Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de abril de 1968.

Anos de Chumbo: realizada na Igreja da Candelária missa em homenagem a Edson Luís de Lima Souto, estudante assassinado durante manifestação estudantil no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro


Edson Luís de Lima Souto (Belém, 24 de fevereiro de 1950 - Rio de Janeiro, 28 de março de 1968) foi um estudante secundarista brasileiro assassinado pela Polícia Militar durante um confronto no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro. Edson foi o primeiro estudante assassinado pela Ditadura Militar e sua morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar que endureceu até decretar o chamado AI-5.

Na manhã do dia 2 de abril foi realizada um missa na Igreja da Candelária em memória de Edson. Após o término da missa, as pessoas que deixavam a igreja foram cercadas e atacadas pela cavalaria da Polícia Militar com golpes de sabre. Dezenas de pessoas ficaram feridas.

Tags: Anos de Chumbo, ditadura, golpe de 64






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.11

  • Dia de São Cristiano
  • Dia do Anjo Leuviah
  • Dia do Pantanal
  • Dia do Profissional de Coaching
  • Dia do Psicopedagogo
  • Dia Mundial da Pneumonia
  • Dia Mundial do Hip Hop
  • Dia Nacional do Diretor de Escola
  • Dia Nacional do Supermercado