Últimas notícias
Hoje na história
RSSMorre Greta Garbo, atriz sueca
Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafsson, (Estocolmo, 18 de setembro de 1905 — Nova Iorque, 15 de abril de 1990) foi uma atriz sueca.
Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era misteriosa e solitária, só concedendo quatorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e muito se especulou sobre a atriz, incluindo mistérios sobre sua relação com os aliados da Segunda Guerra Mundial e um caso amoroso com Marlene Dietrich. Uma das citações mais memoráveis sobre ela é a de que "Greta é como a Mona Lisa - uma das grandes coisas da vida. E tão distante quanto".
Biografia
"Katha" (1905-1921)
Greta Lovisa Gustafsson era a mais nova dos três filhos de Anna Lovisa Johansson (1872–1944) e Karl Alfred Gustafsson (1871–1920). Seus irmãos, Sven (1898 - 1967) e Alva Gustafsson (1902 - 1926) também tentaram seguir carreira artística, mas nenhum deles foi tão bem sucedido quanto a irmã mais nova.
Katha (pronuncia-se "kêta") era a forma como sua família e amigos a chamavam na infância e adolescência, porque era assim que Greta Gustafson pronunciava seu próprio nome quando começou a falar.
Garbo durante as filmagens de Ninotchka (1939)
Após a morte do pai, em 1920, de nefrite, Greta Gustafson decidiu - ou a mãe decidiu por ela - que deixaria a escola. Aos quatorze anos, entrou no mercado de trabalho. O primeiro emprego que conseguiu foi como tvålflicka (que significa "moça do creme de barba") numa barbearia na rua Horn; poucas semanas depois, transferiu-se para uma loja maior, na rua Göta, com salário de quatro coroas por semana (cerca de um dólar), mais gorjetas.
As primeiras incursões de Greta no cinema foram em filmes publicitários para lojas de Estocolmo, entre elas a loja de departamentos sueca Paul U. Bergstrom (PUB), na Hötorget Plaza, em 1921, onde trabalhava na seção de chapelaria (emprego arrumado por sua irmã, Alva, que era amiga de uma funcionária da loja). No ano seguinte, ela foi garota-propaganda de um filme publicitário de produtos de padaria da Associação Cooperativa dos Consumidores de Estocolmo. Ambos os filmes foram dirigidos pelo "capitão" Ragnar Ring (1882 - 1956), ex-oficial da cavalaria e escritor contratado pela PUB para fazer comerciais da linha de roupas femininas.
Como ou porque isso ajudaria a vender roupas da PUB e pães é um mistério, mas o senso de humor sueco é bastante peculiar e, na estrutura simples desses filmes, Greta conseguiu ser engraçada e se fazer notar. E foi assim que a grande atriz trágica estreou, como comediante, no cinema.
Ensaio para o estrelato (1922-1925)
Durante dois anos (1922 - 1924), Greta Gustafson estudou arte dramática na Academia Real de Teatro Dramático (Kungliga Dramatiska Teatern), quando foi descoberta pelo diretor finlandês Mauritz Stiller (1883 - 1928), que a partir de então passou a desempenhar a função de segundo pai para a jovem Greta. Apesar de todas as parcerias que ambos tencionavam fazer, Greta e Stiller só fizeram um único filme juntos: A Lenda de Gösta Berling 1924.
Stiller levou Greta para filmar na Alemanha. Lá, ela chamou a atenção do expressionista alemão Georg Wilhelm Pabst (1865 -1967), que a convidou a participar do seu próximo filme, A Rua das Lágrimas 1925.
Greta Garbo em foto de publicidade do filme mudo alemão A rua das lágrimas ("Die Freudlose Gasse", 1925)
Louis B. Mayer (1885 - 1957), poderoso magnata do cinema que comandava a MGM na época, ficou encantado com a performance da jovem atriz sueca no filme A Lenda de Gösta Berling, e ofereceu a ela e ao seu mentor, Mauritz Stiller, um contrato para irem trabalhar em Hollywood.
Foi por volta de 1924 que Greta Gustafson se transformou em Greta Garbo. Existem pelo menos cinco versões de como isso aconteceu: a mais absurda diz que o nome "Garbo" é derivado da palavra polonesa wygarbowac (que significa "curtir couro"), supostamente uma concessão ao desejo de Stiller de moldar seu invólucro psíquico. A alegação de que seu nome tinha que ser mudado a fim de que coubesse nos letreiros é igualmente lendária: o comprimento do sobrenome não atrapalhou atores como Sixten Malmerfeldt ou Jenny Öhrström-Ebbesen. Em todo caso, a Suécia tinha poucos letreiros do tipo hollywoodiano nessa época.
O mais plausível é o relato segundo o qual Stiller queria seguir o modelo do seu filme Erotikon 1920, com algo similar para o lugar de "Tora Teje", que era um nome de heroína "moderno, elegante e internacional, [e] pronunciado com clareza tanto em Londres e Paris quanto em Budapeste ou Nova Iorque". Seu roteirista-assistente, Arthur Nordén, sugeriu "Mona Gabor", derivado de Gábor Bethlen, um rei húngaro do século XVII. Stiller gostou, mas continuou experimentando variações: Gábor, Gabôr, Gabro… Garbo! Tora Teje foi logo abandonado, mas quando Greta Gustafson lhe veio à cabeça, percebeu que o nome dela combinava perfeitamente com o sobrenome que tinha em mente.
A etimologia mais romântica sustenta que garbo era uma antiga palavra norueguesa que significa "ninfa do bosque" ou "fada da floresta", e que Stiller a escolheu para que significasse "um ser misterioso que surge à noite para dançar à luz da lua". Há de fato uma antiga palavra nórdica, gardbo, que significa "guardião da fazenda", mas garbo não significa nada em sueco. Tem significado nas línguas românicas, das quais Stiller e Garbo eram completamente ignorantes. Alguns alegam que Stiller conhecia o termo musical italiano con garbo ("com graça"), ou a definição similar em espanhol, "postura graciosa", frequentemente aplicada aos toureiros.
E não se descarta a hipótese de Mimi Pollak (1903 - 1999, colega de Garbo dos tempos da Academia Real de Teatro Dramático), de que ela e Greta, não Stiller, inventaram "Garbo". De acordo com Pollak, a própria Greta sentiu que Gustafson era muito comprido e comum para um nome artístico. Consultou Mimi, que conhecia um escrivão do Ministério da Justiça, onde um dia examinaram milhares de nomes. Gostaram de "Gar" para começar e se agradaram do final "bo" de um outro nome.
O fato é que mesmo que Garbo não tivesse escolhido o seu pseudônimo, pelo menos teria que aprová-lo. Seja qual for a gênese e a opinião do dono de "Garbo", Stiller tinha arrumado um nome para o seu novo achado, e agora ambos estavam prontos para conquistar a América.
Hollywood (1925-1941)
Em 1925 Garbo e Stiller foram juntos para Hollywood contratados por Mayer, da MGM. De uma forma mais exagerada, a crença fanática de Stiller em Garbo era como a de Josef von Sternberg em Marlene Dietrich: um instinto criativo que só poderia ser realizado através da capacidade do cinema de tornar uma mulher maleável, numa imagem que preenchesse as necessidades emocionais do diretor e da platéia.
Porém, a atriz não alcançou sucesso imediato nos Estados Unidos. Uma das maiores dificuldades da recém-chegada de dezenove anos foi a língua. Garbo apenas engatinhava em seu estudo do inglês, e seu forte sotaque sueco era motivo de piada entre os colegas. Durante as filmagens de Os Proscritos (1926) por exemplo, ela e o diretor Monta Bell (1891 - 1958) mal se comunicavam sem intérprete. Mas com o tempo essa questão foi sendo resolvida; o inglês de Garbo era um britânico modificado com elementos americanos, e muito do seu impacto deriva desse exotismo.
Outro motivo da demora da estreia de Garbo em Hollywood foi sua aparência: ninguém queria saber de dar uma oportunidade para "uma gorduchinha sueca sem retoque", com uma sombra de queixo duplo, cabelos crespos e quase dentuça. Irving Thalberg (1899 - 1936) ordenou-lhe então uma dieta rígida para acabar com as gordurinhas de final de adolescência e mais tarde providenciou a correção do dente direito, que era claramente protuberante em relação ao esquerdo. Dois anos depois, em 1927, seus dentes estavam perfeitamente alinhados; ela se livrou do excesso de peso, escureceu em torno dos olhos (e possivelmente das narinas) para dar profundidade e alisou os cabelos, usando-os para trás, de forma a "levantar" seu rosto. Se era somente uma garota comum ao chegar, a perfeição de sua estrutura óssea tornou possível a beleza. A esses melhoramentos estéticos, seguiram-se os valiosos conselhos e o exemplo profissional de Lillian Gish (1893 - 1993), por quem Garbo sentia uma grande admiração.
Garbo em 1927.
A espera em Nova Iorque arrastou-se por um mês e deu nos nervos de todo mundo, principalmente de Stiller. Diz a lenda que a demora foi premeditada por Mayer, para "esfriar a cabeça de Stiller e mostrar quem era o patrão", até que algo inesperado aconteceu. Nesse meio tempo, Garbo conheceu o fotógrafo Arnold Genthe (1869 - 1942), e juntos eles fizeram uma memorável sessão fotográfica, publicada alguns meses depois, na Vanity Fair de novembro de 1925.
Garbo e Stiller estavam perigosamente próximos à desistência, mas Genthe insistiu para que ela mostrasse as fotos à MGM antes de decidir. Stiller aceitou e as enviou, por mensageiro, à MGM, onde despertaram grande interesse. Quando o escritório central viu as provas, fornecidas por Genthe, da assombrosa sensualidade de Garbo, as coisas mudaram subitamente: a MGM mandou dinheiro e instruções para Stiller seguir imediatamente para o Oeste, concordando com o salário de quatrocentos dólares semanais para Garbo, desde que ela assinasse um novo contrato dizendo que tinha permissão da mãe para trabalhar.
De fato, essa foi a primeira de uma série jamais interrompida de vitórias de Garbo sobre o estúdio. As fotos de Genthe não deixavam dúvidas: até o departamento jurídico da MGM, mais inclinado a vetar o risco de prejuízo financeiro com dois estrangeiros, percebeu que aquela jovem atriz tinha futuro. Um salário inicial de quatrocentos dólares para uma atriz desconhecida era uma prova rara do quanto a MGM a queria. A jogada de Stiller finalmente rendeu frutos - para Garbo. Na feroz competição pelo estrelato que envolvia as atrizes da MGM, todas passaram por todas as etapas, à exceção de Garbo. Somente ela começou como estrela, como protagonista.
Garbo em foto de publicidade de seu primeiro filme falado, Anna Christie (1930).
Quando Os Proscritos (1926), seu primeiro filme americano, estreou num pequeno cinema em Beverly Hills, ninguém reparou em Garbo e Stiller, que se sentaram discretamente no fundo da sala e sumiram tão logo terminou a projeção; não aparecendo na premiére, ela estabeleceu o próprio precedente. O que hipnotizou tanto o público, quanto os críticos e os executivos da MGM, foi o desempenho surpreendente da até então desacreditada atriz sueca. Assim sendo, o estúdio apostou alto no futuro de sua "sedutora": por declaração, e não por aclamação, e com o auxílio desavisado da imprensa, a MGM simplesmente proclamou Garbo uma grande estrela.
Estrela fulgurante do cinema mudo, através de filmes como Terra de Todos (1926), iniciado por Stiller e concluído por Fred Niblo (1874 - 1948), A Carne e o Diabo (1927), Love (1927) e O Beijo (1929), de Jacques Feyder (1885-1948), Garbo protagonizou quase duas décadas de apoteose artística e comercial. A maneira completamente diferente com que Garbo utilizava o corpo em suas interpretações foi o que cativou o público norte-americano. Garbo requeria muito menos legendas para expor suas emoções do que qualquer outro ator de cinema mudo, e se o resultado dos filmes não era o de uma obra de arte, ficava claro que ela estava criando uma mulher completamente nova através de sua expressão facial (a comunicação real entre Garbo e o público estava no rosto), suas mãos (a resposta emocional de Garbo começava pelas mãos, como Arnold Genthe já havia observado), seu andar ligeiramente curvado e sua sutileza.
Quando da sua primeira viagem à Suécia, três anos após sua vinda para Hollywood, Garbo já gozava de grande prestígio nos Estados Unidos. Tanto era assim que no dia de seu regresso a Nova Iorque, todo mundo que se recusou a conhecê-la em 1925 agora queria encontrá-la. Uma multidão se amontoou no porto para lhe proporcionar uma recepção calorosa tardia.
Outra prova de sua importância veio em 1932, com a renovação de seu contrato com a MGM, que lhe dava o direito de determinar praticamente toda a programação, aprovar o protagonista dentre quatro nomes de atores e dois de diretores propostos pelo estúdio. Apesar disso, ela raramente usou esse poder ao longo de sua carreira.
Um de seus maiores triunfos foi o filme Grande Hotel (1932), no qual ela fala a famosa frase que a marcou pelo resto de sua vida: "I want to be alone". Considerado o primeiro filme "all-star" da história, juntar tantas estrelas num mesmo filme foi uma jogada ousada da MGM. Temia-se que o dinheiro gasto com os altos salários jamais pudesse ser recuperado nas bilheterias; o resultado, no entanto, foi sucesso extremo, culminando com o Oscar de Melhor Filme de 1932.
Apesar de algumas escolhas precipitadas de maus roteiros, ao longo do tempo Garbo foi colecionando boas críticas e indicações ao Oscar de Melhor Atriz com grandes sucessos como A Dama das Camélias (1936) e Ninotchka (1939), porém jamais conquistou a estatueta da Academia, a não ser um prêmio honorário que recebeu quando já tinha abandonado as telas.
Porém, no final dos anos 30, sua independência ameaçava o poder dos magnatas e surgiam os primeiros sinais agourentos, como uma notícia de jornal da época: "É voz corrente nos últimos dois anos que a MGM vai dispor de Greta Garbo, Joan Crawford e Norma Shearer, por serem caras demais". A notícia era prematura, mas na "guerra" de Garbo contra a MGM, a análise geral de Louise Brooks (1906 - 1985) sobre o campo de batalha continha uma verdade profunda: nas raras ocasiões em que chegaram a ter poder em Hollywood, mulheres como Garbo amedrontavam os homens em cargos de chefia. O poder era mais importante que o sexo e o dinheiro, embora o dinheiro estivesse sempre no coração do poder.
Abandonou repentinamente o cinema aos 36 anos, depois de filmar Duas Vezes Meu (1941), de George Cukor (1899 - 1983). Muitos críticos alegam que Garbo permitiu a Cukor destruí-la nesse filme com a tentativa frustrada de mudar a fórmula da atriz. Além disso, ele estava mais ocupado com sua própria ascensão e filmou tudo às pressas, para logo em seguida poder se dedicar a Idílio a Muque (1942), filme igualmente desastroso com Norma Shearer (1902 - 1983), realizado seis meses depois de Duas Vezes Meu. Ambos foram fracassos de bilheteria, e após estas filmagens, suas estrelas abandonaram as suas carreiras. George Cukor defendeu-se, declarando que "as pessoas dizem gratuitamente que o fracasso de Duas Vezes Meu acabou com a carreira de Garbo. É uma simplificação grosseira… Com certeza a abalou, mas o que realmente aconteceu foi que ela desistiu; não quis continuar".
O marchand Sam Green, grande amigo da terceira idade de Garbo, era de opinião parecida: "Não foi Duas Vezes Meu que fez com que desistisse do cinema. Foi uma questão de desenvolvimento pessoal. Desde os dezessete anos não tinha feito nada a não ser trabalhar, e o sucesso veio antes que tivesse tempo de desenvolver uma vida emocional. No fim, sua vida privada era o mais importante".
Duas Vezes Meu foi somente um catalisador. O que realmente encerrou a carreira de Garbo foi a Segunda Guerra Mundial, a única coisa importante o suficiente para provocar isso, cuja tragédia humana tornava qualquer tragédia "profissional" tão mesquinha, que ela nem podia se dar ao luxo de lamentar a carreira perdida.
Com Robert Alton em Duas vezes meu ("Two-Faced Woman", 1941), última aparição da atriz no cinema.
Autoexílio artístico (1942-1990)
Fortemente abalada pelas duras críticas negativas que o filme Duas Vezes Meu recebeu nos meios de comunicação, e desiludida com o mundo devido à Segunda Guerra Mundial, Greta Garbo resolveu dar um tempo em sua carreira cinematográfica. Ela ainda era parte (embora periférica) da "elite do cinema", e ainda era muito solicitada, não só como presença social, como também para diversos papéis em cinema e teatro.
Ao longo das décadas de 40 e 50, inúmeras foram as propostas que apareceram de um retorno às telas. Algumas foram rejeitadas pela própria Garbo, que não conseguia se decidir sobre que roteiro escolher; outras porém foram barradas/dificultadas pelos grandes estúdios, que argumentavam que Greta Garbo já estava velha e ultrapassada e que não daria mais bilheteria alguma, preferindo investir nas novas estrelas em ascensão, como a também sueca Ingrid Bergman, a inglesa Vivien Leigh, a luso-brasileira Carmen Miranda (de quem Greta Garbo era fã) e a americana Marilyn Monroe.
Garbo fotografada durante as filmagens de Ninotchka (1939).
No começo de 1940, a Associação dos Exibidores Independentes da América divulgara uma lista de grandes nomes do cinema que, nos últimos anos, tinham se tornado "veneno de bilheteria" - os ex-deuses que quase ninguém mais estava comprando ingressos para ver: Marlene Dietrich, Joan Crawford, Katharine Hepburn, Mae West, Fred Astaire e a própria Greta Garbo. Os exibidores, porta-vozes dos milhões de fãs famintos junto à indústria, exigiam novos nomes, rostos e personalidades. E, por sorte, a indústria não deixava de atendê-los.
Como se não bastassem sua queda de popularidade e sua indecisão, Garbo sofria com o descrédito de muitos críticos, diretores e produtores, que denegriam sua imagem na imprensa. Ela chegou mesmo a ser motivo de piadas públicas.
Desenvolver um filme para Garbo ficou ainda mais complicado devido ao fato de Leland Hayward ser seu novo empresário. Harry Edington, o anterior, tinha se demitido para investir em sua própria carreira. Garbo deu a Hayward plenos poderes de representante em 6 de dezembro de 1941, mas Salka Viertel (1897 - 1978), sua segunda mãe na América, ainda parecia ter um grande peso nas negociações. Mesmo dentro da MGM, havia confusão sobre quem deveriam contatar (e como) para um projeto com Garbo. O próprio Leland Hayward era o primeiro a denegrir a imagem de sua cliente. Uma vez ele disse a seu amigo Frenke que "Ninguém quer Garbo. Pode ficar com ela. Estou pouco me lixando". Frenke contou a Salka, que ficou furiosa.
George Schlee, o Stiller de sua meia-idade, também teve uma parcela de culpa nisso tudo. Apesar de torcer e trabalhar pelo retorno de Garbo às telas, agia de má-fé para com os produtores interessados, aproveitando-se da indecisão da atriz para fazer contatos aqui e ali, obrigando-a a assinar contratos cheios de exigências excêntricas que lhe desse vantagens, mas sem nunca chegar a um projeto consistente. Garbo por sua vez obedecia e admirava Schlee, seguindo todas as suas recomendações.
Mais um ano desagradável se passou e, no fim de 1943, sem perspectivas de um final para a guerra ou para a indecisão de Garbo, ela mesma resolveu terminar com a situação embaraçosa para si própria e para a MGM, rompendo o contrato e desobrigando o estúdio a pagar os 250 mil dólares a que tinha direito.
O fim da associação Garbo-MGM não significava necessariamente o término de sua carreira. A queda de popularidade não era inexplicável nem irreversível. Raramente uma grande estrela ficou no auge por mais de dez anos, e Garbo já estava há quinze. Entretanto, em época de guerra, o público precisava mais das belas pernas de Betty Grable do que da grande arte de Greta Garbo. O afastamento do cinema seria uma resposta tática à ausência do mercado europeu: Garbo simplesmente faria um intervalo até a guerra acabar (intervalo esse que durou até a sua morte, em 1990).
Dentre os muitos projetos de Garbo para um retorno às telas, o que mais merece destaque é A Duquesa de Langeais, de 1949, baseado no romance homônimo de Honoré de Balzac e que teria Walter Wanger (1894-1968) na direção. Esse foi o último papel que Garbo realmente se interessou em fazer, mas que só não saiu do papel por causa de um colapso de última hora e pela falta de recursos (os custos de produção e as condições impossíveis impostas por Garbo - na verdade por Schlee - estavam saindo caro demais para os produtores). O colapso do filme de Wanger foi uma derrota pessoal e artística, uma amarga confirmação das razões por que abandonara o cinema.
Garbo odiava conflitos, o que pode ser uma das razões pela qual não fez mais filmes. Se achava que um roteiro poderia ser melhorado em alguns pontos e as pessoas protestavam contra as mudanças propostas, ela simplesmente dizia "Esquece!" e ia embora. Mas havia outra razão, intuída pela colunista Elsa Maxwell, que flagrou um momento de privacidade de Garbo nessa época: "Entrei no toalete e vi aquela mulher se examinando em frente ao espelho. Apertava as mãos contra as faces, como se quisesse levantá-las. Olhou-se por um longo tempo e deu as costas ao espelho. Vi imediatamente que era Garbo, mas fingi não perceber. Ela saiu em silêncio, com uma expressão triste no rosto… Senti que ela não estava feliz com o que vira no espelho… Soube ali, naquele momento, que ela nunca mais faria um filme".
Certa vez ela disse a Audrey Wilder que queria fazer um palhaço homem. "A mulher mais desejada da face da terra quer fazer um palhaço? Quem vai acreditar nisso?", ao que ela respondeu: "Debaixo da maquiagem e das calças de seda, o palhaço é uma mulher. E as meninas da platéia escrevem cartas e não entendem por que ele não responde". Wilder disse que isso não ia funcionar, mas entendeu que ela tinha medo do que a câmera iria mostrar: "Ela queria se esconder sob o alvaiade. Debaixo da maquiagem de palhaço, ninguém veria o rosto dela". Incapaz de ver além da própria incredulidade, Wilder não percebeu que a ideia "ridícula" era absolutamente original e poderia ter mudado a vida de Garbo e a história do cinema.
O fato é que os projetos de filmes abortados davam muito assunto aos jornais do final dos anos 40, pois havia sempre um obstáculo. As circunstâncias pareciam trabalhar contra a volta de Garbo ao cinema e contra a sua transferência para o teatro.
O retorno de Garbo se tornava cada vez menos provável à medida que cada novo conjunto de circunstâncias e sua crescente indiferença se uniam para dificultá-lo. A cada ano ficava mais difícil concorrer com o próprio mito. "Acho que ela só faria outro filme se fosse maluca", disse seu quase parceiro James Manson (1909 - 1984). "A lembrança dela é tão maravilhosa". Embora muitos pensem hoje que encerrar a carreira em 1941 foi seu ato mais sensato, seus amigos da época pensavam o contrário. "Ela desperdiça os dias", dizia um. "Refere-se ao último filme como seu túmulo e isso é tão bobo… É um crime". Jessica Dragonette dizia: "Ela suspira pelos melhores anos de sua vida".
Garbo sentia o mesmo, e sua melancolia se aprofundava. Se ainda não era totalmente reclusa, via agora motivos de sobra para se retrair. Era tão difícil para ela quanto para os outros compreender que algo tão trivial como Duas Vezes Meu podia destruir sua autoconfiança, e que todos os seus esforços subsequentes seriam arruinados pelo que o nutricionista Gaylord Hauser (1895 -1984) resumiu em "mau conselho, roteiro ruim".
Apesar de todas as frustrações, Garbo tinha razões de sobra para gostar da interrupção de sua carreira no cinema devido à guerra e, passando mais tempo em Nova Iorque, podia aprender mais sobre arte e montar uma coleção. Não cultivava a amizade de grandes artistas, mas foi a partir de então que Greta Garbo passou a dedicar-se a colecionar obras de arte, viajando "escondida" pelo mundo inteiro. Adquiriu quadros de pintores famosos como Renoir, Pierre Bonnard, George Rouault, Delaunay e Jawlensky. A pintura foi uma das paixões que cultivou, juntamente com a poesia, a jardinagem e os exercícios diários rigorosos, que incluíam longas caminhadas.
No início dos anos 40, como parte de uma campanha para melhorar sua aparência, Gaylord Hauser e Eleanor Lambert (1903- 2003) levaram Garbo à elegante loja de Valentina Schlee (1904 - 1989) na Sherry-Netherland. Nesse primeiro encontro, Garbo conheceu o marido e sócio dela, George Schlee, que logo tomaria a vida dela a seu encargo. Foi George Schlee quem a apresentou à família Goldschmidt-Rothschild, sua família adotiva em Paris, cujos membros ajudaram-na a cultivar um interesse sério pelas artes. Garbo se deu particularmente bem com Cécile Rothschild e a amizade durou a vida inteira.
Em 9 de fevereiro de 1951, Greta Garbo compareceu com mais 150 pessoas ao Bureau de Imigração e Naturalização de Nova Iorque, onde fez o juramento de lealdade para se tornar cidadã americana, numa época em que seus novos compatriotas a viam, ou sua presença nos filmes, como anacrônica.
Garbo em 1950, assinando documentos para obtenção da cidadania americana, que lhe foi concedida no ano seguinte.
Viveu as últimas cinco décadas de sua vida reclusa em seu apartamento de sete quartos na East Side, rua 52, nº 450, em Nova Iorque, evitando a todo custo qualquer tipo de contato com a imprensa, por mínimo que fosse.
À medida que a velhice chegava (aliada ao insistente hábito de fumar, que tinha desde os 12 anos), o organismo de Greta Garbo ia ficando cada vez mais frágil. O último sucesso na eterna luta de Garbo por privacidade foi manter a imprensa no escuro acerca de suas doenças - inclusive de que fez uma mastectomia em 1984. Também manteve longe do público o fato de ter sofrido um ataque cardíaco brando, em agosto de 1988, na Suíça. Em junho de 1989, sua sobrinha Gray Reisfield (1932-) contratou um serviço de limousine de Nova Iorque para levá-la para fazer diálise no Rogosin Institute do Hospital de Nova Iorque três vezes por semana, durante seis horas exaustivas. Tinha um problema sério nos rins e outros relatórios acusavam uma doença gastrointestinal, diverticulite, além de insuficiência renal. Os rins e o estômago enfraqueciam rapidamente. Às vezes ficava sob os cuidados de sua amiga Jane Gunther, no apartamento dela.
Quatro dias depois de ser internada no New York Hospital, na rua 66, por causa de uma pneumonia, Greta Lovisa Gustafson morreu às 11h30 da manhã do dia 15 de abril de 1990, domingo de Páscoa. Cinco dias depois, era cinzas, e o lugar em que estavam as cinzas ficou em segredo durante algum tempo, até serem transferidas definitivamente para Estocolmo, onde foram depositadas no cemitério Skogskyrkogården.
Incluindo as obras de arte, o valor total das posses de Garbo, conforme o arquivo da Corte Testamentária do Condado de Nova Iorque, no dia 21 de fevereiro de 1991, era de 32.042.429,02 dólares, e foram herdadas por sua sobrinha Gray Reisfield, filha de seu irmão Sven.
Personalidade e vida pessoal
Na idade de catorze anos, Greta Garbo perdeu seu pai, Karl Gustafson, e desde então passou a procurar inconscientemente nos homens com quem se envolveu uma figura paterna que preenchesse essa lacuna em sua vida, como foi o caso da sua relação com Stiller e mais tarde com Gayelord Hauser. Na ausência de orientação, Garbo não era de tomar decisões ou iniciativas por si só, e nas situações de crise, não fazia nada. De modo geral, ela preferia ser conduzida, dentro de um rígido conjunto de regras.
Stiller enraizou sua aversão à imprensa em Garbo, que a princípio era uma pessoa aberta e acessível, e que dava declarações ingênuas aos repórteres (como a que deu em 10 de setembro de 1925, dia de sua chegada a Los Angeles. Um repórter perguntou a Garbo onde ela ia morar, e a resposta foi: "Eu queria achar um quarto na casa de uma boa família."). Essa foi apenas uma das muitas características e fobias de Stiller que Garbo foi incorporando ao longo dos anos de convivência.
Lillian Gish, que lhe ensinou a lidar com a MGM, recusando maus projetos e evitando as tolices da publicidade, e o ator Lon Chaney (1883-1930), que a aconselhava a não se expor tanto e preservar sua vida particular, contribuíram para o fortalecimento dessa aversão. Outra pessoa que a influenciou bastante no quesito de esquivar-se da publicidade e insistir em ter privacidade fora do estúdio foi Maude Adams (1872- 1953), a grande atriz do teatro da América, cuja peculiar distância tinha aumentado sua popularidade (e ela capitalizava em cima disso). Nenhuma atriz de cinema jamais tinha tentado seguir esse caminho. Garbo, por acaso ou de propósito, foi a primeira que se atreveu a se recusar a cooperar com o departamento de publicidade. Era um insulto e com certeza um suicídio de imagem. Contudo, ao invés de bloquear, a imprensa se tornou obsessiva, e o público também.
Na vida privada, em oposição à hesitação em falar de si mesma, Garbo tinha um profundo interesse pela vida dos amigos, aliado a um sentimento maternal latente. A morte prematura de sua irmã Alva (que tinha câncer), em 1926, e de seu mentor Stiller (segundo seu atestado de óbito, a causa foi líquido nos pulmões, e não suicídio como foi divulgado na época), em 1928, deixaram a já tímida Garbo ainda mais qfechada e melancólica.
Garbo e sua mãe, Anna Gustafsson, fotografadas durante uma viagem nos EUA em 1939.
Apesar das investidas de vários homens, com destaque para o ator John Gilbert (1895-1936) e para o fotógrafo Cecil Beaton (1904-1980), Greta Garbo jamais se casou ou teve filhos. Seu temperamento proibia tanto maridos como amantes-residentes, e com a vida de seus pais e outros tantos modelos negativos de casamento como exemplos, Garbo preferia não se comprometer seriamente com ninguém.
Havia dois tipos de homem em sua vida: o organizador tirânico que toma decisões, como Stiller e Schlee, e o tipo divertido mas emocionalmente imaturo, como John Gilbert e Cecil Beaton.
Diversas fontes afirmam que, naquela época de métodos contraceptivos tão primitivos, Garbo e muitas outras atrizes fizeram abortos com um médico discretamente contratado pela MGM para essa finalidade (em regime de divisão de despesa com outros estúdios). O escritor Samuel N. Behrman diz que ela se submeteu a "uns dois" e o evento contribuiu para aumentar o terror ao sexo. Tão intenso quanto o medo da gravidez era o medo da traição, pública ou privada, deliberada ou acidental.
Só em 1928 Garbo começou a se tornar sexualmente independente, após a morte de Stiller e o fim de sua ligação com Gilbert. Garbo era tecnicamente bissexual, embora com o passar dos anos tenha gradualmente se tornado assexual (uma vez, ao sair de um sex shop em Paris, Garbo disse: "Ah, essa coisa de sexo… Ainda bem que essa parte da minha vida acabou"). Discreta, ela manteve relações afetivas (mas não necessariamente sexuais) com vários homens e mulheres, entre eles a sua grande amiga Mercedes de Acosta (1893-1968), a atriz e roteirista Salka Viertel, o maestro Leopold Stokowski (1882- 1977), os atores George Brent (1904- 1979) e Noël Coward (1899- 1973), além das atrizes Lilyan Tashman (1899- 1934) e Fifi D'Orsay (1904-1983). No final da vida, envolveu-se com Cécile de Rothschild (rumores persistentes davam conta de que as duas eram amantes, embora nada tenha sido comprovado até hoje).
A ambivalência sexual de Garbo foi confirmada com o passar dos anos, tanto na mentalidade do público como na de Hollywood, pelos papéis masculinos que dizia querer desempenhar - Dorian Gray, Hamlet e São Francisco de Assis, para mencionar alguns - e pelas lutas periódicas, sempre perdidas, com a MGM para fazê-los.
No caso da relação com Valentina e George Shlee, o triângulo era esquisito, mas não sexual. Valentina não se sentia atraída por Garbo, e Garbo tinha outro tipo de atração por George. Ele lhe lembrava Stiller, por ter sangue russo, mãos grandes, feições marcadas e por ser cosmopolita. Dava ordens a todo mundo, inclusive a Garbo - e ela sempre gostou de ordens. Porém com o tempo a relação Garbo-Valentina foi se desgastando, até que um dia George admitiu com excessiva honestidade: "Eu amo [Garbo], mas tenho certeza que não vai querer se casar", disse à esposa, "e você e eu temos tanto em comum". Valentina não gostou e, em busca de consolo, contou tudo a uma amiga que, por sua vez, contou à colunista Dorothy Kilgallen, que citou as palavras de George numa edição do Saturday Home Magazine de 1948, completando a humilhação e a raiva de Valentina.
Atendendo a pedidos de George, Garbo comprou por 38 mil dólares um apartamento de sete quartos na East Side, rua 52, nº 450 (a última e mais importante mudança de residência de sua vida), no andar acima de onde ele morava com Valentina. Apesar de as duas terem sido vizinhas por quase meio século, elas evitavam se encontrar e mal se falavam, tratando-se com frieza.
Em 1955, numa de suas viagens "escondida" com Schlee, em La Roc, na Riviera Francesa, Garbo conheceu e se tornou grande amiga de Aristóteles Onassis (1906- 1975). As manchetes do verão seguinte gritavam que Onassis tinha intervindo pessoalmente para permitirem a entrada dela no cassino de Monte Carlo de calças - primeira exceção e a mais chocante da história do estabelecimento (Marlene Dietrich tinha sido barrada recentemente e ficara furiosa). Como Onassis era coproprietário da boate, do cassino, e de muito mais em Monte Carlo, talvez não tenha sido uma façanha tão memorável de sua parte. De todo modo, Garbo gostava do charme cosmopolita de Onassis, da sua fabulosa fortuna e principalmente do seu iate Christina, onde uma vez ela jogou cartas por longo tempo com Winston Churchill (1874- 1965) no porto de Mônaco. Onassis foi um dos muitos pretendentes que pediram, sem sucesso, a mão de Garbo em casamento. Apesar disso, inúmeras vezes ele se ofereceu para financiar uma companhia de cinema de propriedade de Garbo para ela fazer o filme que bem entendesse. No entanto, essa proposta era muito solta e dava-lhe autonomia demais. Ela precisava de maior orientação, de apoio, de uma sugestão mais específica, mas nessa época Onassis já se via às voltas com Maria Callas (1923 -1977) e tinha mais vontade do que condições de lhe dar essa orientação. Além do mais, Garbo não tinha popularidade unânime nos círculos europeus que ele frequentava, onde muitos a esnobavam porque se vestia mal.
Outras importantes amizades que Garbo cultivou na segunda metade de sua vida foram Jane Gunther, segunda esposa do escritor e correspondente estrangeiro John Gunther (1901 - 1970), e o marchand Sam Green. Green tinha informado a Garbo que, devido à sua profissão, todas as suas conversas telefônicas eram gravadas. Garbo não objetou na hora e nem depois, e Green nunca violou o entendimento de que essas gravações não poderiam ser exploradas sob pretexto algum durante (e, na verdade, também após) a sua vida. Sua divulgação não podia envolver transações financeiras de qualquer espécie. As fitas de Green-Garbo (ao todo, cerca de 100 horas de gravação, feitas entre 1972 e 1985) estão sob a guarda dos Arquivos de Cinema da Universidade Wesleyan em Middletown, Connecticut.
De um modo geral, nenhum amigo de Garbo sabia muito sobre os outros. Quando falava de planos de viagem ou de qualquer outra coisa, por mais trivial que fosse, raramente deixava escapar um nome. O segredo máximo era reservado aos contatos com Jacqueline Kennedy (1929- 1994) que, enquanto primeira-dama, a convidara diversas vezes para eventos sociais na Casa Branca, a maioria delicadamente recusados.
Prêmios e indicações
Greta Garbo foi indicada quatro vezes ao Oscar de Melhor Atriz:
- Em 1930, pelos filmes Anna Christie e Romance (o que dividiu os votos e deu a vitória à Norma Shearer);
- Em 1937, por A Dama das Camélias (mas Luise Rainer levou novamente a estatueta - Rainer já havia ganho no ano anterior - por Terra dos Deuses);
- E em 1939, pela comédia Ninotchka, tendo, desta vez, perdido o prêmio para Vivien Leigh, que o levou pela atuação em E o vento levou.
Em 1935, foi premiada pela Associação dos Críticos de Cinema de Nova Iorque por sua atuação em Anna Karenina (1935); dois anos depois, em 1937, recebeu o mesmo prêmio, dessa vez por A Dama das Camélias.
Greta Garbo em Anna Karenina (1935).
Em 1954, Hollywood fez uma reavaliação tardia do talento de Garbo e, num ato de contrição pela negligência no passado, a Academia lhe conferiu um Oscar especial pelo conjunto da obra. Como era de se esperar, a reclusa Garbo não compareceu à cerimônia para receber a estatueta, cabendo a Nancy Kelly receber o Oscar por ela.
Greta Garbo e John Gilbert no filme mudo Mulher de brio ("A Woman of Affairs", 1928); foto de publicidade.
Legado
Greta Garbo foi uma das atrizes mais influentes de sua época (se não tiver sido a mais influente de todas do século XX). Outras atrizes de peso da época, como Marlene Dietrich, Tallulah Bankhead, Joan Crawford, Katharine Hepburn, Bette Davis e Mae West, declaravam ser grandes admiradoras do trabalho e da personalidade de Garbo, e se inspiravam em seu visual simples, elegante e ligeiramente masculinizado (como bem exemplifica uma matéria publicada pela revista Vanity Fair em novembro de 1932), que virou moda nos anos 30.
Em 1986, Greta Garbo foi homenageada pela cantora francesa Mylène Farmer, que gravou uma música chamada Greta para o seu álbum de estreia, Cendres de lune.
No filme A Morte lhe cai Bem, de 1992, a personagem de Isabella Rossellini, Lisle Von Rhoman, insinua que Greta Garbo seria uma de suas clientes, justificando sua retirada da vida pública por ter tomado a poção da juventude que Lisle oferece à Madeline Ashton, personagem de Meryl Streep no filme.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
09/10/2020 - Morre aos 77 anos o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
15/06/2019 - Morre aos 96 anos, o cineasta e roteirista italiano, Gianfranco Corsi Zeffirelli, mais conhecido como Franco Zeffirelli -
25/05/2019 - Morre Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, a atriz Lady Francisco -
13/05/2019 - Morre aos 97 anos, a atriz e cantora, Doris Day -
13/02/2019 - Morre aos 96 anos, no Rio de Janeiro, Abigail Izquierdo Ferreira, a Bibi Ferreira, diva do musical brasileiro -
03/03/2018 - Morre a atriz Tônia Carrero, aos 95 anos -
10/11/2017 - Morre Márcia Martins Alves, mais conhecida como a atriz Márcia Cabrita -
23/05/2017 - Morre Sir Roger Moore, ator britânico, famoso por ter atuado como o personagem James Bond no cinema -
15/09/2016 - O ator Domingos Montagner morre afogado no Rio São Francisco -
13/07/2016 - Morre o cineasta Héctor Babenco, que assina produções históricas do cinema brasileiro como "Carandiru" (2003), "O beijo da Mulher-Aranha" (1984), que rendeu um Oscar a William Hurt, e "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (19 -
19/01/2016 - Morre aos 84 anos o cineasta italiano Ettore Scola -
14/01/2016 - Morre o ator britânico Alan Rickman, o Snape de Harry Potter -
05/12/2015 - Morre Marília Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
14/10/2015 - Morre Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
24/09/2015 - Pesquisadores italianos descobrem possíveis restos mortais de Mona Lisa Gherardini pela primeira vez, de Leonardo da Vinci, buscas pela possível descoberta começaram em 2012 -
07/06/2015 - Morre Christopher Lee, ator britânico que imortalizou no cinema o conde Drácula -
02/04/2015 - Aos 106 anos, morre o cineasta português Manoel de Oliveira -
22/03/2015 - Morre aos 74 anos o ator Claudio Marzo, vítima de um enfisema -
04/02/2015 - Morre aos 85 anos a atriz, cantora e escritora brasileira, Odete Lara -
24/01/2015 - Morre a atriz Maria Della Costa -
11/01/2015 - Morre aos 83 anos a atriz sueca Anita Ekberg, musa do cineasta italiano Federico Fellini -
11/08/2014 - Morre Robin Williams, astro do cinema norte-americano. Entre seus filmes de maior sucesso estão "Bom dia, Vietnã", "Sociedade dos poetas mortos", "Amor além da vida" e "Patch Adams" -
05/04/2014 - Morre aos 67 anos o ator José Wilker. Conhecido por trabalhos como 'Roque Santeiro', ele sofreu um infarto. -
10/02/2014 - Morre aos 85 anos, Shirley Temple, ex-estrela mirim norte-americana e a mais jovem atriz a ganhar um Oscar -
14/12/2013 - Morre aos 81 anos o ator irlandês Peter O'Toole, de Lawrence da Arábia -
09/10/2013 - Morre Norma Bengell, atriz, cineasta, produtora, cantora e compositora brasileira. -
08/04/2013 - Morre Sarita Montiel, famosa atriz e cantora espanhola, com atuação no México e nos Estados Unidos -
18/01/2013 - Morre Walmor Chagas, ator, diretor e produtor brasileiro -
17/10/2012 - Morre Sylvia Kristel, atriz, diretora e modelo holandesa, mais conhecida pelo filme erótico de 1974, Emmanuelle -
23/06/2011 - Morre Peter Falk, ator norte-americano famoso pelo seu papel como o Detetive Columbo -
18/06/2011 - Morre a atriz Wilza Carla -
23/03/2011 - Morre em Los Angeles, Elizabeth Rosemond Taylor, a atriz Liz Taylor que se tornou famosa por sua beleza e atuação em diversos filmes como o clássico “Cleópatra” -
28/02/2011 - Morre Jane Russell, atriz e sex symbol norte-americana -
28/02/2011 - Morre Annie Girardot, atriz francesa de cinema e teatro, vencedora de dois prêmios César -
03/02/2011 - Morre Maria Schneider, atriz francesa que se notabilizou atuando no filme dirigido por Bernardo Bertolucci 'O Último Tango em Paris' -
30/01/2011 - Morre o compositor inglês John Barry, que ficou famoso por suas trilhas sonoras dos filmes de James Bond -
26/01/2011 - Morre John Herbert, ator, diretor e produtor brasileiro -
15/01/2011 - Morre Susannah York, atriz britânica -
09/01/2011 - Morre Peter Yates, produtor e diretor de cinema inglês -
29/05/2010 - Morre Dennis Hopper, ator e diretor norte-americano -
03/04/2010 - Morre Buza Ferraz, ator e diretor brasileiro -
07/11/2009 - Morre o ator, roteirista e cineasta brasileiro Anselmo Duarte vencedor da Palma de Ouro e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1962 com o filme “O Pagador de Promessas” -
14/09/2009 - Morre Patrick Swayze, ator, dançarino, cantor e compositor norte-americano -
31/12/2008 - Morre aos 77 anos, o ator Fabio Sabag -
25/12/2008 - Morre a atriz e cantora norte-americana Eartha Kitt, a “Mulher-Gato” do seriado dos anos 60 “Batman e Robin” -
26/09/2008 - Morre Paul Newman, ator norte-americano -
04/09/2008 - Morre o ator Fernando Torres -
19/07/2008 - Morre Dolores Gonçalves Costa, a Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira conhecida por seu humor debochado e pelos palavrões -
26/05/2008 - Morre Sydney Pollack, cineasta, produtor e ator norte-americano -
22/05/2008 - Após 20 anos, Indiana Jones regressa com a estreia de “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull” (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) -
05/04/2008 - Morre o ator norte-americano Charlton Heston -
24/03/2008 - Morre Richard Widmark, ator norte-americano -
10/02/2008 - Morre Roy Scheider, ator norte-americano -
22/01/2008 - Morre o ator Heath Ledger -
21/01/2008 - Morre o ator Luiz Carlos Tourinho -
16/10/2007 - Morre a atriz britânica Deborah Kerr -
30/07/2007 - Morre Ingmar Bergman, dramaturgo e cineasta sueco -
30/07/2007 - Morre Michelangelo Antonioni, cineasta italiano -
03/07/2007 - Pré-estreia em Londres do filme "Harry Potter e a Ordem da Fénix" -
28/06/2007 - Japão assiste à estreia mundial de "Harry Potter e a Ordem da Fênix" -
10/01/2007 - Morre Carlo Ponti, cineasta italiano -
27/11/2006 - Morre Jece Valadão, ator brasileiro -
23/11/2006 - Morre Philippe Noiret, ator francês -
20/11/2006 - Morre Robert Altman, diretor de cinema norte-americano -
18/11/2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes também sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano na Itália -
09/10/2006 - O Youtube (famoso site de hospedagem de vídeos) é comprado pelo Google, no valor de U$1,65 bilhões -
14/09/2006 - Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten -
01/09/2006 - Estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza do filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por “Paul Verhoeven”, e estrelado pela bela “Carice van Houten” -
22/07/2006 - Morre Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro -
18/07/2006 - Morre Raul Cortez, ator brasileiro -
24/02/2006 - Morre Cléa Simões, atriz brasileira -
03/02/2006 - Morre Al Lewis, ator norte-americano famoso por interpretar o Vovô na série “Os Monstros” (The Mounsters) -
19/01/2006 - Morre Anthony Franciosa, ator norte-americano -
14/01/2006 - Morre Shelley Winters, atriz norte-americana -
10/12/2005 - Morre Richard Pryor, humorista norte-americano -
24/11/2005 - Morre Pat Morita, ator norte-americano -
03/10/2005 - Morre Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira -
19/08/2005 - Estréia nos cinemas brasileiros “2 filhos de Francisco - A história de Zezé di Camargo e Luciano” -
16/08/2005 - Morre Cláudio Corrêa e Castro, ator brasileiro -
13/08/2005 - Morre Francisco Milani, ator brasileiro -
06/06/2005 - Morre Anne Bancroft, atriz norte-americana -
10/03/2005 - Morre Zilka Salaberry, atriz brasileira -
14/02/2005 - O “YouTube”, o popular site na Internet em que vídeos podem ser compartilhados e visualizados por outros, é lançado nos Estados Unidos -
10/10/2004 - Morre Christopher Reeve, o mais famoso Super-Homem do cinema -
07/09/2004 - Morre Miriam Pires, atriz brasileira -
28/03/2004 - Morre Peter Ustinov, ator britânico -
09/01/2004 - Morre Rogério Sganzerla, ator e diretor brasileiro -
17/12/2003 - O filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é lançado mundialmente -
17/11/2003 - Arnold Schwarzenegger toma posse como governador da Califórnia nos Estados Unidos -
05/11/2003 - O filme Matrix Revolutions faz sua estreia mundial -
30/08/2003 - Morre Charles Bronson, ator norte-americano -
24/07/2003 - Morre Rogério Cardoso, ator e comediante brasileiro -
14/05/2003 - Morre Robert Stack, ator norte-americano -
23/03/2003 - “Chicago” é o melhor filme do Oscar de 2003 -
10/02/2003 - Morre José Lewgoy, ator brasileiro -
11/12/2002 - Morre Carlos Zara, ator brasileiro -
03/11/2002 - Morre Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano que consagrou-se vivendo a personagem Dr. Zachary Smith no seriado de TV Perdidos no Espaço -
25/10/2002 - Morre Richard Harris, ator irlandês -
27/03/2002 - Morre em Beverly Hills, Billy Wilder, que se consagraria como um dos grandes cineastas do mundo, especializado na comédia -
30/09/2001 - Vai ao ar nos EUA o primeiro episódio da série “Alias” -
19/09/2001 - Morre Cláudio Mamberti, ator brasileiro -
22/03/2001 - Morre William Hanna, animador norte-americano -
19/02/2001 - Morre Stanley Kramer, diretor e produtor de cinema norte-americano -
05/08/2000 - Morre sir Alec Guinness, ator britânico -
29/06/2000 - Morre Vittorio Gassman, ator italiano -
28/12/1999 - Morre Clayton Moore, “O Cavaleiro Solitário” (The Lone Ranger), ator norte-americano -
22/09/1999 - Morre George C. Scott, ator norte-americano -
08/07/1999 - É lançado na Grã-Bretanha o terceiro livro da série Harry Potter: “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” -
24/01/1999 - O filme Central do Brasil, de Walter Salles, ganha o troféu Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro -
03/10/1998 - Morre Roddy McDowall, ator britânico -
06/09/1998 - Morre Akira Kurosawa, cineasta japonês -
23/03/1998 - Na cerimônia dos prêmios Oscar, o filme “Titanic” bate um recorde de consagrações, ganhando 11 Oscars, incluindo os de melhor filme, diretor e trilha sonora -
22/03/1998 - Morre Brandão Filho, ator brasileiro -
28/02/1998 - “My Heart Will Go On”, o grande sucesso de Celine Dion e trilha sonora do filme Titanic, chega ao 1º lugar nas paradas musicais dos Estados Unidos, permanecendo por duas semanas -
22/02/1998 - O filme brasileiro 'Central do Brasil' é premiado no Festival de Berlim -
24/12/1997 - Morre Toshiro Mifune, ator japonês -
19/12/1997 - O filme Titanic é lançado nos Estados Unidos -
02/10/1997 - Morre Thales Pan Chacon, ator brasileiro -
09/09/1997 - Morre Burgess Meredith, ator norte-americano -
24/08/1997 - Morre Walter George Durst, dramaturgo brasileiro -
01/07/1997 - Morre Robert Mitchum, ator de cinema norte-americano -
29/03/1997 - Morre Célia Helena, atriz brasileira -
14/03/1997 - Morre André Filho, dublador brasileiro -
19/12/1996 - Morre Marcello Mastroianni, ator italiano -
22/09/1996 - Morre Dorothy Lamour, atriz norte-americana -
09/03/1996 - Morre George Burns, ator e cantor norte-americano -
13/02/1996 - O Quatrilho é indicado ao Oscar -
02/02/1996 - Morre Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
18/09/1995 - Morre Henriqueta Brieba, atriz brasileira -
15/09/1995 - Morre Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha -
29/06/1995 - Morre Julia Jean Turner, a atriz norte-americana “Lana Turner” -
27/03/1995 - Morre Felipe Carone, ator brasileiro -
13/03/1995 - Os cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier lançam o manifesto “Dogma 95” -
24/10/1994 - Morre Raul Julia, ator porto-riquenho -
20/10/1994 - Morre Burt Lancaster, ator norte-americano -
11/09/1994 - Morre Jessica Tandy, atriz britânica radicada nos EUA -
21/03/1994 - O filme A lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars -
11/03/1994 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas brasileiros -
06/03/1994 - Morre Melina Mercouri, atriz grega -
04/03/1994 - Morre John Candy, comediante canadense -
22/01/1994 - Morre Telly Savalas, o “Kojak”, ator norte-americano -
22/01/1994 - A Lista de Schindler, filme de Steven Spielberg, recebe o Globo de Ouro em três categorias -
01/01/1994 - Morre Cesar Romero, ator norte-americano -
15/12/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, estreia nos cinemas norte-americanos -
30/11/1993 - A Lista de Schindler, um grande sucesso do diretor Steven Spielberg retratando o Holocausto, têm sua primeira première nos Estados Unidos, em Washington, D.C. -
26/11/1993 - Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
31/10/1993 - Morre Federico Fellini, cineasta italiano -
31/10/1993 - Morre River Phoenix, ator norte-americano -
25/10/1993 - Morre Vincent Price, ator norte-americano -
03/10/1993 - Morre Wilson Grey, ator brasileiro -
16/09/1993 - Primeira transmissão (original) nos EUA, na NBC, da série de televisão Frasier -
25/04/1993 - Morre Geraldo Del Rey, ator brasileiro -
20/04/1993 - Morre Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano -
10/03/1993 - O documentário 'Beyond Citizen Kane' de Simon Hartog, criticando a Rede Globo e Roberto Marinho, vai ao ar no Canal 4 do Reino Unido -
19/02/1993 - Morre Carlos Augusto Strazzer, ator brasileiro -
20/01/1993 - Morre Audrey Hepburn, atriz norte-americana -
28/12/1992 - Daniella Perez, atriz brasileira, é brutalmente assassinada -
25/12/1992 - É lançado no Reino Unido o filme “Chaplin”, retratando a vida e obra de Charles (Charlie) Chaplin, o “Carlitos” -
12/09/1992 - Morre Anthony Perkins, ator norte-americano -
25/06/1992 - Blade Runner, filme de Ridley Scott, é lançado nos cinemas norte-americanos -
06/05/1992 - Morre em Paris, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
18/01/1992 - Oliver Stone recebe o Globo de Ouro pelo seu filme "JFK" -
23/11/1991 - Morre Klaus Kinski, ator alemão -
02/11/1991 - Morre Irwin Allen, produtor de cinema e de televisão conhecido como “O Mestre do Desastre” -
03/09/1991 - O cineasta ítalo-americano Frank Capra, diretor de “A felicidade não se compra”, morreu na Califórnia aos 94 anos -
20/04/1991 - Morre Don Siegel, diretor de cinema norte-americano -
25/12/1990 - Estréia o filme “O poderoso Chefão: parte III” -
18/04/1990 - Morre Robert D. Webb, cineasta norte-americano -
17/03/1990 - Morre Capucine, atriz e modelo francesa -
25/01/1990 - Morre Ava Gardner, atriz norte-americana que alcançou a fama nas décadas de 40 e 50 -
06/10/1989 - Morre Bette Davis, atriz norte-americana -
23/07/1989 - Nasce Daniel Radcliffe, ator inglês que se destaca protagonizando Harry Potter, na série de mesmo nome -
26/04/1989 - Morre Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana, protagonista das séries “I love Lucy” e “The Lucy show” -
20/03/1989 - Morre Dina Sfat, atriz brasileira -
03/02/1989 - Morre John Cassavetes, cineasta norte-americano -
28/09/1987 - Estreia nos EUA a série Star Trek: The Next Generation -
28/08/1987 - Morre John Huston, ator e diretor de cinema norte-americano -
17/05/1987 - Lançamento do filme 'Der Himmel über Berlin' (Asas do desejo) do cineasta alemão Wim Wenders -
14/05/1987 - Morre Rita Hayworth, atriz norte-americana -
17/03/1987 - Espanha: A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha fez a primeira cerimônia de entrega dos prêmios "Goya" -
28/12/1986 - Morre Andrei Tarkovsky, cineasta soviético -
29/11/1986 - Morre Cary Grant, ator americano de origem inglesa -
23/04/1986 - Morre Otto Preminger, diretor de cinema austríaco -
30/03/1986 - Morre James Cagney, ator norte-americano -
10/03/1986 - Morre Ray Milland, ator britânico -
19/02/1986 - Morre em Roma na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
10/10/1985 - Morre Orson Welles, cineasta e ator norte-americano -
10/10/1985 - Morre Yul Brynner, ator norte-americano -
02/10/1985 - Morre o ator americano Rock Hudson, aos 59 anos vítima da AIDS nos Estados Unidos -
20/02/1985 - É lançada a comédia britânica 'Brazil' -
07/12/1984 - Estreia nos cinemas norte-americanos “2010: The Year We Make Contact” (2010: O ano que faremos contato), continuação do estrondoso sucesso “2001: A Space Odyssey” (2001: Uma odisseia no espaço) de Stanley Kubrick -
21/10/1984 - Morre François Truffaut, diretor de cinema francês -
05/08/1984 - O ator Richard Burton, que foi casado com Elizabeth Taylor duas vezes, morre aos 58 anos de hemorragia cerebral -
20/11/1983 - 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos assistem “The Day After” – um filme sobre as conseqüências de uma guerra nuclear -
05/11/1983 - Morre Humberto Mauro, cineasta considerado o Pai do Cinema Brasileiro -
29/07/1983 - O cineasta espanhol Luis Buñuel, diretor de O discreto charme da burguesia e Esse obscuro objeto do desejo, morre aos 83 anos de cirrose hepática -
29/07/1983 - Morre o ator David Niven -
19/02/1983 - Morre Jardel Filho, ator brasileiro, vítima de um ataque cardíaco em sua casa, quando gravava os últimos vinte capítulos da novela da Rede Globo, 'Sol de verão' -
24/01/1983 - Morre George Cukor, realizador de cinema norte-americano -
14/09/1982 - Um desmaio provoca o acidente de carro que mata a atriz Grace Kelly, casada com o príncipe Rainier de Mônaco. Ela estava com 52 anos -
29/08/1982 - Morre, no dia de seu aniversário, Ingrid Bergman, famosa atriz de cinema -
29/05/1982 - Morre Romy Schneider, atriz austríaca -
05/04/1982 - É proibida a exibição do filme “Pra Frente Brasil" -
29/03/1982 - A atriz Katharine Hepburn estabelece um recorde na indústria cinematográfica: ela recebe um quarto prêmio “Oscar” pela sua atuação no filme “On Golden Pond” (Num Lago Dourado) -
05/03/1982 - Morre John Belushi, ator e comediante norte-americano -
12/02/1982 - Morre Marisa Prado, atriz brasileira -
05/01/1982 - A sociedade dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos elege Marília Pêra, de Pixote, a melhor atriz de 1981 -
29/11/1981 - Morre Natalie Wood, atriz norte-americana -
04/10/1981 - Estreia o telefilme 'A Onda' (The Wave) -
27/09/1981 - "Pixote", filme de Hector Babenco, é premiado nos festivais de Biarritz e San Sebastian -
22/08/1981 - Morre Glauber Rocha, cineasta brasileiro -
27/07/1981 - Morre William Wyler, cineasta norte-americano -
21/12/1980 - Morre Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor, jornalista e comentarista de futebol brasileiro -
07/11/1980 - Morre Steve McQueen, ator norte-americano -
26/08/1980 - Nasce Macaulay Culkin, ator norte-americano de “Esqueceram de Mim” -
24/07/1980 - Morre Peter Sellers, ator britânico -
29/04/1980 - Morre Alfred Hitchcock, cineasta britânico -
29/11/1979 - Morre aos 78 anos Zeppo Marx, comediante do grupo cinematográfico Irmãos Marx -
22/02/1979 - Nasce Débora Falabella, atriz brasileira -
12/02/1979 - Morre Jean Renoir, cineasta francês -
01/03/1978 - Cadáver de Charles Chaplin é roubado. Ele havia sido sepultado em 27 de dezembro de 1977 no cemitério de Corsier-sur-Vevey, às margens do lago Genebra, na Suíça -
26/12/1977 - Morre Howard Hawks, cineasta norte-americano -
25/12/1977 - Morre Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
14/10/1977 - Morre Bing Crosby, cantor e ator americano -
19/08/1977 - Morre Groucho Marx, comediante norte-americano -
01/12/1976 - Estréia no Brasil o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sônia Braga e José Wilker -
04/10/1976 - Nasce Alicia Silverstone, atriz norte-americana -
29/08/1976 - Nasce Luana Piovani, modelo e atriz brasileira -
02/08/1976 - Morre o cineasta Fritz Lang, realizador do primeiro filme de ficção científica “Metrópolis” -
02/11/1975 - Morre Pier Paolo Pasolini, escritor, poeta e cineasta italiano -
22/08/1975 - Nasce Rodrigo Santoro, ator brasileiro -
14/03/1975 - Morre Susan Hayward, atriz norte-americana -
04/03/1975 - O ator Charlie Chaplin recebe o título de Cavaleiro do Império Britânico, no Palácio de Buckingham -
22/02/1975 - Nasce Drew Barrymore, atriz norte-americana -
13/11/1974 - Morre Vittorio de Sica, ator e cineasta italiano -
15/10/1974 - Nasce Bianca Rinaldi, atriz brasileira -
26/12/1973 - Estreia nos Estados Unidos o filme “O Exorcista” -
31/08/1973 - Morre John Ford, cineasta norte-americano -
27/03/1973 - O ator norte-americano Marlon Brando, recusa o Oscar (melhor ator) no filme The Godfather ("O Poderoso Chefão") por discordar do tratamento dado pelo cinema, televisão e pelo seu país aos índios Sioux -
21/03/1973 - Estreou no Rio de Janeiro o filme "Toda Nudez Será Castigada", baseado na obra de Nelson Rodrigues e dirigido pelo cineasta Arnaldo Jabor -
30/08/1972 - Nasce Cameron Diaz, atriz norte-americana -
14/07/1972 - Morre Leila Diniz, atriz brasileira -
01/01/1972 - Morre Maurice Chevalier, ator e cantor francês -
29/10/1971 - Nasce Winona Ryder, atriz norte-americana -
12/10/1971 - Nasce Cláudia Abreu, atriz brasileira -
10/08/1971 - Nasce Fábio Assunção, ator brasileiro -
17/12/1970 - Estréia nos cinemas norte-americanos o Western “Rio Lobo”, estrelado por John Wayne e dirigido por Howard Hawks -
23/08/1970 - Nasce River Phoenix, ator norte-americano -
11/08/1970 - Nasce Daniella Perez, atriz brasileira -
04/08/1970 - Morre Oscarito, comediante brasileiro, famoso pelos filmes da Atlântida -
20/05/1970 - Lançado 'Let it Be', quinto filme dos Beatles -
09/01/1970 - O filme 'O dragão da maldade contra o santo guerreiro', de Gláuber Rocha, é escolhido para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O cineasta declarou que não tinha interesse em participar da seleção -
19/12/1969 - Estreia nos cinemas norte-americanos “Topázio” (Topaz), de Alfred Hitchcock -
26/09/1969 - Nasce Dan Stulbach, ator brasileiro -
25/09/1969 - Nasce Catherine Zeta-Jones, atriz britânica -
09/08/1969 - A atriz Sharon Tate, mulher do cineasta Roman Polanski, é assassinada. Ela estava grávida de oito meses quando foi morta na sua casa, em Los Angeles, pela “Família Manson”, comandadas pelo hippie psicopata Charles Manson -
17/07/1969 - Estréia o filme "Easy Rider" (Sem Destino) -
22/06/1969 - Morre de “overdose”, Judy Garland, atriz e cantora norte-americana -
02/02/1969 - Morre o ator britânico William Henry Pratt, mais conhecido por seu nome artístico Boris Karloff, conhecido em filmes de terror por interpretar o monstro Frankenstein -
25/09/1968 - Nasce Will Smith, ator e rapper norte-americano -
06/06/1968 - Lançado “Yellow Submarine”, desenho animado do grupo de rock inglês The Beatles -
02/04/1968 - Estreia nos cinemas norte-americanos “2001: A Space Odyssey” (2001: Uma odisséia no espaço) de Stanley Kubrick -
08/07/1967 - Morre Vivien Leigh, atriz britânica -
07/06/1967 - Estreia nos cinemas norte-americanos o Western “El Dorado”, estrelado por John Wayne e Robert Mitchum, dirigido por Howard Hawks -
20/02/1967 - Nasce Cindy Crawford, modelo e atriz norte-americana -
12/12/1966 - Estreia nos Estados Unidos o filme A Man for All Seasons (O Homem que não vendeu sua alma) -
15/09/1966 - Nasce Fernanda Torres, atriz brasileira -
12/09/1966 - Nasce Malu Mader, atriz brasileira -
23/07/1966 - Morre Montgomery Clift, ator norte-americano -
29/07/1965 - Lançado na Inglaterra o filme “Help!” do grupo “The Beatles” -
29/07/1965 - Estreia nos cinemas norte-americanos, o filme “Nau dos Insensatos” (Ship of Fools), dirigido por Stanley Kramer, último filme da atriz “Vivien Leigh” -
23/02/1965 - Morre o comediante Stan Laurel, o 'Magro' da dupla 'O Gordo e o Magro' -
17/12/1964 - É lançado nos Estados Unidos o filme Zorba the Greek (Zorba, o Grego) -
16/09/1964 - Nasce Andréa Beltrão, atriz brasileira -
02/09/1964 - Nasce Keanu Reeves, ator norte-americano -
12/08/1964 - O escritor Ian Lancaster Fleming, criador do espião James Bond, morre aos 56 anos de ataque cardíaco -
06/07/1964 - Lançado “A Hard Days Night”, primeiro filme realizado pelos Beatles -
29/01/1964 - Lançado o filme de Stanley Kubrick 'Dr. Strangelove' ou, no Brasil, 'Dr. Fantástico' com Peter Sellers -
20/01/1964 - Nasce Márcia Martins Alves, mais conhecida como a atriz Márcia Cabrita -
07/11/1963 - Estreia nos cinemas norte-americanos, o filme “Deu a Louca no Mundo” (Its a Mad, Mad, Mad, Mad World), dirigido por Stanley Kramer -
23/08/1963 - Nasce Glória Pires, atriz brasileira -
19/08/1963 - Nasce Marcos Palmeira, ator brasileiro -
21/05/1963 - Vai ao ar na rede de televisão norte-americana ABC o último episódio do seriado 'The Untouchables' (Os Intocáveis) -
06/02/1963 - Nasce Maria Cláudia Carneiro Silva, a atriz brasileira “Cláudia Ohana” -
04/02/1963 - Estreia nos cinemas brasileiros, Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia), um filme épico de 1962, baseado na obra de T. E. Lawrence, “Os Sete Pilares da Sabedoria” -
16/12/1962 - Estreia nos cinemas norte-americanos, Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia), um filme épico de 1962, baseado na obra de T. E. Lawrence, “Os Sete Pilares da Sabedoria” -
10/12/1962 - Estreia em Londres, Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia), um filme épico de 1962, baseado na obra de T. E. Lawrence, “Os Sete Pilares da Sabedoria” -
05/08/1962 - Marilyn Monroe é encontrada morta devido a uma dose excessiva de barbitúricos -
23/05/1962 - O filme brasileiro O Pagador de Promessas baseado na obra de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte ganha a Palma de Ouro em Cannes -
07/05/1962 - Começa o Festival de Cannes que teve como grande vencedor o filme brasileiro de Anselmo Duarte "O Pagador de Promessas" -
26/02/1962 - Nasce Domingos Montagner Filho, ator, teatrólogo, palhaço, empresário e produtor teatral brasileiro. Montagner morreu afogado no Rio São Francisco na época em que gravava a novela da Rede Globo, Velho Chico -
16/01/1962 - Primeiras filmagens de James Bond -
19/12/1961 - Estréia nos cinemas norte-americanos, o filme “Julgamento em Nuremberg” (Judgment at Nuremberg), dirigido por Stanley Kramer -
19/09/1961 - Nasce Bia Seidl, atriz brasileira -
29/08/1961 - Nasce Cássio Gabus Mendes, ator brasileiro -
25/01/1961 - O desenho animado da Disney “Cento e um dálmatas” é lançado nos cinemas norte-americanos. O filme levou três anos para ser finalizado e custou $4 milhões. Foi um grande sucesso de bilheteria -
23/11/1960 - Estreia nos cinemas norte-americanos, The Magnificent Seven (Sete Homens e um Destino), remake do filme “Os Sete Samurais” do japonês Akira Kurosawa -
16/11/1960 - Morre Clark Gable, ator norte-americano -
29/10/1960 - Nasce Lídia Brondi, atriz brasileira -
18/10/1960 - Nasce Jean-Claude Van Damme, ator belga -
14/10/1960 - Nasce Carla Camurati, atriz e cineasta brasileira -
09/09/1960 - Nasce Hugh Grant, ator britânico -
17/08/1960 - Nasce Sean Penn, ator norte-americano -
10/08/1960 - Nasce Antonio Banderas, ator e produtor de cinema espanhol -
01/08/1960 - Nasce Luiz Felipe de Camargo e Almeida Neto, ator brasileiro -
21/07/1960 - Estreia nos cinemas norte-americanos o filme “Inherit the Wind” (O Vento Será Sua Herança) que retrata O Julgamento do Macaco (Monkey Trial), como ficou conhecido o caso do professor que foi julgado criminalmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin -
16/06/1960 - É lançado nos Estados Unidos o filme Psicose (Psycho), de Alfred Hitchcock. -
16/03/1960 - Estreia em Nova York o filme "Psicose" de Alfred Hitchcock -
15/10/1959 - Estreia na rede de televisão norte-americana ABC o seriado “The Untouchables” (Os Intocáveis) -
18/03/1959 - Estréia nos cinemas norte-americanos o Western “Rio Bravo”, estrelado por John Wayne e Dean Martin, dirigido por Howard Hawks -
29/01/1959 - O clássico 'A Bela Adormecida' (Sleeping Beauty) de Walt Disney estréia nos cinemas norte-americanos -
21/01/1959 - Morre Cecil B. DeMille, cineasta norte-americano, um dos 36 fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. -
16/10/1958 - Nasce Tim Robbins, ator norte-americano -
25/08/1958 - Nasce Tim Burton, cineasta norte-americano -
18/08/1958 - Nasce Madeleine Stowe, atriz norte-americana -
07/08/1957 - O comediante Oliver Hardy, da dupla “O Gordo e o Magro”, morre aos 65 anos, em decorrência de problemas cardíacos -
18/02/1957 - Nasce Cristiane Torloni, atriz brasileira -
14/01/1957 - Morre Humphrey Bogart, ator norte-americano -
19/11/1956 - Estreia nos cinemas norte-americanos, Os Sete Samurais de Akira Kurosawa -
10/10/1956 - Nasce Miguel Falabella, ator brasileiro -
16/09/1956 - Nasce Mickey Rourke, ator norte-americano -
16/08/1956 - Morre Bela Lugosi, ator romeno -
25/06/1956 - Estreia nos cinemas brasileiros, ‘O Homem Que Sabia Demais’ de Alfred Hitchcock -
15/03/1956 - É lançado em Londres, na Inglaterra, o filme “O Homem que nunca existiu” (The Man Who Never Was), baseado na “Operação Carne Picada” (Operation Mincemeat), fato real da Segunda Guerra Mundial -
30/09/1955 - Morre James Dean, ator norte-americano -
05/08/1955 - Morre aos 46 anos a cantora Carmen Miranda, vítima de um ataque cardíaco. Ela estava morando em Los Angeles, nos Estados Unidos -
09/04/1955 - Estrea 'East of Eden' (Vidas Amargas), baseado num romance de John Steinbeck. Seu ator principal, James Dean, morreria meses depois, permanecendo um ídolo da juventude -
23/02/1955 - Estréia na Alemanha o filme "O General do Diabo" -
23/12/1954 - O filme '20.000 Léguas Submarinas' estreia nos Estados Unidos e se torna um dos maiores sucessos dos estúdios Walt Disney. -
09/10/1954 - Nasce Scott Bakula, ator de televisão norte-americano -
04/08/1954 - Janela Indiscreta (Rear Window), do mestre do suspense Alfred Hitchcock, têm sua première em Nova Iorque -
26/04/1954 - Estreia nos cinemas japoneses, Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa -
23/04/1954 - Nasce o controverso cineasta e documentarista norte-americano Michael Francis Moore -
18/02/1954 - Nasce John Travolta, ator norte-americano -
12/09/1953 - Nasce Tânia Alves, atriz brasileira -
10/09/1953 - Nasce Amy Irving, atriz norte-americana -
28/09/1952 - Nasce Sylvia Kristel, atriz, diretora e modelo holandesa, mais conhecida pelo filme erótico de 1974, Emmanuelle -
25/09/1952 - Nasce Christopher Reeve, o mais famoso Super-Homem do cinema -
10/09/1952 - Nasce Paulo Betti, ator brasileiro -
18/08/1952 - Nasce Patrick Swayze, ator, dançarino, cantor e compositor norte-americano -
21/07/1952 - Nasce Robin Williams, astro do cinema norte-americano. Entre seus filmes de maior sucesso estão "Bom dia, Vietnã", "Sociedade dos poetas mortos", "Amor além da vida" e "Patch Adams" -
27/03/1952 - Nasce Marie Christine Gélin, a atriz francesa Maria Schneider, que se notabilizou atuando no filme dirigido por Bernardo Bertolucci 'O Último Tango em Paris' -
20/02/1952 - “African Queen” ou “Uma Aventura na África” estrelando Katharine Hepburn e Humphrey Bogart, estreia no Capitol Theatre, na Cidade de Nova York -
18/01/1952 - Morre Jerome Lester Horwitz, ou Curly Howard, um dos integrantes do grupo Três Patetas -
24/09/1951 - Nasce Pedro Almodóvar, cineasta, ator e roteirista espanhol -
17/08/1951 - Nasce Elba Ramalho, cantora brasileira -
08/07/1951 - Nasce Anjelica Huston, atriz e diretora de cinema norte-americana -
21/09/1950 - Nasce Bill Murray, ator norte-americano -
19/07/1950 - “A Ilha do Tesouro”, filme de Walt Disney, estréia nos cinemas norte-americanos -
14/02/1950 - É lançado nos cinemas norte-americanos o filme “Cinderela” produzido pelos estúdios Walt Disney, o criador de Mickey Mouse -
04/11/1949 - A Companhia Cinematográfica Vera Cruz é fundada em São Bernardo do Campo, em São Paulo -
09/10/1949 - Nasce Maria Cláudia, atriz brasileira -
08/10/1949 - Nasce Sigourney Weaver, atriz norte-americana -
31/08/1949 - Nasce Richard Gere, ator norte-americano -
11/10/1948 - Estréia o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
26/09/1948 - Nasce Olivia Newton-John, atriz inglesa -
19/09/1948 - Nasce Jeremy Irons, ator britânico -
26/08/1948 - Première do filme ‘Rope’ (Festim Diabólico) de Alfred Hitchcock -
25/08/1948 - Nasce Tony Ramos, ator brasileiro -
03/12/1947 - Marlon Brando faz sua estreia como ator da Broadway na peça "Um Bonde Chamado Desejo". O enorme sucesso da peça o torna famoso -
17/10/1947 - Nasce Nuno Leal Maia, ator brasileiro -
21/09/1947 - Nasce Stephen King, escritor norte-americano -
08/07/1947 - O ator britânico Laurence Olivier é condecorado Cavalheiro do Império Britânico, tornando-se o mais jovem ator a receber esta honra -
04/10/1946 - Nasce Susan Sarandon, atriz norte-americana -
20/09/1946 - Celebra-se o primeiro festival internacional de cinema de Cannes -
15/09/1946 - Nasce Tommy Lee Jones, ator norte-americano -
15/09/1946 - Nasce Oliver Stone, diretor de cinema norte-americano -
04/08/1946 - Nasce em São Paulo, Carlos Augusto Strazzer, ator brasileiro -
07/02/1946 - Nasce em Mar del Plata, o cineasta argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco -
14/08/1945 - Nasce Steve Martin, ator norte-americano -
25/09/1944 - Nasce Michael Douglas, ator norte-americano -
13/09/1944 - Nasce Jacqueline Bisset, atriz britânica -
20/08/1944 - Nasce José Wilker, ator brasileiro -
06/08/1944 - Nasce Irene Ravache, atriz brasileira -
25/07/1944 - Nasce Ney Latorraca, ator brasileiro -
22/10/1943 - Nasce Catherine Deneuve, atriz francesa -
17/08/1943 - Nasce Robert De Niro, ator e cineasta norte-americano -
28/05/1943 - Nasce o ator e diretor brasileiro, Cecil Thiré -
05/03/1943 - Segunda Guerra Mundial: estreia o mais ambicioso filme da era nazista 'As aventuras do Barão de Münchhausen' -
23/01/1943 - Quase dois meses após sua pré-estreia nos Estados Unidos o filme Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman entra em circuito comercial -
22/01/1943 - Nasce Marília Marzullo Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
26/11/1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema -
05/09/1942 - Nasce Werner Herzog, diretor de cinema alemão -
23/08/1942 - Nasce Suzana Vieira, atriz brasileira -
18/09/1941 - Foi criada no Rio de Janeiro a “Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil”, que criou o movimento da chanchada -
30/08/1941 - Nasce Nélson Xavier, ator brasileiro -
01/05/1941 - Rosebud: O filme de Orson Welles, “Cidadão Kane”, baseado na vida do magnata do jornalismo “William Randolph Hearst”, estréia na Broadway -
01/12/1940 - Nasce Richard Pryor, humorista norte-americano -
29/10/1940 - Nasce Cláudio Mamberti, ator brasileiro -
15/10/1940 - Apesar da pressão de agentes diplomáticos alemães e de organizações fascistas, Charlie Chaplin lança o seu filme O Grande Ditador -
26/09/1940 - Nasce Cláudio Marzo, ator brasileiro -
14/09/1940 - Nasce Joana Fomm, atriz brasileira -
11/09/1940 - Nasce Brian De Palma, diretor de cinema norte-americano -
05/09/1940 - Nasce Raquel Welch, atriz norte-americana -
12/04/1940 - Estreia nos cinemas norte-americanos, 'Rebecca' (Rebecca - A mulher inesquecível), considerado um dos grandes clássicos do diretor Alfred Hitchcock -
09/03/1940 - Nasce Raul Julia, ator porto-riquenho -
26/12/1939 - Carmen Miranda começa as gravações musicais nos Estados Unidos. A famosa marchinha de carnaval Mamãe eu quero é a primeira música gravada -
17/10/1939 - O filme de Frank Capra "A mulher faz o homem" (Mr. Smith Goes to Washington) tem sua première em Washington (D.C.) -
12/10/1939 - Nasce Fulvio Stefanini, ator brasileiro -
12/08/1939 - Pre-estreia nos Estados Unidos, o filme “O Mágico de Oz” (The Wizard of Oz) -
04/05/1939 - Carmen Miranda inicia turnê aos Estados Unidos -
07/04/1939 - Nasce Francis Ford Coppola, cineasta norte-americano -
22/10/1938 - Nasce Christopher Lloyd, ator norte-americano -
23/09/1938 - Nasce em Viena, na Áustria, Rosemarie Magdalena Albach, a atriz Romy Schneider -
20/07/1938 - Nasce Natalie Wood, atriz norte-americana -
31/05/1938 - Nasce Luís Carlos Miele, produtor, ator, escritor, apresentador e diretor brasileiro de televisão, teatro, cinema e shows. -
14/03/1938 - Nasce Glauber Rocha, cineasta brasileiro -
21/01/1938 - Morre Georges Méliès, ilusionista francês -
18/08/1937 - Nasce Robert Redford, ator e diretor norte-americano -
08/08/1937 - Nasce Dustin Hoffman, ator norte-americano -
30/03/1937 - Nasce o ator e comediante Rogério Cardoso Furtado, o Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo -
05/02/1936 - 'Tempos Modernos', de Charlie Chaplin, chega às telas -
05/10/1935 - Nasce Tarcísio Meira, ator brasileiro -
21/09/1935 - Nasce Norma Bengell, atriz e diretora brasileira -
07/08/1935 - Nasce Yoná Magalhães, atriz brasileira -
07/01/1935 - Nasce Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, a atriz Lady Francisco -
19/10/1934 - Nasce Glória Menezes, atriz brasileira -
28/09/1934 - Nasce Brigitte Bardot, atriz francesa -
20/09/1934 - Nasce Sophia Loren, atriz italiana -
06/08/1934 - Nasce Gianfrancesco Guarnieri ator ítalo-brasileiro -
18/08/1933 - Nasce Roman Polanski, realizador -
29/03/1933 - A direção da UFA (produtora alemã de filmes) demite funcionários judeus -
02/03/1933 - O filme 'King Kong', estrelando Fay Wray, tem sua estreia mundial em Nova York -
13/02/1933 - Nasce Constantin Costa-Gavras, cineasta grego -
10/11/1932 - Nasce Roy Richard Scheider, ator norte-americano -
28/08/1932 - Nasce Raul Cortez, ator brasileiro -
06/08/1932 - Abertura na Itália do primeiro “Festival de Cinema de Veneza” -
02/08/1932 - Nasce Peter Seamus O’Toole, o premiado ator irlandês Peter O'Toole -
28/06/1932 - Nasce Pat Morita, ator norte-americano -
04/04/1932 - Nasce Anthony Perkins, ator norte-americano -
27/02/1932 - Nasce Elizabeth Rosemond Taylor, a atriz inglesa Liz Taylor, reverenciada como uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos -
08/02/1932 - Nasce John Williams, compositor norte-americano -
06/02/1932 - Nasce François Truffaut, diretor de cinema francês -
10/01/1932 - Mickey Mouse é registrado oficialmente -
19/11/1931 - Nasce Fadolo Sabag, o ator e diretor Fabio Sabag -
17/09/1931 - Nasce Anne Bancroft, atriz norte-americana -
28/08/1931 - Nasce Walmor Chagas, ator brasileiro -
23/08/1931 - Nasce Ruy Guerra, cineasta brasileiro -
08/02/1931 - Nasce James Byron Dean, ator norte-americano -
26/12/1930 - Nasce em Araçatuba, Olga Costenaro, a futura atriz Marisa Prado -
29/10/1930 - Nasce Geraldo Del Rey, ator brasileiro -
01/10/1930 - Nasce Philippe Noiret, ator francês -
01/10/1930 - Nasce Richard St. John Harris, o ator irlandês Richard Harris -
25/08/1930 - Nasce Sean Connery, ator britânico -
24/07/1930 - Nasce Jece Valadão, ator e diretor brasileiro -
01/04/1930 - 'Der Blaue Engel' (O Anjo Azul), com Marlene Dietrich, faz sua pré-estréia na Alemanha -
24/03/1930 - Nasce Steve McQueen, ator norte-americano -
14/02/1930 - Nasce Antonio Carlos Zarattini , ou simplesmente Carlos Zara, ator brasileiro -
09/12/1929 - Nasce John Nicholas Cassavetes, cineasta norte-americano -
12/11/1929 - Nasce Grace Patricia Kelly a futura Princesa de Mônaco -
16/10/1929 - Nasce Fernanda Montenegro, atriz brasileira -
17/05/1929 - Nasce John Herbert Buckup, o ator, diretor e produtor brasileiro Johnny Herbert -
16/05/1929 - Primeira cerimônia de entrega do Prêmio Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas -
04/05/1929 - Nasce Audrey Hepburn, atriz norte-americana -
17/04/1929 - Nasce Odete Righi Bertoluzzi, atriz, cantora e escritora brasileira, mais conhecida como ‘Odete Lara’ -
18/11/1928 - O camundongo Mickey Mouse aprende a falar -
17/09/1928 - Nasce Roddy McDowall, ator britânico -
27/02/1928 - Nasce Cláudio Corrêa e Castro, ator brasileiro -
04/12/1927 - Nasce Cléa Simões, atriz brasileira -
14/11/1927 - Nasce Fernando Monteiro Torres, o grande ator brasileiro Fernando Torres -
18/10/1927 - Nasce George C. Scott, ator norte-americano -
14/10/1927 - Nasce Roger Moore, ator britânico, famoso por ter atuado como o personagem James Bond no cinema -
06/10/1927 - O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), primeiro filme falado da história, tem pré-estreia em Nova York. -
16/09/1927 - Nasce Peter Michael Falk, ator norte-americano que se notabilizou interpretando o detetive Columbo -
24/07/1927 - Nasce Jardel Frederico De Bôscoli Filho, o ator Jardel Filho -
20/04/1927 - Nasce Miriam Pires, atriz brasileira -
06/03/1927 - Lançado nos Estados Unidos, o filme alemão de ficção científica 'Metropolis' realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang -
20/02/1927 - Nasce Sidney Poitier, ator norte-americano ganhador do Oscar de melhor ator em 1963 -
10/01/1927 - O filme alemão de ficção científica 'Metrópolis', realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang, estreia em Berlim, Alemanha -
18/10/1926 - Nasce Klaus Kinski, ator alemão -
23/08/1926 - O ator italiano Rodolfo Valentino, primeiro galã do cinema, morreu aos 31 anos, vítima de peritonite -
25/07/1926 - Nasce Beatriz Segall, atriz brasileira -
01/06/1926 - Nasce Norma Jean Baker, que seria a estrela de Hollywood Marilyn Monroe -
17/11/1925 - Nasce, Roy Harold Scherer Jr., o ator Rock Hudson -
10/11/1925 - Nasce Richard Walter Jenkins, que iria virar o ator Richard Burton -
18/10/1925 - Nasce Melina Mercouri, atriz grega -
02/10/1925 - Josephine Baker estréia em Paris -
08/09/1925 - Nasce Peter Sellers, ator britânico -
16/08/1925 - A clássica comédia do cinema mudo de Charlie Chaplin, “A Busca do Ouro” (The Gold Rush), estréia nos Estados Unidos -
20/02/1925 - Nasce Robert Altman, diretor de cinema norte-americano -
26/01/1925 - Nasce Paul Leonard Newman, ator norte-americano -
04/10/1924 - Nasce Charlton Heston, ator norte-americano -
28/09/1924 - Nasce Marcello Mastroianni, ator italiano -
18/09/1924 - Nasce Eloísa Mafalda, atriz brasileira -
16/09/1924 - Nasce Lauren Bacall, atriz norte-americana -
21/01/1924 - Nasce Telly Savalas, o “Kojak”, ator norte-americano -
31/08/1923 - Nasce Emilinha Borba, cantora e atriz brasileira -
29/08/1923 - Nasce Richard Attenborough, ator, diretor e produtor de cinema britânico -
25/03/1923 - Nasce no Rio de Janeiro Lírio Mário da Costa, o humorista Costinha -
12/02/1923 - Nasce em Florença, Itália, Gianfranco Corsi Zeffirelli, mais conhecido como o cineasta Franco Zeffirelli -
24/12/1922 - Nasce Ava Gardner, atriz norte-americana que alcançou a fama nas décadas de 40 e 50 -
01/09/1922 - Nasce Vittorio Gassman, ator italiano -
23/08/1922 - Nasce Tônia Carrero, atriz brasileira -
27/07/1922 - Nasce em Messina na Itália, Adolfo Celi, diretor e ator de teatro e cinema italiano e primeiro diretor artístico do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) -
01/06/1922 - Nasce no Rio de Janeiro, Abigail Izquierdo Ferreira, mais conhecida como Bibi Ferreira -
27/05/1922 - Nasce Christopher Lee, ator britânico que imortalizou no cinema o conde Drácula -
03/05/1922 - Nasce Pier Paolo Pasolini, escritor, poeta e cineasta italiano -
03/05/1922 - Nasce Doris Mary Ann von Kappelhoff, a atriz e cantora norte-americana, Doris Day -
03/11/1921 - Nasce Charles Bronson, ator norte-americano -
30/09/1921 - Nasce Deborah Kerr, atriz escocesa -
21/06/1921 - Nasce Ernestine Jane Geraldine Russell , a atriz e sex symbol norte-americana, Jane Russell -
16/04/1921 - Nasce em Londres na Inglaterra, o futuro ator Peter Alexander Freiherr von Ustinov -
16/11/1920 - Nasce José Lewgoy, ator brasileiro -
17/10/1920 - Nasce Montgomery Clift, ator norte-americano -
18/08/1920 - Nasce Shelley Winters, atriz norte-americana -
11/07/1920 - Nasce Yul Brynner, ator norte-americano -
27/02/1920 - Estreia 'O Gabinete do Dr. Caligari' um dos primeiros filmes de suspense e uma obra-prima do Expressionismo alemão -
08/02/1920 - Nasce Julia Jean Turner, a atriz norte-americana “Lana Turner” -
20/01/1920 - Nasce Federico Fellini, cineasta italiano -
17/10/1918 - Nasce Rita Hayworth, atriz norte-americana -
14/07/1918 - Nasce Ingmar Bergman, diretor sueco de cinema e teatro -
06/08/1917 - Nasce Robert Mitchum, ator de cinema norte-americano -
12/06/1916 - Nasce Irwin Allen, produtor de cinema e de televisão conhecido como “O Mestre do Desastre” -
05/04/1916 - Nasce em Pelotas no Rio Grande do Sul, Maria Amália Feijó, mais conhecida como Carmem Silva, atriz brasileira -
18/10/1915 - Nasce Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro -
21/09/1915 - Estreia no Rio de Janeiro, a primeira versão, (muda e em branco e preto), do filme “A moreninha” -
29/08/1915 - Nasce Ingrid Bergman, famosa atriz de cinema -
06/05/1915 - Nasce Orson Welles, cineasta e ator norte-americano -
10/12/1914 - Nasce Dorothy Lamour, atriz norte-americana -
11/06/1914 - Nasce Jonathan Harris, ator de teatro e televisão norte-americano que consagrou-se vivendo a personagem Dr. Zachary Smith no seriado de TV Perdidos no Espaço -
02/04/1914 - Nasce em Londres, Alec Guinness, ator britânico -
30/11/1913 - Charles Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme “Making a Living” -
05/11/1913 - Nasce na Índia, Vivien Leigh, atriz britânica -
02/11/1913 - Nasce Burt Lancaster, ator norte-americano -
29/09/1913 - Nasce Stanley Kramer, diretor e produtor de cinema norte-americano -
26/10/1912 - Nasce Don Siegel, diretor de cinema norte-americano -
29/09/1912 - Nasce Michelangelo Antonioni, cineasta italiano -
23/08/1912 - Nasce Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
23/08/1912 - Nasce Nelson Rodrigues, dramaturgo, escritor, jornalista e comentarista de futebol brasileiro -
20/04/1912 - Morre Bram Stoker, escritor irlandês -
21/08/1911 - O quadro “Mona Lisa”, obra-prima de Leonardo de Vinci, é roubado do Museu Louvre em Paris por um garçom italiano, Vicenzo Perruggia -
12/08/1911 - Nasce Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, o “Cantinflas”, premiado ator e humorista mexicano -
06/08/1911 - Nasce Lucille Ball, atriz e comediante de televisão norte-americana -
27/05/1911 - Nasce Vincent Price, ator norte-americano -
10/07/1910 - Nasce William Hanna, animador norte-americano -
30/04/1910 - Nasce Al Lewis, ator norte-americano famoso por interpretar o Vovô na série “Os Monstros” (The Mounsters) -
23/03/1910 - Nasce Akira Kurosawa, cineasta japonês -
07/06/1909 - Nasce Jessica Tandy, atriz britânica radicada nos EUA -
24/02/1909 - Acontece primeira exibição de um filme colorido -
09/02/1909 - Nasce Maria do Carmo Miranda da Cunha, a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda -
28/05/1908 - Nasce o escritor Ian Lancaster Fleming, criador do espião “007” o “James Bond” -
05/04/1908 - Nasce Bette Davis, atriz norte-americana -
16/11/1907 - Nasce Burgess Meredith, ator norte-americano -
18/09/1907 - Inauguração do Cinematographo Pathé na Praça Marechal Floriano no Rio de Janeiro -
23/06/1907 - Nasce Dolores Gonçalves Costa, a Dercy Gonçalves, atriz e humorista brasileira conhecida por seu humor debochado e pelos palavrões -
15/02/1907 - Nasce Cesar Romero, ator norte-americano -
16/08/1906 - Nasce Oscarito, comediante brasileiro, famoso pelos filmes da Atlântida -
05/08/1906 - Nasce John Huston, ator e diretor de cinema norte-americano -
22/06/1906 - Nasce na Áustria Billy Wilder, que se consagraria como um dos grandes cineastas do mundo, especializado na comédia -
18/09/1905 - Nasce Greta Lovisa Gustafsson, a atriz sueca Greta Garbo -
27/06/1905 - A tripulação do couraçado russo Potemkin amotina-se em Sebastopol, e o navio se refugia no porto romeno de Constanza -
18/01/1904 - Nasce Archibald Alexander Leach mais conhecido como Cary Grant, ator americano de origem inglesa -
01/12/1903 - O primeiro filme de faroeste da história do cinema, "O Grande Roubo do Trem" é exibido em Washington, Estados Unidos -
03/05/1903 - Nasce Bing Crosby, cantor e actor americano -
07/07/1902 - Nasce Vittorio de Sica, ator e cineasta italiano -
27/12/1901 - Nasce na Alemanha, Marie Magdelene Dietrich von Losch, mais conhecida como “Marlene Dietrich” -
31/07/1901 - Nasce Henriqueta Brieba, atriz brasileira -
25/02/1901 - Nasce Herbert Manfred “Zeppo” Marx, comediante do grupo cinematográfico Irmãos Marx -
01/02/1901 - Nasce Clark Gable, ator norte-americano -
25/12/1899 - Nasce Humphrey DeForest Bogart, ator norte-americano -
13/08/1899 - Nasce Alfred Hitchcock, cineasta britânico -
07/07/1899 - Nasce George Cukor, realizador de cinema norte-americano -
31/07/1897 - Inauguração da primeira sala fixa de cinema no Rio de Janeiro -
18/05/1897 - Nasce Frank Capra, cineasta ítalo-americano -
30/04/1897 - Nasce Humberto Mauro, cineasta considerado o Pai do Cinema Brasileiro -
30/05/1896 - Nasce Howard Hawks, cineasta norte-americano -
28/12/1895 - Os Irmãos Lumière apresentam o cinematógrafo, no Grand Café em Paris -
06/05/1895 - Nasce o ator italiano Rodolfo Valentino, primeiro galã do cinema -
15/09/1894 - Nasce Jean Renoir, cineasta francês -
18/01/1892 - Nasce o comediante Oliver Hardy, que com Stan Laurel formou a dupla “O Gordo e o Magro” -
02/10/1890 - Nasce Groucho Marx, comediante norte-americano -
16/06/1890 - Nasce o comediante Stan Laurel, que com Oliver Hardy formou a dupla “O Gordo e o Magro” -
16/04/1889 - Nasce Charles Chaplin, o 'Carlitos', diretor, produtor, ator, roteirista, poeta, escritor, político, músico inglês -
12/09/1888 - Nasce Maurice Chevalier, ator e cantor francês -
23/11/1887 - Nasce William Henry Pratt, ator britânico com o nome artístico de Boris Karloff, que se tornaria conhecido interpretando o monstro Frankenstein -
05/10/1885 - Nasce Ida Lvovna Rubinstein, atriz e dançarina russa -
08/08/1884 - Fotografia: Filme de rolo substitui a chapa -
20/10/1882 - Nasce Bela Lugosi, ator romeno -
04/06/1882 - Nasce o comediante bávaro Karl Valentin -
12/08/1881 - Nasce Cecil B. DeMille, realizador de cinema -
09/05/1816 - Fotografia: o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente -
01/07/1551 - Morre Mona Lisa Gherardini, cujo nome foi dado ao quadro Mona Lisa, trabalho encomendado por seu marido a Leonardo Da Vinci durante a Renascença italiana -
02/05/1519 - Morre Leonardo Da Vinci -
15/06/1479 - Nasce Mona Lisa Gherardini, cujo nome foi dado ao quadro Mona Lisa, trabalho encomendado por seu marido a Leonardo Da Vinci durante a Renascença italiana -
15/04/1452 - Nasce Leonardo da Vinci, artista e engenheiro renascentista italiano e talvês o maior gênio da humanidade