Últimas notÃcias
Hoje na história
RSSNasce Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar

Nicolau Copérnico (ToruÅ„, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cônego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrônomo e médico.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.
Origens
Nicolau Copérnico, em polonês MikoÅ‚aj Kopernik, nasceu quando sua cidade natal, ToruÅ„, fazia parte da província da Prússia Real, no Reino da Polônia (1385–1569). Seu pai era um comerciante de Cracóvia e sua mãe era filha de um abastado comerciante de ToruÅ„. Nicolau era o mais jovem de quatro filhos. Seu irmão André tornou-se um cônego da Ordem dos Agostinianos em Frombork (Frauenburgo). Sua irmã Bárbara, mesmo nome de sua mãe, tornou-se uma religiosa da Ordem dos Beneditinos e, em seus últimos anos, priora de um convento em CheÅ‚mno (Kulm); tendo morrido após 1517. Sua irmã Catarina casou-se com Barthel Gertner, também importante comerciante e edil da cidade de ToruÅ„, com quem teve cinco filhos, cuidados por Copérnico até o fim de seus dias, não tendo ele próprio se casado ou tido filhos.
Casa natal de Copérnico em ToruÅ„ (atual rua Copérnico nº 15, à esquerda). Com a casa de nº 17 (à direita) forma o Muzeum MikoÅ‚aja Kopernika.
A origem da teoria heliocêntrica
Na teoria de Copérnico, a Terra move-se em torno do Sol. Mas, seus dados foram corrigidos pelas observações de Tycho Brahe. Com base nelas e em seus próprios cálculos, Johannes Kepler reformou radicalmente o modelo copernicano e chegou a uma descrição realista do Sistema Solar. Esse fenômeno já havia sido estudado e defendido pelo bispo de Lisieux, Nicole d'Oresme, no século XIV. O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles e Ptolomeu. Eles argumentavam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. Galileu Galilei combateu essa ideia, afirmando que, se uma pedra fosse abandonada do alto do mastro de um navio, um observador a bordo sempre a veria cair em linha reta, na vertical. E, baseado nisso, nunca poderia dizer se a embarcação estava em movimento ou não. Caso o barco se movesse, porém, um observador situado na margem veria a pedra descrever uma curva descendente – porque, enquanto cai, ela acompanha o deslocamento horizontal do navio. Tanto um observador quanto o outro constataria que a pedra chega ao convés exatamente no mesmo lugar: O pé do mastro. Pois ela não é deixada para trás quando o barco se desloca. Da mesma forma, se fosse abandonada do alto de uma torre, a pedra cairia sempre ao pé da mesma – quer a Terra se mova ou não.
O cardeal São Roberto Belarmino presidiu o tribunal que proibiu a teoria copernicana. Culto e moderado, ele conseguiu poupar Galileu. Estimulado pelo novo papa Urbano VIII, seu grande admirador, o cientista voltou à carga. Mas o Papa sentiu-se ridicularizado num livro de Galileu. E isso motivou sua condenação.
A teoria heliocêntrica
A teoria do modelo heliocêntrico, a maior teoria de Copérnico, foi publicada em seu livro, De revolutionibus orbium coelestium ("Da revolução de esferas celestes"), durante o ano de sua morte, 1543. Apesar disso, ele já havia desenvolvido sua teoria algumas décadas antes.
Folha de rosto do livro De revolutionibus orbium coelestium.
O livro marcou o começo de uma mudança de um universo geocêntrico, ou antropocêntrico, com a Terra em seu centro. Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno de um sol fixo todo ano e que girava em torno de seu eixo todo dia. Ele chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do eixo rotacional da Terra. Ele também deu uma clara explicação da causa das estações: O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita.
Em sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos, os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo geocêntrico). Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.
Do ponto de vista experimental, o sistema de Copérnico não era melhor do que o de Ptolomeu. E Copérnico sabia disso, e não apresentou nenhuma prova observacional em seu manuscrito, fundamentando-se em argumentos sobre qual seria o sistema mais completo e elegante.
Da sua publicação, até aproximadamente 1700, poucos astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico, apesar da grande circulação de seu livro (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições, o que é uma quantidade grande para os padrões científicos da época). Entretanto, muitos astrônomos aceitaram partes de sua teoria, e seu modelo influenciou muitos cientistas renomados que viriam a fazer parte da história, como Galileu e Kepler, que conseguiram assimilar a teoria de Copérnico e melhorá-la. As observações de Galileu das fases de Vênus produziram a primeira evidência observacional da teoria de Copérnico. Além disso, as observações de Galileu das luas de Júpiter provaram que o sistema solar contém corpos que não orbitavam a Terra.
O sistema de Copérnico pode ser resumido em algumas proposições, assim como foi o próprio Copérnico a listá-las em uma síntese de sua obra mestra, que foi encontrada e publicada em 1878.
Nicolaus Copernicus Tornaeus Borussus Mathematicus, por Theodor de Bry e Jean-Jacques Boissard, 1597.
As principais partes da teoria de Copérnico são:
- Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos).
- O centro do universo é perto do Sol.
- Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas.
- A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.
- O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra.
- A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.
Se essas proposições eram revolucionárias ou conservadoras era um tópico muito discutido durante o vigésimo século. Thomas Kuhn argumentou que Copérnico apenas transferiu algumas propriedades, antes atribuídas a Terra, para as funções astronômicas do Sol. Outros historiadores, por outro lado, argumentaram a Kuhn, que ele subestimou quão revolucionárias eram as teorias de Copérnico, e enfatizaram a dificuldade que Copérnico deveria ter em modificar a teoria astronômica da época, utilizando apenas uma geometria simples, sendo que ele não tinha nenhuma evidência experimental.
Universo heliocêntrico.
O modelo heliocêntrico
Os filósofos do século XV aceitavam o geocentrismo como fora estruturado por Aristóteles e Ptolomeu. Esse sistema cosmológico afirmava (corretamente) que a Terra era esférica, mas também afirmava (erradamente) que a Terra estaria parada no centro do Universo enquanto os corpos celestes orbitavam em círculos concêntricos ao seu redor. Essa visão geocêntrica tradicional foi abalada por Copérnico em 1537, quando este começou a divulgar um modelo cosmológico em que os corpos celestes giravam ao redor do Sol, e não da Terra. Essa era uma teoria de tal forma revolucionária que Copérnico escreveu no seu De revolutionibus orbium coelestium (do latim: "Das revoluções das esferas celestes"): "quando dediquei algum tempo à ideia, o meu receio de ser desprezado pela sua novidade e o aparente contrassenso quase me fez largar a obra feita".
Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, por Jan Matejko.
Naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas. Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por parte do clero católico. De fato, membros importantes da cúpula da Igreja ficaram positivamente impressionados pela nova proposta e insistiram para que essas ideias fossem mais desenvolvidas. Contudo, a defesa, quase um século depois, por Galileu Galilei da teoria heliocêntrica vai deparar-se com grandes resistências no seio da mesma Igreja Católica.
Como Copérnico tinha por base apenas suas observações dos astros a olho nu e não tinha possibilidade de demonstração da sua hipótese, muitos homens de ciência acolheram com cepticismo as suas ideias. Apesar disso, o trabalho de Copérnico marcou o início de duas grandes mudanças de perspectiva. A primeira diz respeito à escala de grandeza do Universo: avanços subsequentes na astronomia demonstraram que o universo era muito mais vasto do que supunham quer a cosmologia aristotélica quer o próprio modelo copernicano; a segunda diz respeito à queda dos graves. A explicação aristotélica dizia que a Terra era o centro do universo e, portanto, o lugar natural de todas as coisas. Na teoria heliocêntrica, contudo, a Terra perdia esse estatuto, o que exigiu uma revisão das leis que governavam a queda dos corpos, e mais tarde, conduziu Isaac Newton a formular a lei da gravitação universal. Ainda que imperfeita, pois indicava que as órbitas dos planetas seriam circulares e não elípticas como se veio a descobrir, a teoria de Copérnico abriu caminho para as grandes descobertas astronômicas.
Comparação do tamanho relativo de Aldebarã e do Sol.
O eclipse da estrela Aldebarã
Durante sua estada de três anos em Bolonha, entre o outono de 1496 e a primavera de 1501, Copérnico parece dedicar-se menos ao estudo do direito canônico do que para estudar ciências humanas - provavelmente frequentando palestras de Filippo Beroaldo, Antonio Urceo, chamado Codro, Giovanni Garzoni, e Alessandro Achillini - e estudando matemática e astronomia.
Copérnico conheceu o famoso astrônomo Domenico Maria Novara da Ferrara (1454-1504), tornando-se seu discípulo e assistente e com quem fez sua primeira observação astronômica, a da ocultação (eclipse) de Aldebarã, em 9 de março de 1497.
Copérnico estava desenvolvendo novas ideias inspiradas na leitura do "Epítome do Almagestum", de George von Peuerbach e Johannes Regiomontanus (Veneza, 1496). Ele verificou suas observações sobre certas peculiaridades na teoria de Ptolomeu do movimento da Lua, ao conduzir sua observação memorável da ocultação de Aldebarã, a estrela mais brilhante da constelação de Taurus.
Alpha Tauri (α Tau) conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é uma estrela de primeira magnitude, e a estrela mais brilhante da constelação Taurus. É também designada pelos nomes de Cor Tauri; Parilicium ou ainda, pelos códigos HR 1457 e HD 29139.
Na Grécia antiga era conhecida como "tocha" ou "facho".
A Constelação de Taurus, por Johannes Hevelius – Aldebarã aparece junto ao olho esquerdo do touro.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
12/09/2013 - A NASA confirmou que a sonda espacial Voyager 1 havia deixado o Sistema Solar -
01/07/2013 - A lua do Planeta Netuno S/2004 N 1 é descoberta -
25/08/2012 - A sonda espacial Voyager 1 deixa o Sistema Solar e entra em espaço interestelar -
11/07/2012 - Anunciada a existência do quinto satélite natural de Plutão, o S/2012 (134340) 1. -
15/01/2010 - Ocorre o eclipse solar anular com a maior duração na fase anular no século XXI, com 11 minutos e 8 segundos -
07/01/2010 - Astrônomos norte-americanos detectam o segundo menor exoplaneta conhecido até o momento, o HD156668B -
22/07/2009 - A Ásia acompanha o maior eclipse do século XXI. -
07/03/2009 - A sonda Kepler, observatório espacial projetado pela NASA, é lançada ao espaço -
03/03/2007 - Um eclipse lunar total pôde ser avistado em todos os continentes. -
15/01/2007 - O cometa McNaught, também chamado de o Grande Cometa de 2007, atinge seu perigeu -
12/01/2007 - O cometa McNaught alcança o periélio e transforma-se no cometa mais brilhante em mais de 40 anos -
24/08/2006 - Plutão é rebaixado à categoria de planeta anão -
07/08/2006 - É descoberto o cometa McNaught -
21/06/2006 - A União Astronômica Internacional nomeou oficialmente dois novos satélites de Plutão, batizados de Nix e Hidra. -
10/09/2005 - Uma equipe nos telescópios Keck no Havaí, descobre o satélite natural de Éris, Disnomia. -
29/07/2005 - Os astrônomos Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz anunciam, oficialmente, a descoberta do décimo planeta do Sistema Solar, o Éris, depois rebaixado a planeta-anão, junto com Plutão. -
21/01/2005 - A sonda Voyager 1 completa 10.000 dias de atividade desde que foi lançada ao espaço, em 5 de setembro de 1977 -
05/01/2005 - Uma equipe do observatório de Monte Palomar, Michael E. Brown, Chad Trujillo e David L. Rabinowitz descobrem o planeta anão “Éris” -
11/08/1999 - Acontece o último eclipse solar total no século XX, visível em toda a Europa e Ásia -
20/12/1996 - Morre Carl Sagan, astrônomo e biólogo norte-americano -
21/04/1994 - O astrônomo polonês Aleksander Wolszczan anuncia a descoberta dos primeiros exoplanetas -
25/08/1989 - Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno -
24/01/1986 - Programa espacial dos Estados Unidos da América: a sonda espacial Voyager 2 passa a 82.000 Km do planeta Urano -
12/11/1980 - A sonda Voyager 1 passa a 7.000 quilômetros do satélite Titã -
05/09/1977 - A NASA lança ao espaço a sonda espacial Voyager 1 com o objetivo de estudar Júpiter e Saturno, e posteriormente, o espaço interestelar. -
28/09/1953 - Morre Edwin Powell Hubble, astrônomo norte-americano -
09/11/1934 - Nasce Carl Sagan, astrônomo e biólogo norte-americano -
18/02/1930 - O astrônomo Clyde W. Tombaugh, membro do Observatório Lowell situado em Flagstaff (Estado do Arizona), descobriu o nono planeta do Sistema Solar: Plutão -
21/01/1892 - Morre John Couch Adams, astrônomo inglês -
20/11/1889 - Nasce Edwin Powell Hubble, astrônomo norte-americano -
23/09/1846 - O astrônomo alemão Johann Gottfried Galle descobre o planeta Netuno -
25/08/1822 - Morre William Herschel, astrônomo inglês de origem alemã, descobridor do Planeta Urano e da Nebulosa Olho de Gato -
05/06/1819 - Nasce John Couch Adams, astrônomo inglês -
05/02/1788 - Descoberta da galáxia 'NGC 3877' por William Herschel -
15/02/1786 - William Herschel descobre a Nebulosa Olho de gato -
07/02/1785 - Descoberta da galáxia NGC 4038 por William Herschel -
13/03/1781 - O astrônomo alemão Wilhelm Hershel descobre Urano, o sétimo planeta em relação ao Sol, cujo diâmetro é o terceiro maior do nosso Sistema -
01/10/1774 - O Marquês de Pombal publica decreto que acaba com a "Inquisição Portuguesa" -
14/01/1742 - O astrônomo inglês Edmond Halley, que observou o cometa que leva o seu nome, morre aos 85 anos de idade -
19/10/1739 - Inquisição mata em Lisboa o dramaturgo Antônio José da Silva, o Judeu -
15/11/1738 - Nasce William Herschel, astrônomo inglês de origem alemã, descobridor do Planeta Urano e da Nebulosa Olho de Gato -
08/05/1705 - Nasce Antônio José da Silva, o Judeu, escritor e dramaturgo português nascido no Brasil colônia, considerado um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos -
23/12/1672 - Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini -
08/11/1656 - Nasce em Haggerston, zona leste de Londres, Edmond Halley, futuro astrônomo e matemático britânico -
22/06/1633 - A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo. -
15/11/1630 - Morre Johannes Kepler, matemático e astrônomo -
26/12/1627 - Morre Simon Marius, astrônomo alemão -
08/03/1618 - Johannes Kepler formula a terceira lei de movimento dos planetas -
25/08/1609 - Galileu Galilei apresenta ao mundo o telescópio. -
09/10/1604 - Supernova de Kepler ou SN 1604 é observada pela primeira vez no norte da Itália -
17/02/1600 - Giordano Bruno, filósofo e matemático, cujas teorias anteciparam a ciência moderna, é denunciado à Inquisição e queimado como herege, em Roma -
26/05/1592 - Giordano Bruno, filósofo e matemático, cujas teorias anteciparam a ciência moderna, é encarcerado pela Inquisição na prisão de San Domenico de Castello -
27/08/1590 - Morre o Papa Sisto V -
01/05/1585 - O Cardeal Felici Peritti é consagrado como o Papa Sisto V -
24/04/1585 - Eleição do Cardeal Felici Peritti que viria a ser chamado de Papa Sisto V -
10/01/1573 - Nasce Simon Marius, astrônomo alemão -
27/12/1571 - Nasce Johannes Kepler, matemático e astrônomo -
18/08/1559 - Morre o Papa Paulo IV -
26/05/1555 - Giovanni Pietro Carafa é consagrado como o Papa Paulo IV -
23/05/1555 - Giovanni Pietro Caraffa é eleito Papa Paulo IV -
24/05/1543 - Morre Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar -
13/12/1521 - Nasce Felice Peretti, o futuro Papa Sisto V -
21/04/1506 - Termina com a morte de 3.000 pessoas acusadas de praticar o judaísmo, o 'Massacre de Lisboa', que durou três dias -
19/04/1506 - Começa um massacre de judeus em Lisboa: morrem cerca de 3000 pessoas -
23/05/1498 - Girolamo Savonarola é condenado e queimado em Florença, Itália, por ordens do Papa Alexandre VI -
09/03/1497 - Nicolau Copérnico registra sua primeira observação: um eclipse da estrela Aldebarã -
12/08/1484 - Morre o Papa Sisto IV -
28/06/1476 - Nasce Giovanni Pietro Carafa, o futuro Papa Paulo IV -
25/08/1471 - Francesco della Rovere é consagrado como o Papa Sisto IV -
09/08/1471 - Francesco della Rovere é eleito o Papa Sisto IV -
30/05/1416 - Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia, pelo Concílio de Constança, realizado na cidade de Constança, na Alemanha -
06/07/1415 - O reformador “Jan Hus” é morto na fogueira -
21/07/1414 - Nasce Francesco della Rovere, o futuro Papa Sisto IV -
22/08/1241 - Morre o Papa Gregório IX, responsável por duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem -
20/04/1233 - O Papa Gregório IX edita duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem esta entendesse como ini -
21/03/1227 - Ugolino di Anagni é consagrado como o Papa Gregório IX -
19/03/1227 - Ugolino di Anagni é eleito como o Papa Gregório IX -
12/07/1145 - Nasce Ugolino di Anagni, o futuro Papa Gregório IX