RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Notícias - Anjos do Brasil e ilegra promovem talk sobre inovação em Porto Alegre

Últimas notícias

Notícias

RSS
20.05.2016 | Tecnologia

Anjos do Brasil e ilegra promovem talk sobre inovação em Porto Alegre

ilegra

A ilegra, empresa de soluções de negócios e TI, em parceria com a Anjos do Brasil, entidade sem fins lucrativos cuja missão é o fomento ao investimento-anjo, realizou na quarta-feira dia 18, um evento cujo foco foi debater inovação e empreendedorismo. O encontro, que reuniu 40 executivos de diversas empresas gaúchas, aconteceu no Global Tecnopuc, em Porto Alegre.

O ecossistema de startups cresce cada vez mais e muitos desses novos empreendimentos já contam com o apoio de grandes empresas para viabilizarem sua atuação. Ao mesmo tempo, as empresas estabilizadas se beneficiam dessa relação para inovarem em seus negócios, criando interações consideradas vitais no cenário competitivo global. Diretamente, o investimento em startups é amplamente discutido nos ambientes das grandes corporações. Contudo, há também espaço no contexto das pequenas e médias empresas - PMEs - como sendo um mecanismo de alavancagem de novos modelos de negócios e de empresas nascentes. No evento promovido pela ilegra e Anjos do Brasil, foram discutidas as possibilidades de envolvimento das PMEs neste ecossistema e do estabelecimento de uma relação ganha-ganha entre empresas consolidadas e startups. Como apoiadoras do evento participaram entidades como TecnoPuc, Raiar e XCala.

Direcionado ao público executivo, o encontro trouxe visões de profissionais do mercado de inovação e contou com dois painelistas: Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, consultoria em gestão da inovação, e Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo. A mediação foi realizada pela ilegra com Romulo Marques Dornelles, sócio fundador e diretor Comercial, de Marketing e de Inovação que abordou a experiência da ilegra e sua visão de empresário sobre o tema debatido.

Para Carlomagno, a grande vantagem desse tipo de iniciativa é a troca de conhecimentos e a inquietação trazida por quem está trabalhando em uma nova ideia: “As startups questionam modelos. As empresas têm entendimento sobre os problemas, mas geralmente deixam de se questionar quando consolidam uma fórmula que dá certo”. Ele ressalta ainda que a escolha do investimento certo passa pelo entendimento pleno sobre a estratégia para o negócio da empresa, que pode ser o reforço, a renovação ou a criação de novas frentes.

Na visão da ilegra, coorganizadora do evento, o encontro permitiu discutir hipóteses e construir caminhos e possibilidades com os executivos. “Faz parte da visão da ilegra ser reconhecida por sua cultura empreendedora nos mercados em que atua. Assim, percebemos a oportunidade de provocar o mercado, uma vez que a maioria das PMEs não investe em startups. A proposta é trazer nossa experiência e compartilhar visões. Temos iniciativas internas mas vimos que as ações externas, direcionadas à inovação aberta, são muito positivas”, afirma Dornelles. De acordo com o executivo, o conceito de investimento anjo, conhecido no âmbito pessoa física, não é extrapolado para o contexto corporativo pois os investimentos tratados são apenas equity e não outras formas de smart money.

Maria Rita completa a visão de mercado afirmando que esse foi o primeiro passo dado para desmistificar a dificuldade de por a inovação em prática. Com a experiência que possui, a profissional enxerga a existência de mais sinergia do que competição entre as empresas, e conclui que é preciso conversar e trabalhar todas as questões com transparência para encontrar o caminho certo.

Além disso, a diretora executiva da Anjos do Brasil coloca que a maneira como o investidor anjo atua pode servir como modelo de para as PME’s. “O investimento anjo é um fator crucial no desenvolvimento de negócios inovadores e as PME’S podem se inspirar e atuar nesse ecossistema”, explica.

Sobre a ilegra - A ilegra é uma empresa global de soluções de negócios e tecnologia que tem uma abordagem baseada em pensar antes e além do software, e que ajuda seus clientes a inovar e a crescer. Está há mais de 14 anos no mercado, atendendo empresas líderes de segmento e construindo parcerias estratégicas com a Amazon, Google, Oracle e SAP. Com iniciativas de fomento ao empreendedorismo, em 2016 a empresa apoia a Wenovate, junto com a PUCRS e a Prefeitura, por meio da InovaPOA e o POAdigital, a identificar potenciais startups para o movimento no RS.

Sobre a Anjos do Brasil -  A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento anjo para apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro. Compartilhando conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios para investidores anjo e empreendedores e apoiando a formação de redes de relacionamento, quer conectar todos os agentes da comunidade empreendedora.

Fonte: ilegra


Tags: ilegra, Anjos do Brasil, tecnologia, inovação





Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Datas anteriores:

notícias Relacionadas

Comemoramos hoje - 31.03

  • Dia da Doutrina Espírita
  • Dia da Integração Nacional
  • Dia da Saúde e Nutrição
  • Dia de São Benjamim