Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de janeiro de 2004.

O veículo explorador espacial Opportunity pousa nas cercanias de Meridiani Planum em Marte

O veículo explorador espacial Opportunity em Marte (ilustração da Nasa)

O MER-B (Opportunity) é o segundo dos dois veículos exploradores geológicos da NASA, que aterrissaram em Marte em 2004. Lançado em 7 de julho de 2003, o Opportunity aterrissou em Marte em 25 de janeiro de 2004 no Meridiani Planum por volta de 05:05 (horário da Terra) e 13:15 (horário de Marte), três semanas depois da sonda Spirit (MER-A), que também da parte da missão da NASA Veículos Exploradores de Marte, tocasse a superfície do outro lado do planeta. Enquanto o Spirit ficou imóvel em 2009 e encerrou suas comunicações em 2010, o Opportunity permanece ativo há mais de 10 anos, ultrapassando o objetivo planejado de duração da missão que era de 90 dias marcianosO Opportunity continuou em movimento, coletando informações científicas e as enviando à Terra até 2018. Uma tempestade de poeira cercando o planeta apagou o sol sobre o Opportunity por vários meses, retirando-o da energia solar e drenando suas baterias. Desde junho de 2018, o Jet Propulsion Laboratory (JPL, "Laboratório de Propulsão a "Jato" em Português) enviou mais de 800 comandos para revivê-lo. Depois de semanas tentando reviver o veículo no final da tempestade de poeira, a NASA desistiu de voltar a ouvi-lo. Depois de uma última tentativa fracassada de conectar o Opportunity em 12 de fevereiro, as autoridades da Nasa anunciaram o fim em 13 de fevereiro de 2019.

Os destaques da missão incluem o estudo de meteoritos, como Heat Shield Rock, encontrado em Meridiani Planum e os dois anos que permaneceu estudando a Cratera Victoria. Após passar por algumas tempestades de poeira chegou à Createra Endeavour em 2011.

O Jet Propulsion Laboratory (JPL), uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena na Califórnia gerencia o projeto Veículos Exploradores de Marte para o Diretório de Missões Científicas da NASA em Washington, D.C..


Lançamento em 7 de julho de 2003 do foguete Delta II Heavy (7925H-9.5) transportando o MER-B (Opportunity).

Os nomes das Sondas

A NASA lançou a campanha "Name the Rovers" (Dê nome aos veículos exploradores), em parceria com a tradicional indústria de brinquedos LEGO, fabricante da linha LEGO Technic, cujas peças são utilizadas na construção de modelos robóticos.

A LEGO conduziu o processo de seleção em conjunto com a The Planetary Society em uma competição literária estudantil. Nela, os estudantes deveriam escolher o nome dos veículos, apenas tendo o conhecimento de que eram provisoriamente denominados de MER-A e MER-B.

As sondas foram nomeadas de Spirit e Opportunity pela vencedora da competição, a estudante Sofi Collis, uma órfã de nove anos de idade, de origem russa, matriculada numa escola do Arizona.

Abaixo o texto literário escrito pela vencedora:

"I used to live in an Orphanage.
It was dark and cold and lonely.
At night, I looked up at the sparkly sky and felt better.
I dreamed I could fly there.
In America, I can make all my dreams come true...
Thank-you for the "Spirit" and the "Opportunity"."

Cuja tradução para português é:

"Eu morava num orfanato.
Escuro, frio e solitário.
À noite, olhava para o céu cintilante e sentia-me melhor.
Sonhava que podia voar naquele céu.
Na América todos os meus sonhos se podem tornar realidade...
Obrigado pelo "Espírito" e pela "Oportunidade"."

Fonte: Wikipédia


Tags: Espaço, NASA, sonda, Marte, Planeta Vermelho, MER-B, Opportunity






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo