, único Papa Português da História -
20/09/1276 - Pedro Julião Rebolo é consagrado como o Papa João XXI, único Papa Português da História -
16/09/1276 - Pedro Julião Rebolo é eleito o Papa João XXI, único Papa Português da História -
18/08/1276 - Morre o Papa Adriano V -
11/07/1276 - Ottobuono Fieschi é eleito como o Papa Adriano V -
22/06/1276 - Morre o Papa Inocêncio V -
22/02/1276 - Pierre de Tarentaise é consagrado como Papa Inocêncio V -
21/01/1276 - Pierre de Tarentaise é eleito o Papa Inocêncio V -
10/01/1276 - Morre o Papa Gregório X -
16/07/1274 - Durante o Segundo Concílio de Lyon, o Papa Gregório X, promulga a Bula Ubi periculum -
01/09/1271 - Tedaldo Visconti é eleito o Papa Gregório X -
29/11/1268 - Morre o Papa Clemente IV -
05/02/1265 - Gui Foucois é eleito o Papa Clemente IV -
02/10/1264 - Morre o Papa Urbano IV -
11/08/1264 - Com a "Bula Transiturus de hoc mundo", o Papa Urbano IV determinou a solene celebração da festividade do Corpus Christi ("Corpo de Cristo") em toda a Igreja. -
04/09/1261 - Jacques Pantaléon é consagrado como o Papa Urbano IV -
29/08/1261 - Jacques Pantaléon é escolhido como o Papa Urbano IV -
25/05/1261 - Morre o Papa Alexandre IV -
20/12/1254 - Rinaldo dei signori di Ienne é consagrado como o Papa Alexandre IV -
12/12/1254 - Rinaldo dei signori di Ienne é eleito o Papa Alexandre IV -
07/12/1254 - Morre o Papa Inocêncio IV -
28/06/1243 - O Papa Inocêncio IV é consagrado em Anagni -
25/06/1243 - Sinibaldo Fieschi é eleito o Papa Inocêncio IV -
10/11/1241 - Morre Godofredo Castiglioni, o Papa Celestino IV -
25/10/1241 - Godofredo Castiglioni é eleito o Papa Celestino IV, que falece 17 dias depois -
30/09/1227 - Nasce Girolamo Masci, o futuro Papa Nicolau IV -
18/03/1227 - Morre o Papa Honório III -
03/10/1226 - Morre Francesco Bernardone, o “São Francisco de Assis” -
23/09/1222 - O Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da 'Concordata de Worms', que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial -
06/08/1221 - Morre São Domingos de Gusmão -
24/07/1216 - Cencio Savelli é consagrado como o Papa Honório III -
18/07/1216 - Cencio Savelli é eleito como o Papa Honório III -
16/07/1216 - Morre o Papa Inocêncio III -
19/04/1213 - Papa Inocêncio III convoca o Quarto Concílio de Latrão pela bula 'Vineam Domini Sabaoth' -
24/02/1209 - Fundação da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, ordem fundada por São Francisco de Assis -
22/02/1198 - Lottario dei Conti di Segni é consagrado cmo o Papa Inocêncio III -
08/01/1198 - Lottario dei Conti di Segni é eleito o Papa Inocêncio III -
08/01/1198 - Morre o Papa Celestino III -
14/04/1191 - Jacinto de Bobone é consagrado como o Papa Celestino III -
30/03/1191 - Jacinto de Bobone é eleito como o Papa Celestino III -
20/03/1191 - Morre o Papa Clemente III -
23/11/1190 - Nasce Gui Foucois, o futuro Papa Clemente IV -
20/12/1187 - Paolo Scolari é consagrado como Papa Clemente III -
19/12/1187 - Paolo Scolari é eleito Papa Clemente III -
17/12/1187 - Morre o Papa Gregório VIII -
21/10/1187 - Alberto di Morra é eleito o Papa Gregório VIII -
20/10/1187 - Morre o Papa Urbano III -
25/11/1185 - Umberto Crivelli é eleito o Papa Urbano III -
25/11/1185 - Morre o Papa Lúcio III -
26/09/1181 - Nasce Giovanni di Pietro di Bernardone, o São Francisco de Assis -
01/09/1181 - É eleito o Papa Lúcio III -
30/08/1181 - Morre o Papa Alexandre III -
23/05/1179 - Emitida a Bula "Manifestis Probatum", do Papa Alexandre III, confirmando a posse do Reino de Portugal a D. Afonso Henriques e seus sucessores. -
24/06/1170 - Nasce São Domingos de Gusmão -
20/09/1159 - Rolando Bandinelli é consagrado como o Papa Alexandre III -
07/09/1159 - Rolando Bandinelli é eleito o Papa Alexandre III -
01/09/1159 - Morre o único papa inglês na história. Nicolas Breakspear o Papa Adriano IV -
04/12/1154 - Eleito o único papa inglês na história. Nicolas Breakspear é coroado Papa Adriano IV -
03/12/1154 - Morre o Papa Anastácio IV -
08/07/1153 - Corrado di Suburra é eleito o Papa Anastácio IV -
08/07/1153 - Morre o Papa Eugênio III -
18/02/1145 - Pier Bernardo Pignatelli é consagrado como o Papa Eugênio III -
15/02/1145 - Pier Bernardo Pignatelli é eleito o Papa Eugênio III -
15/02/1145 - Morre o Papa Lúcio II -
12/03/1144 - Gherardo de Caccianemici é consagrado como o Papa Lúcio II -
09/03/1144 - Gherardo de Caccianemici é eleito o Papa Lúcio II -
08/03/1144 - Morre o Papa Celestino II -
03/10/1143 - Guido Guelfuccio de Castello é consagrado como o Papa Celestino II -
26/09/1143 - Guido Guelfuccio de Castello é eleito Papa Celestino II -
24/09/1143 - Morre o Papa Inocêncio II, 165º papa -
23/02/1130 - Gregorio de Papareschi é consagrado como o Papa Inocêncio II -
14/02/1130 - Gregorio de Papareschi é eleito o Papa Inocêncio II -
13/02/1130 - Morre o Papa Honório II, 163º papa -
21/12/1124 - Lamberto Scannabecchi é consagrado como o Papa Honório II -
15/12/1124 - Lamberto Scannabecchi é eleito como o Papa Honório II -
13/12/1124 - Morre o Papa Calisto II -
09/02/1119 - Guido dei Conti di Borgogna é consagrado como o Papa Calisto II -
02/02/1119 - Guido dei Conti di Borgogna é eleito como o Papa Calisto II -
29/01/1119 - Morre o Papa Gelásio II -
10/03/1118 - Giovanni Caetani é consagrado como o Papa Gelásio II -
24/01/1118 - Giovanni Caetani é eleito o Papa Gelásio II -
21/01/1118 - Morre o Papa Pascoal II -
21/04/1109 - Morre Santo Anselmo, Arcebispo de Canterbury e filósofo medieval -
13/08/1099 - Rainério, monge de Cluny, é eleito o Papa Pascoal II -
01/08/1099 - Arnulfo de Rohes, líder clérigo durante a Primeira Cruzada é eleito Patriarca Latino de Jerusalém, sendo substituído ainda no mesmo ano por Dagoberto de Pisa. -
29/07/1099 - Morre o Papa Urbano II -
27/11/1095 - O Papa Urbano II proclama, no Concílio de Clermont, a Primeira Cruzada -
18/11/1095 - Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa -
12/03/1088 - Oddone di Lagery é eleito o Papa Urbano II -
16/09/1087 - Morre o Papa Vítor III -
09/05/1087 - Dauferio Epifani Del Zotto é consagrado como o Papa Vítor III -
24/05/1086 - Dauferio Epifani Del Zotto é eleito como o Papa Vítor III -
25/05/1085 - Morre o Papa São Gregório VII -
09/03/1074 - O Papa Gregório VII declara que todos os padres católicos que fossem casados seriam excomungados -
30/06/1073 - Após sua eleição por aclamação popular a 22 de abril de 1073, Hildebrando recebe a consagração episcopal como o Papa Gregório VII -
22/04/1073 - Hildebrando é eleito o Papa Gregório VII por aclamação popular -
21/04/1073 - Morre o Papa Alexandre II -
28/12/1065 - A Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro -
30/09/1061 - Anselmo de Baggio é eleito o Papa Alexandre II -
27/07/1061 - Morre o Papa Nicolau II -
09/02/1060 - Nasce em Fiagnano, na Itália, Lamberto Scannabecchi, futuro Papa Honório II -
13/04/1059 - O Papa Nicolau II lança um decreto sobre a eleição dos papas, declarando que apenas cardeais devem ter poder de elegê-los -
24/01/1059 - Gerardo de Borgonha é consagrado como o Papa Nicolau II -
06/12/1058 - Gerardo de Borgonha é eleito o Papa Nicolau II -
29/03/1058 - Morre o Papa Estêvão IX (X) -
02/08/1057 - Frederico de Lorena é eleito o Papa Estêvão IX (X) -
28/07/1057 - Morre o Papa Vítor II -
13/04/1055 - Gebhard, conde de Calw, Dollnstein e Hischberg é consagrado como Papa Vítor II -
19/04/1054 - Morre o Papa São Leão IX -
12/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é consagrado como o Papa Leão IX -
02/02/1049 - Bruno de Eguisheim-Dagsbourg é eleito o Papa Leão IX -
09/08/1048 - Morre o Papa Dâmaso II -
17/07/1048 - Poppo von Brixen é eleito como o Papa Dâmaso II -
17/07/1048 - O Papa Bento IX é finalmente deposto e excomungado -
08/11/1047 - O Papa Bento IX retoma pela terceira vez o trono Papal -
09/10/1047 - Morre o Papa Clemente II -
25/12/1046 - Suitgero dos senhores de Morsleben von Horneburg é consagrado como Papa Clemente II -
24/12/1046 - Suitgero dos senhores de Morsleben von Horneburg é eleito o Papa Clemente II -
20/12/1046 - O Papa Gregório VI é forçado a abdicar ao cargo no Concílio Ecumênico de Sutri, acusado de simonia por ter ‘comprado’ o cargo de seu antecessor o Papa Bento IX -
05/05/1045 - Giovanni Graziano Pierleoni é consagrado como o Papa Gregório VI -
01/05/1045 - O Papa Bento IX é novamente forçado a abdicar -
01/05/1045 - Giovanni Graziano Pierleoni, após ter ‘comprado’ o cargo que era do Papa Bento IX, é eleito como o Papa Gregório VI -
10/03/1045 - O Papa Bento IX retoma o trono Papal. Pouco tempo depois vende o cargo a Giovanni Gratian Pierleoni que se tornaria o Papa Gregório VI -
10/03/1045 - O Papa Silvestre III é derrubado pelo Papa Bento IX -
20/01/1045 - Giovanni de' Crescenzi Ottaviani, é consagrado como Papa Silvestre III -
13/01/1045 - Giovanni de' Crescenzi Ottaviani, após a expulsão do libertino Papa Bento IX, é escolhido como Papa Silvestre III -
21/10/1032 - Theophylactus III de Túsculo, com apenas 12 anos de idade, é eleito o Papa Bento IX. -
09/10/1032 - Morre o Papa João XIX -
24/06/1024 - Romano dos Condes de Túscolo é consagrado como o Papa João XIX -
19/04/1024 - Romano dos Condes de Túscolo é eleito o Papa João XIX -
09/04/1024 - Morre o Papa Bento VIII -
18/05/1012 - Teofilatto dos Condes de Túscolo é eleito o Papa Bento VIII -
12/05/1012 - Morre o Papa Sérgio IV -
31/07/1009 - Pietro Martino Buccaporci é eleito como o Papa Sérgio IV -
18/07/1009 - Morre o Papa João XVIII -
25/12/1003 - Giovanni Fasano di Roma é eleito o Papa João XVIII -
06/11/1003 - Morre o Papa João XVII -
16/05/1003 - Giovanni Sicco é eleito o Papa João XVII -
12/05/1003 - Morre o Papa Silvestre II -
21/06/1002 - Nasce Bruno de Eguisheim-Dagsbourg, futuro Papa Leão IX -
09/04/0999 - Gerbert d'Aurillac é consagrado como o Papa Silvestre II -
02/04/0999 - Gerbert d'Aurillac é eleito como o Papa Silvestre II -
18/02/0999 - Morre o Papa Gregório V -
02/11/0998 - Na França, Odilon, abade de Cluny, institui este dia como o “Dia dos Mortos” -
03/05/0996 - Bruno de Caríntia é eleito o Papa Gregório V -
20/08/0984 - Morre o Papa João XIV -
10/07/0983 - Morre o Papa Bento VII -
19/01/0973 - É eleito o Papa Bento VI -
06/09/0972 - Morre o Papa João XIII -
01/10/0965 - Giovanni dei Crescenzi é eleito o Papa João XIII -
04/07/0965 - Morre o Papa Bento V -
01/03/0965 - Morre o Papa Leão VIII -
23/06/0964 - O imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Oto I, força o Papa Bento V a renunciar ao papado em favor de Leão VIII -
22/05/0964 - É eleito o Papa Bento V -
14/05/0964 - Morre o Papa João XII -
06/12/0963 - O Papa Leão VIII é consagrado -
04/12/0963 - Depois de expulsar o Papa João XII de Roma, Oto I, Sacro Imperador Romano-Germânico, coloca em seu lugar o Papa Leão VIII -
16/12/0955 - Ottaviano dei Conti di Tuscolo, com apenas 18 anos de idade, é eleito o Papa João XII -
08/11/0955 - Morre o Papa Agapito II -
10/05/0946 - É eleito o Papa Agapito II -
30/10/0942 - É eleito o Papa Marinho II -
19/07/0939 - É consagrado o Papa Estêvão VIII (IX) -
14/07/0939 - É eleito o Papa Estêvão VIII (IX) -
13/07/0939 - Morre o Papa Leão VII -
03/01/0936 - É eleito o Papa Leão VII -
28/05/0928 - É eleito o Papa Leão VI -
14/04/0911 - Morre o Papa Sérgio III -
29/01/0904 - É eleito o Papa Sérgio III -
14/08/0897 - Morre o Papa Estêvão VI (VII) -
22/05/0896 - É eleito o Papa Estêvão VI (VII) -
26/04/0896 - Morre o Papa Bonifácio VI -
11/04/0896 - É eleito o Papa Bonifácio VI -
04/04/0896 - Morre o Papa Formoso -
06/10/0891 - É eleito o Papa Formoso -
14/09/0891 - Morre o Papa Estêvão V -
06/02/0891 - Morre Fócio, um dos maiores patriarcas de Constantinopla -
08/07/0885 - Morre o Papa Adriano III -
17/05/0884 - É eleito o Papa Adriano III, 109º papa, que sucedeu o Papa Marinho I -
15/05/0884 - Morre o Papa Marinho I -
23/12/0882 - Marinho I é consagrado como Papa -
23/12/0882 - O Papa Marinho é consagrado -
16/12/0882 - Morre o Papa João VIII -
16/12/0882 - É eleito o Papa Marinho I -
14/12/0872 - É eleito o Papa João VIII -
14/12/0867 - É eleito o Papa Adriano II -
13/11/0867 - Morre Papa Nicolau I -
24/04/0858 - É eleito o Papa Nicolau I -
17/04/0858 - Morre o Papa Bento III -
29/09/0855 - O Papa Bento III é consagrado -
29/07/0855 - É eleito o Papa Bento III -
17/07/0855 - Morre o Papa São Leão IV -
10/04/0847 - O Papa São Leão IV é consagrado -
27/01/0847 - É eleito o Papa São Leão IV -
27/01/0847 - Morre o Papa Sérgio II -
25/01/0844 - Morre o Papa Gregório IV -
25/01/0844 - É eleito o Papa Sérgio II -
29/03/0828 - Seis meses após sua eleição, o Papa Gregório IV é consagrado quando o imperador dos francos, Luís I aceita de forma inequívoca sua eleição -
10/10/0827 - Morre o Papa Valentino -
20/09/0827 - Eleição do Papa Gregório IV -
31/08/0827 - É eleito o Papa Valentino -
27/08/0827 - Morre o Papa Eugênio II -
05/06/0824 - É consagrado o Papa Eugênio II -
11/05/0824 - É eleito o Papa Eugênio II -
11/02/0824 - Morre o Papa Pascoal I -
25/01/0817 - Pascale Massimi é eleito o Papa Pascoal I -
24/01/0817 - Morre o Papa Estêvão IV (V), 97º Papa da Igreja Católica -
22/06/0816 - É eleito Estêvão IV (V), 97º Papa da Igreja Católica -
12/06/0816 - Morre o Papa São Leão III -
26/12/0795 - É eleito o Papa Leão III -
25/12/0795 - Morre o Papa Adriano I -
09/02/0772 - Adriano I é consagrado Papa -
01/02/0772 - É eleito o Papa Adriano I -
24/01/0772 - Morre o Papa Estêvão III (IV), 94º Papa da Igreja Católica -
07/08/0768 - É eleito o Papa Estêvão III (IV), 94º Papa da Igreja Católica -
28/06/0767 - Morre o Papa São Paulo I -
29/05/0757 - O Papa São Paulo I é consagrado -
29/04/0757 - É eleito o Papa São Paulo I, irmão de seu antecessor, o Papa Estêvão II -
26/04/0757 - Morre o Papa Estêvão II (III) -
26/03/0752 - É eleito o Papa Estêvão II (III) -
26/03/0752 - Morre o Papa eleito Estêvão II, três dias após sua eleição -
23/03/0752 - Estêvão II é eleito Papa. Ele morre três dias após, antes de ser ordenado bispo e não é considerado um papa legitimado -
15/03/0752 - Morre o Papa Zacarias -
03/12/0741 - É eleito o Papa Zacarias -
28/11/0741 - Morre o Papa Gregório III -
18/03/0731 - É eleito o Papa Gregório III -
11/02/0731 - Morre o Papa Gregório II -
19/05/0715 - Gregorius Sabellusé eleito como Papa Gregório II -
09/04/0715 - Morre o Papa Constantino -
25/03/0708 - Constantino é eleito Papa -
04/02/0708 - Morre o Papa Sisínio, 87º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana -
15/01/0708 - É eleito o Papa Sisínio -
18/10/0707 - Morre o Papa João VII -
01/03/0705 - É eleito o Papa João VII -
11/01/0705 - Morre o Papa João VI -
30/10/0701 - É eleito o Papa João VI -
08/09/0701 - Morre o Papa Sérgio I -
11/05/0688 - Na Espanha começa o XV Concílio de Toledo -
15/12/0687 - É eleito o Papa Sérgio I -
21/09/0687 - Morre o Papa Cónon -
21/10/0686 - É eleito o Papa Cónon -
02/08/0686 - Morre o Papa João V -
23/07/0685 - É eleito o Papa João V -
08/05/0685 - Morre o Papa São Bento II -
14/11/0684 - Na Espanha começa o XIV Concílio de Toledo -
26/06/0684 - O Papa São Bento II é consagrado -
04/11/0683 - Na Espanha se inicia o XIII Concilio de Toledo -
03/07/0683 - Morre o Papa Leão II -
17/08/0682 - É eleito o Papa Leão II -
10/01/0681 - Morre o Papa Agatão -
27/06/0678 - É eleito o Papa Agatão -
11/04/0678 - Morre o Papa Dono -
02/11/0676 - É eleito o Papa Dono -
17/06/0676 - Morre o Papa Adeodato II -
11/04/0672 - É eleito o Papa Adeodato II -
27/01/0672 - Morre o Papa Vitaliano -
30/07/0657 - É eleito o Papa Vitaliano -
02/06/0657 - Morre o Papa Eugênio I -
01/12/0656 - Na Espanha começa o X Concílio de Toledo -
02/11/0655 - Na Espanha acontece o IX Concilio de Toledo -
16/09/0655 - Morre o Papa Martinho I -
10/08/0654 - É eleito o Papa Eugênio I -
16/12/0653 - Na Espanha começa o VIII Concílio de Toledo -
18/06/0653 - O Papa Martinho I é aprisionado e mantido no exílio até a sua morte em 655 -
05/07/0649 - É eleito o Papa Martinho I -
14/05/0649 - Morre o Papa Teodoro I -
24/11/0642 - Eleição do Papa Teodoro I -
12/10/0642 - Morre o Papa João IV -
24/12/0640 - É eleito o Papa João IV -
02/08/0640 - Morre o Papa Severino -
28/05/0640 - É eleito o Papa Severino -
12/10/0638 - Morre Papa Honório I -
05/12/0633 - Na Espanha começa o IV Concílio de Toledo -
27/10/0625 - É eleito o Papa Honório I -
25/10/0625 - Morre o Papa Bonifácio V -
23/12/0619 - É eleito o Papa Bonifácio V -
08/11/0618 - Morre o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
19/10/0615 - É eleito o Papa Adeodato I, também conhecido como San Diosdado -
08/05/0615 - Morre o Papa Bonifácio IV -
25/08/0608 - É eleito o Papa Bonifácio IV -
12/11/0607 - Morre o Papa Bonifácio III -
19/02/0607 - É eleito o Papa Bonifácio III -
22/02/0606 - Morre o Papa Sabiniano -
13/09/0604 - O Papa Sabiniano é consagrado -
26/05/0604 - Morre Agostinho de Cantuária, monge beneditino que se tornou o primeiro arcebispo de Canterbury -
12/03/0604 - Morre o Papa Gregório I -
21/06/0598 - Nasce o futuro Papa Martinho I -
03/09/0590 - É eleito o Papa Gregório I -
07/02/0590 - Morre o Papa Pelágio II -
08/05/0589 - Na Espanha acontece o III Concílio de Toledo -
26/11/0579 - É eleito o Papa Pelágio II -
30/07/0579 - Morre o Papa Bento I -
02/06/0575 - Após quase um ano da morte do Papa João III, é eleito o Papa Bento I -
13/07/0574 - Morre o Papa João III -
17/07/0561 - Catalino é eleito como o Papa João III -
04/03/0561 - Morre o Papa Pelágio I -
16/04/0556 - É eleito o Papa Pelágio I -
07/06/0555 - Morre o Papa Vigílio -
02/12/0537 - O Papa São Silvério é martirizado e morto -
29/03/0537 - Vigílio é consagrado e entronado Papa, sucedendo a Silvério -
11/03/0537 - O Papa São Silvério é forçado a abdicar -
08/06/0536 - O Papa São Silvério é consagrado -
01/06/0536 - O Papa São Silvério é eleito -
22/04/0536 - Morre o Papa Agapito I -
13/05/0535 - É eleito o Papa Agapito I -
08/05/0535 - Morre o Papa João II -
02/01/0533 - Mercúrio é proclamado Papa, como seu nome evocava um deus pagão é o primeiro a trocar de nome para o papado adotando João II -
17/10/0532 - Morre o Papa Bonifácio II -
22/09/0530 - É eleito o Papa Bonifácio II -
22/09/0530 - Morre o Papa Félix IV -
17/05/0527 - Na Espanha acontece o II Concílio de Toledo -
12/07/0526 - É eleito o Papa Félix IV -
18/05/0526 - Morre o Papa João I -
13/08/0523 - É eleito o Papa João I -
06/08/0523 - Morre o Papa Hormisdas -
20/07/0514 - Eleição do Papa Hormisdas -
19/07/0514 - Morre o Papa São Símaco -
22/11/0498 - Eleição do Papa Símaco -
19/11/0498 - Morre o Papa Anastácio II -
24/11/0496 - Eleição do Papa Anastácio II -
21/11/0496 - Morre o Papa Gelásio I -
01/03/0492 - É eleito o Papa Gelásio I -
01/03/0492 - Morre o Papa Félix III -
13/03/0483 - É eleito o Papa Félix III -
10/03/0483 - Morre o Papa São Simplício -
03/03/0468 - É eleito o Papa Simplício -
29/02/0468 - Morre o Papa Hilário -
19/11/0461 - É eleito o Papa Hilário -
10/11/0461 - Morre o Papa São Leão I, o Grande ou Magno -
08/10/0451 - Começa a primeira sessão do Concílio da Calcedônia. -
29/09/0440 - É eleito o Papa São Leão I -
19/08/0440 - Morre o Papa Sisto III -
31/07/0432 - Xystus Collona é eleito como o Papa Sisto III, 44º papa, que sucedeu o Papa Celestino I -
27/07/0432 - Morre o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I -
10/09/0422 - É eleito o Papa Celestino I, 43º papa, que sucedeu o Papa Bonifácio I -
04/09/0422 - Morre o Papa Bonifácio I -
30/09/0420 - Morre Jerônimo de Strídon (São Jerônimo), tradutor da Bíblia do aramaico para o latim, versão conhecida como Vulgata -
28/12/0418 - É eleito o Papa Bonifácio I -
26/12/0418 - Morre o Papa Zósimo, 41º papa -
18/03/0417 - É eleito o Papa Zósimo, 41º papa -
12/03/0417 - Morre o Papa Inocêncio I, 40º Papa -
22/12/0401 - É eleito o Papa Inocêncio I, 40º Papa -
19/12/0401 - Morre o Papa Anastácio I -
27/11/0399 - É eleito o Papa Anastácio I, 39º papa, que sucedeu o Papa Sirício -
26/11/0399 - Morre o Papa Sirício, 38º papa -
07/09/0397 - Na Espanha acontece o I Concílio de Toledo -
15/12/0384 - É eleito o Papa Sirício, 38º papa -
11/12/0384 - Morre o Papa Dâmaso I, 37º papa -
11/03/0378 - Nasce em Albano Laziale, o futuro Papa Inocêncio I -
01/10/0366 - É eleito o Papa Dâmaso, 37º papa, que sucedeu o Papa Libério -
24/09/0366 - Morre o Papa Libério, 36º papa -
17/05/0352 - É eleito o Papa Libério, 36º papa -
12/04/0352 - Morre o Papa São Júlio I, o 35º Papa -
06/02/0337 - É eleito Júlio I, 35º Papa que sucedeu ao Papa Marcos -
07/10/0336 - Morre o Papa Marcos, 34º papa -
18/01/0336 - É eleito o Papa Marcos, 34º papa -
31/12/0335 - Morre o Papa Silvestre I, o 33º papa -
31/01/0314 - É eleito o Papa Silvestre I, o 33º papa, que sucedeu o Papa Melquíades -
10/01/0314 - Morre o Papa Melquíades, o 32º papa -
02/07/0311 - É eleito o Papa Melquíades, 32º Papa -
17/08/0309 - Morre o Papa Eusébio, 31º papa -
18/04/0309 - É eleito o Papa Eusébio, o 31º papa, que sucedeu o Papa Marcelo I -
16/01/0309 - Morre o Papa Marcelo I, 30º papa -
27/05/0308 - É eleito o Papa Marcelo I, 30º papa -
25/10/0304 - Morre o Papa Marcelino -
30/06/0296 - É eleito o Papa Marcelino -
22/04/0296 - O Papa Caio é decapitado -
17/12/0283 - É eleito o Papa Caio -
07/12/0283 - Morre o Papa Eutiquiano -
04/01/0275 - É eleito o Papa Eutiquiano -
30/12/0274 - Morre São Félix I, 26º Papa da Igreja Católica -
05/01/0269 - É eleito São Félix I, 26º Papa da Igreja Católica -
26/12/0268 - Morre o Papa Dionísio, 25º papa -
22/07/0259 - É eleito o Papa Dionísio -
06/08/0258 - A mando do imperador romano Valeriano, o Papa Sisto II, 24º Papa, é decapitado juntamente com quatro diáconos que estavam com ele na Catacumba de São Calisto -
30/08/0257 - É eleito Sisto II, 24º Papa da Igreja Católica. -
02/08/0257 - Morre o Papa Estêvão I -
12/05/0254 - Eleito o Papa Estêvão I, 23º papa -
05/03/0254 - Morre o Papa Lúcio I -
25/06/0253 - É eleito o Papa Lúcio I -
25/06/0253 - Morre o Papa Cornélio -
06/03/0251 - É eleito o Papa Cornélio -
20/01/0250 - Morre o Papa Fabiano, 20º papa -
10/01/0236 - Eleito o Papa Fabiano, 20º papa -
03/01/0236 - Morre o Papa Antero -
21/11/0235 - Eleição do Papa Antero -
19/11/0235 - Morre o Papa São Ponciano, que havia abdicado ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
28/09/0235 - Para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, o Papa São Ponciano abdica ao papado após ser exilado para a Sardenha pelo imperador Maximino Trácio -
21/07/0230 - Eleito o Papa São Ponciano, 18º papa -
20/12/0217 - Morre o Papa São Zeferino -
07/02/0126 - Morre Elvidius Xystus, o Papa São Sisto I